segunda-feira, outubro 30, 2006

Comunicado - FRETILIN

FRENTE REVOLUCIONÁRIA DO TIMOR-LESTE INDEPENDENTE
FRETILIN

Rua dos Mártires da Pátria, Comoro, Dili, Timor-Leste,

Declaração

A Hora de Reafirmação

O Comité Central da FRETILIN, reunido em Dili no dia 29 de Outubro de 2006 passou em revista a situação de crise por que o país atravessa e, face aos factos colocados para o seu estudo, declara:

1. Que as acções próprias de uma conspiração bem planeada contra a República Democrática de Timor-Leste, seu Povo e sua Liderança, suas Instituições, alicerces do Estado de Direito Democrático, sua Constituição e Leis, os capitais simbólicos da sua gloriosa história de resistência, sua história e suas opções estratégicas no domínio da Lingua e da Cultura, do Sistema Político Social e Económico, ainda não foram totalmente executadas;

2. Que ainda estão em curso acções selectivas de desestabilização e um concurso de actos e acções visando decepar o país da Liderança nacional, aprofundar a crise da autoridade do Estado, multiplicar práticas de humilhação, intervir no sistema judiciário no sentido de o utilizar para a prossecução de fins políticos de enfraquecimento de todo o sistema político-institucional do Estado, generalizar as provocações às populações, cristalizar a divisão do país em “Loro Monu e Loro Sa´e”e, inviabilizar a governação;

3. Que há necessidade do Estado reafirmar o seu exclusivo poder de coersão e de soberania e usar da sua autoridade para encontrar soluções para a crise.

4. Que urge que os Órgãos de Soberania de Timor-Leste assumam com coragem o seu papel da defesa da nossa soberania, adoptando medidas políticas, legislativas, administrativas e judiciais para encontrar o enquadramento necessário dos factos às suas causas e decidir em prol da Paz, Estabilidade e harmonia social com total independência e soberania;

5. Que a Liderança nacional se liberte da complexa teia conspirativa que a dividiu e que se una em torno da causa comum de reafirmação da soberania nacional e da autoridade do Estado, da reposição da Lei e da Ordem, da viabilização da governação, em suma, da defesa dos interesses sagrados do nosso povo;

6. Que todo o Povo saiba reforçar a sua vigilância e manter a sua capacidade de compreender a situação e não se deixar enganar pelos grupos desestabilizadores ou reagir a provocações e assim prevenir a generalização da violência;

7. Que todos os Partidos Políticos saibam retirar desta crise uma Lição. Que não se repitam actos contra a Constituição e os princípios e valores democráticos nela plasmados e que se respeite a vontade do Povo expressa nas urnas;

8. Que a hierarquia da Igreja Católica em Timor-Leste contribua mais em prol da Paz e da Democracia e respeite a vontade do povo expressa nas urnas;

9. Que todo o povo reencontre nos valores herdados dos nossos ancestrais e da nossa mais recente história da luta pela libertação do país, as bases para o reforço da Unidade Nacional e a categórica afirmação da Nação maubere;

10. Que a Juventude, homens e mulheres, e maubere de todas as idades e estratos sociais, filiação político-partidária, saibam abraçar a cultura da Paz e da Democracia e rejeitem totalmente a violência.

Assim:

I. Vamos reafirmar a nossa unidade e determinação de defender com todo o nosso saber e força a República Democrática de Timor-Leste, o seu Povo, as suas Instituições, as suas opções estratégicas na área da Língua e Cultura, Sistema Político, Social e Económico.

II. Vamos defender a nossa soberania e nossas opções na área das relações amistosas com todos os países do Mundo, as nossas políticas de integração regional e de relações internacionais.

III. Vamos continuar a defender os nossos recursos e reforçar as nossas opções de desenvolvimento na busca da independência económica.

IV. Vamos reforçar as nossas relações a nível da região de modo a podermos contribuir de uma forma mais activa para a segurança, paz e estabilidade regional e internacional.

É, pois, Hora da Unidade e de Reafimação. Unidade em torno da defesa da Constituição e dos princípios e valores nela plasmados. Reafirmação da soberania do Estado na tomada das decisões estratégicas para retirar o país da crise e ter a capacidade de enfrentar todos os desafios e pressões internas e externas e reconstruir o país.



A Luta Continua!

Tolerância Máxima, Vigilância Total!

Dili, 29 de Outubro de 2006.


O Comité Central da FRETILIN

Francisco Guterres-Lu’Olo Mari Alkatiri
Presidente Secretário Geral
.

10 comentários:

Anónimo disse...

Ao CC da Fretilin e às gloriosas Falintil pedimos para que de novo mobilizem o Povo Maubere Para uma nova resistencia aos australianos e seus lacaios traidores como RH e XG.A luta continua!!

Anónimo disse...

POVO MAUBERE
OS TIMORENSES QUE AMAM A SUA PATRIA TÊM DE SE UNIR NUM GRANDE MOVIMENTO POPULAR (LOROSAE E LOROMONU) E CORRER COM OS AUSTRALIANOS, QUE INVADIRAM E ESTÃO A OCUPAR O PAÍS PARA CONTROLAR A SUA SOBERANIA (NA ESTRATÉGIA AUSTRALIANA ESTAS ACÇÕES SÃO DESIGNADAS POR OPERAÇÕES DE PACIFICAÇÃO !!!!) È SÓ HIPOCRISIA PATROCINADA AO MAIS ALTO NÍVEL (PR E PM).

QUEREM TRANSFORMAR O POVO MAUBERE EM "ABORÍGENAS" (PARECE QUE ALGUNS GOSTAM DESSE ESTATUTO!!!.

SERÁ QUE VALEU A PENA A LUTA E SOFRIMENTO PELA INDEPENDÊNCIA PARA SERMOS CONFRONTADOS COM AQUILO QUE SE ESTÁ A PASSAR EM TIMOR-LESTE? SÓ COM UM FORTE MOVIMENTO POPULAR E FORTE UNIDADE NACIONAL SERÁ POSSÍVEL ULTRAPASSAR ESTA CRISE QUE AFECTA SERIAMENTE A DIGNIDADE DOS TIMORENSES E DO ESTADO DE DIREITO.

ESTÃO A SER ENGANADOS! REVOLTEM-SE E MOSTREM DO QUE SÃO CAPAZES OS TIMORENSES!.....CORRAM COM OS AUSTRALIANOS E TAMBÉM COM OS LIDERES QUE VOS ANDAM A ENGANAR, POIS JÁ NÂO PRECISAM DE MAIS EVIDENCIAS. REINADO E COMPANHIA JÁ VIRAM QUE FORAM ENGANADOS E VÃO ACABAR POR SER DESCARTADOS PARA EVITAR COMPROMETER O PR E SEUS LACAIOS…

LUTEM PELA VOSSA SOBERANIA. OS TIMORENSES NÃO PRECISAM DA AJUDA DE PAÍSES COMO A AUSTRÁLIA, QUE QUEREM ANULAR A SUA IDENTIDADE PARA SUBJUGAR O POVO E PODEREM EXPLORAR AS RIQUEZAS DO PAÍS, EXPLORANDO O POVO TIMORENSE E DEFENDENDO OS INTERESSES GEOESTRATÉGICOS E GEOPLÍTICOS DOS EUA.

Anónimo disse...

"1. Que as acções próprias de uma conspiração bem planeada contra a República Democrática de Timor-Leste, seu Povo e sua Liderança, suas Instituições, alicerces do Estado de Direito Democrático, sua Constituição e Leis,..."

E' PRECISO TER LATA!! Para quem violou tao gravemente as leis da RDTL estas palavras sao completamente OCAS.

Anónimo disse...

"OCAS" e' a sua cabeca. Diz onde, quando e como a Fretilin alguma vez violou as leis e a Constituicao? Se nao fosse a paciencia e a tolerancia da Fretilin que reflectem a sua maturidade, a estas horas pessoas ocas de cabeca como voce ja nao sei onde estariam.

Anónimo disse...

Anonimo Segunda-feira, Outubro 30, 2006 11:12:43 AM.

O/a senhor/a deve estar fora de Timor ou na lua para nao saber essas violacoes cometidas por seu partido!

Hader ba! Keta hirus no hatudo liman demais ba ema enquanto la halo exame da conciencia.

Anónimo disse...

Anonimo Segunda-feira, Outubro 30, 2006 12:36:10 PM
O/a senhor/a deve estar fora de Timor ou na lua para nao saber essas violacoes cometidas por seu partido!

Quais violencias? quem tem casas queimados? quem tem as sedes queimados?
quem os queimou?

Voces nao param!! A onde queren chegar?

Anónimo disse...

Au ama keta hirus anonimo Segunda-feira, Outubro 30, 2006 1:14:29 PM .

Ninguem mandou queimar. Nem o Mari nem o Xanana mas sim a frustacao de 4 anos acumulados devido a ma gestao no governo (corrupcao e violacoes contra a lei).


Qual violacoes? O senhor estava dormir ou esta fingir????
Quem tem casas queimadas? Por favor nao puxe a brasa para a sua sardinha. Nao so os de lorosae eh que tem as casas queimadas, mas sim os de loromonu e os que nao sao da FRETELIN tambem tem as casas queimadas. Nebe lalika lohi ou nervus.

Desculpe la mas a sede da FRETELin nao foi queimada nem de Dili nem de Ermera como foi relatado nos jornais. O Ministro da Justica foi confirmar essa noticia. : )


Voces nao Param??? voces quem???? Isto eh a frustacao dos jovens incitados pela ma governacao.

Ta querer acusar alguem???

Que eu saiba, nao foi xanana nem mari mandou queimar, mas a frustacao acumulada.

Quem e culpado entao?

Hatun nervus selae mate cedo!

: )

Anónimo disse...

Esta publicamente anunciada firme posição da FRETILIN merece ser aplaudida.

Começam ouvir-se vozes mais fortes contra golpistas, política australiana e contra a propaganda visando fins neo-dictatoriais e neo-imperialistas. É necessário ouvir-se cada vez mais vozes, que sejam mais fortes e mais harmoniosas, até chegarem a unissono.

É preciso que se saiba quem é quem e o que é o que. É preciso chamar as coisas (e pessoas)pelo seu nome.

É preciso que os golpistas, intera e externamente, saibam que NÃO É UM INCIDENTE QUE DEVE GOVERNAR A POLÍTICA, MAS SIM A POLÍTICA DEVE GOVERNAR OS INCIDENTES.

Vivam todos os defensores da liberdade, dignidade nacional e soberania de Timor Leste!

Anónimo disse...

Rai timor para atu bele hetan paz ho estabilidade ba povo timor tomak, boat ida ke povo tomak tenki halo: oho mutin sira iha rai timor laran, ne mak bele hetan paz duradeira ho estabilidade ba povo tomak iha timor lorossae.
selae sira sei estraga povo mate uituan ba uituan to tinan atus ba atu, povo timor kulik metan sei mohu tomak.
sira sei halo hanesan povu Aborizens australianu, mutin sira oho uituan ba uituan to ohin loron, rasa aborizen australia uituan deik ona iha rai australia.
Neduni povo timor tomak hahu ona no neon hamarik anti mutin sira iha ita nian rai timor laran.
Tanba mutin sira mai iha timor oho ona ita nian abo sira barak ona iha tinan atus hat nian laran, neduni ita keta beiktan ona, kaer sira oho fali.

mutin sira uluk oho ita nian abo sira ho kilak maibe ohin loron mutin sira oho ita timor oan ho droga drug. neduni timor oan kaer sira mutin oho fali para sira tauk no aprende.

duni asu mutin sira sae husi timor lorosae. rai timor la os rai mutin sira nian.

Anónimo disse...

Neste momento estao a recorrer entre o lorosae e loromanu e qualquer ira recorrer com aqueles que nunca aceitaria o nome de Maubere.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.