sexta-feira, setembro 15, 2006

Ramos Horta ridiculariza Reinado

Tradução da Margarida.

AP/The Australian - Setembro 14, 2006
Correspondentes em Dili

O Primeiro-Ministro de Timor-Leste José Ramos Horta descartou o criticismo do oficial das forças armadas treinado pelos Australianos Alfredo Reinado, ridicularizando a afirmação do amotinado de que as pessoas estão contra o líder recentemente nomeado.

O Major Reinado disse ao The Australian no fim-de-semana que o Sr Ramos Horta não agarra com firmeza o poder e que passa demasiado tempo fora do país.

O Sr Ramos Horta ontem ridicularizou a afirmação do Major Reinado de que poderia mobilizar o poder popular para expulsar o laureado do Prémio Nobel.

O Primeiro-Ministro disse que resignaria com satisfação se as pessoas da sua nação inquieta o pedissem, e desafiou os seus críticos a tomarem o leme se pensavam que podiam fazer um trabalho melhor.

"Resignarei num segundo," disse. "Nem preciso de esperar por uma manifestação."

A mais jovem nação da Ásia caiu no caos em Maio quando as lutas entre facções das forças de segurança transbordaram em guerra de gangs, pilhagens e ataques incendiários, deixando pelo menos 30 pessoas mortas e mandando mais de 150,000 outras a fugir para salvarem as suas vidas.

A calma regressou em grande parte depois do sr Ramos Horta ter formado um novo governo, substituindo Mari Alkatiri, e da chegada de tropas lideradas pelos Australianos sob o comando do Brigadeiro Mick Slater.

As tensões montaram depois do Major Reinado ter fugido da prisão há duas semanas com perto doutros 60. Mantém-se ao largo e tem repetidamente criticado o novo Governo.

"Não estou satisfeito com todas as políticas que jogam à minha volta," disse o Sr Ramos Horta. "Se você (Reinado) pensa que pode fazer um trabalho melhor do que eu como primeiro-ministro, o emprego é seu. Não estou interessado. Só o aceitei porque me pediram para o fazer."

O Major Reinado disse ao The Australian que estava disponível para negociar com o Governo a sua entrega, mas não se isso significasse regressar à prisão. Acusou que a sua luta é sobre um sistema legal corrupto que serve os políticos mas disse que não tinha a intenção de desencadear uma guerra de guerrilha ou de pegar em armas contra o seu país.

O antigo responsável pela polícia militar de Timor-Leste enfrenta acusações de tentativa de assassínio e posse ilegal de armas em conexão com a recente violência política. A ONU em 3 de Setembro prometeu um julgamento justo ao Major Reinado se ele se entregasse.

.

36 comentários:

Anónimo disse...

Ramos horta, lamento estar a ocupar o seu precioso tempo, mas seria possivel desperdicar 5 minutos e explicar aos militares australianos que a GNR esta ca para restabelecer a paz e proteger os timorenses e nao para os proteger a eles? Poderia tambem explicar-lhes que nao sao mais machos que os outros so por usarem armas? Que a falta de educacao e de profissionalismo nao abona nada a favor da imagem do pais deles? Que se as maezinhas deles soubessem que vocabulario andam a usar, certamente lhes lavariam a boca com agua e sabao? Comeca a ser deprimente encontrar uma patrulha australiana...especialmente se se for mulher e estiver sozinha...

Anónimo disse...

Apoiado!

Anónimo disse...

O PM Horta sabe bem da ineficiencia e do machismo falso dos Aussies. Talvez e por isso e que ja tambem optou por ter os Malasianos para a sua protecao civil e nao os Aussies.

Anónimo disse...

No filme que estao a gravar em TL:
"A Republica das Xananas"
estamos a ver que um assasino esta a indicar o caminho ao PM
atravez de um jornal de um pais que tem soldados em TL para
garantir a legalidade.
Sorte estamos a ver um "movie"
angloxassonico e nao a realidade!

Anónimo disse...

Onde esta Alfredo?????

Anónimo disse...

Sim senhor primeiro/ministro. isso é q é falar! Reinado a primeiro ministro já! O Povo desordeiro e anarca é quem mais reina no reino do Reinado sobre o Ramos Horta.

O poder a Reinado como pm e ao Padre Maubere e ao Leandro Isaac como vice primeiros ministros!

Anónimo disse...

BIDAU

LUGAR BONITO SIMPLES E PACATO
AS MINHAS RECORDACOES DE BIDAU
ALI MESMO AO LADO DE LECIDERE
ONDE MORAVA O ALVES BESSILAU

JOANICO, BIANCO, SILVERIO
NOMES AMIGOS DE OUTRORA
PROFUNDA SAUDADE QUE INSISTE
A MENINICE FOI-SE EMBORA

NA ESCOLA DE BIDAU ANDEI
COM O DIOGO, ANIBAL E BAESSA
SO ME PARECE QUE FOI ONTEM
E ESTE MUNDO ANDA DEPRESSA

LEMBRO-ME DO SOARES E CAMEIRAO
QUE MORAVAM ALI EM BIDAU
TAMBEM ME LEMBRO DO SENHOR LEE
QUE TINHA VINDO DA LINDA MACAU

RIBEIRA BIDAU COM FOZ EM SANT'ANA
ONDE OS ATAUROS PESCADORES
QUE PERNOITAVAM NOS SEUS BEIROS
ERAM VALENTES HOMENS MERGULHADORES


UM ABRACO

MAU DICK

Anónimo disse...

Cutulau, ja chega de confrontacoes. Nao esteja a tentar criar mais uma entre a GNR e os australianos. Quer queiramos quer nao os australianos serao sempre nossos vizinhos. Eu ca, estou agradecido pela presenca dos australianos aqui em Timor-Leste, porque se estou ainda vivo talvez deva a vinda atempada deles. Se nao tivessem vindo, talvez o meu destino teria estado nas maos das esquadras da morte criadas pelos amigos do cutulau. Va mas eh dar uma curva.

Anónimo disse...

Era uma vez um reino reinado por um pseudo tolo que fez das cinzas palácio. Certa vez perguntado pelo povo pela razão de reino reinando nas cinzas, o reinante mostrou-lhes o caminho do reino verdejante e seguro da Balibar e de Maubisse.
As cinzas do reino de reinado, onde alexandre se delicia mantendo o contacto com o povo no ar desolado do palácio das manipulações e das traições.
Reinado o reino por vontade ferrea de mandar no povo que o ouvira gemer bastas vezes a falar à imprensa internacional, qual aflição abdominal, reina-se bastas vezes nos jardins do reino de Balibar e nos jardins frescos da Pousada de Maubisse. Reinando com Reinado, Alexandre "Xanana" vai silenciando a liberdade e a dignidade do país. Com o reino segurado por Reinado, a horta de Horta corre o risco de secar... a não ser que Reinado e o reinante Xanana permitam a Horta que se desloque para o Porto de Com para o Hotel do asutraliano que reina por aquelas paragens mas sem reino, simplesmente ignorado.

Reinantes e Reinados, todos juntos estão desgraçados... vão comer a horta toda e não nada deixarão para reinantes futuros...

Anónimo disse...

Pró anónimo das 10:19:22 PM

Meu caro quanto pagou para financiar a golpada anti constitucional? será que o senhore stá mais seguro hoje do que antes da entrada das forças australianas?

Meu caro só pode afirmar isso por estar feito com o Lasama, o Leandro Isaac, o João Gonçalves, a Lúcia Lobato, o Agio Pereira, a Kirty e suas santidades pecadoras os bispos e grande parte dos padres.

Será que eu vivo num país diferente do seu? Parece que sim, creio que o amigo se passeia em paz pois fará parte do comando da pedra?

Meu caro, os australianos salvaram-lhe a pele? Talvez seja a segunda vez, a primeira foi em Setembro de 1999? Creio que a excelência é um desses que vi a pirar-se pró lado de lá com a protecção dos amigos australianos.

Está lembrado dos barcos e das estradas cheias de camionetas, automóveis, motas, tudo roubado aos legitimos donos - mortos ou escondidos no mato - a caminho da fronteira terrestre? pois é a reconciliação tudo apagou, grande Xanana...

Já agora será o meu amigo aquele fantástico integracionista que com a tomada da cidade de Díli pelo Reinado, Railós, Xanana, Tara e outros desgraçados, que regressou a Dili e ocupou uma casa onde vivia um portugues com a familia?

Era a sua casinha dada pelo governo de Abilio Osório... muito bem. Mas fique descansado que e não for este de Motael será outro de outro qualquer lado.

Paz para si meu irmão... sorte a sua.

Anónimo disse...

PAPA PROVOCA ISLÃO?


Papa chama muçulmanos ao diálogo e critica "guerras santas"

Por Philip Pullella e Madeline Chambers

REGENSBURG, Alemanha (Reuters) - O papa Bento 16 convidou na terça-feira os muçulmanos a participarem de um diálogo que parta da premissa de que o conceito islâmico de "guerra santa" é ilógico e contraria a natureza divina.

Em palestra na Universidade de Regensburg, onde lecionou teologia entre 1969 e 1977, Bento 16 disse que o Cristianismo está estreitamente ligado à razão, em oposição aos que tentam espalhar a fé pela espada.

O pontífice de 79 anos evitou críticas diretas ao Islã, embalando seus comentários em uma conferência acadêmica altamente complexa, com referências que iam do antigo pensamento grego e judaico à teologia protestante e ao ateísmo moderno.

O papa citou, entre outros, o imperador bizantino Manuel 2o. Paleologos, do século 14, segundo quem Maomé havia trazido coisas "apenas más e desumanas, como sua ordem para difundir pela espada a palavra da fé que ele pregava".

Usando os termos "jihad" e "guerra santa", Bento 16 acrescentou que "a violência é incompatível com a natureza de Deus e a natureza da alma".

Ele citou várias vezes o argumento do imperador Manuel, segundo o qual difundir a fé com violência é ilógico, e que agir sem lógica é agir contra a natureza de Deus.

No final da palestra, ele voltou a citar Manuel: "É para este grande 'logos' [razão, em grego], para essa amplidão da razão que convidamos nossos parceiros no diálogo das culturas".

O porta-voz do papa, padre Federico Lombardi, disse que Bento 16 usou as opiniões do imperador Manuel sobre o Islã apenas para ajudá-lo a explicar a questão, e não para condenar toda a religião muçulmana como violenta.

"É apenas um exemplo. Sabemos que dentro do Islã há muitas posições diferentes, violentas e não-violentas. O papa não quer dar uma interpretação do Islã como violento".

Na semana passada, Bento 16 disse que ninguém tem o direito de usar a religião para justificar o terrorismo e propôs um maior diálogo inter-religioso para evitar o ciclo de ódio e vingança contamine as futuras gerações.

Na segunda-feira, quinto aniversário dos atentados de 11 de setembro de 2001 nos EUA, ele rezou pelas vítimas daquele ataque.

Na manhã de terça-feira, em missa campal, ele disse a cerca de 260.000 fiéis que os cristãos devem acreditar num Deus amoroso, cujo nome não pode ser usado para justificar o ódio e o fanatismo. Os organizadores esperavam a presença de 350.000 pessoas.

Regensburg é uma cidade medieval para onde o pontífice pretendia voltar caso se aposentasse no Vaticano, para escrever um último grande trabalho teológico.

O então cardeal Joseph Ratzinger pediu duas vezes a seu antecessor, João Paulo 2o., para se aposentar da chefia doutrinária do Vaticano. O papa anterior rejeitou ambos os pedidos. Na terça-feira, usando o nome Bento 16, Ratzinger se disse emocionado por voltar outra vez à universidade.

Como teólogo, ele sempre traçou uma distinção clara entre o Catolicismo e outros credos. Na conferência de terça-feira, também pareceu criticar as igrejas protestantes e os teólogos contemporâneos do Terceiro Mundo por não salientarem com clareza suficiente a relação entre fé e razão.

Segundo ele, sua crítica ao raciocínio empírico moderno "não tem nada a ver com fazer o relógio voltar no tempo, para antes do Iluminismo, e rejeitar as visões da idade moderna". "A intenção aqui não é de minimizar ou fazer uma crítica negativa, mas de ampliar o nosso conceito de razão e sua aplicação," afirmou.



Reuters (IDS)

Anónimo disse...

ESTE PAPA QUE TENHA CUIDADO COM OS DISPARATES QUE DIZ E QUE SAIBA RESPEITAR AS OUTRAS RELIGIÕES.
DEIXE DE ANDAR A DAR FACADINHAS E A
DESFAZER O QUE JOÃO PAULO II CONSTRUIU: entendimento e tolerância, apesar ter podido ir muito mais além.
A igreja católica está farta de praticar violência e reprimir as outras religiões/opiniões - cruzadas, inquisição, apoio a ditadores que massacraram or seus povos, inquisição, etc.
Será bom que o senhor Papa olhe para o espelho e interior da sua Igreja...
Em Timor, já aqui e na comunicação social internacional foi referido, existem casos de abuso sexual em menores e procedimentos conducentes a muita violência por parte de alguns padres, com conhecimento dos bispos e, provavelmente, o seu apoio.
Isso não é violência?
RATZINGER QUE SE DEIXE DE RASQUIÇES!

Anónimo disse...

Intervención del Segundo Secretario del Partido Comunista de Cuba en
Cumbre de G-15
------------------------------------------------------------------------
Señor Presidente, Excelencias:
Ante todo, quisiera agradecer la invitación hecha a Cuba para
participar en este importante encuentro. Aprovecho igualmente la
oportunidad para felicitar a Argelia por su labor al frente del Grupo
y desearle los mayores éxitos a la República Islámica de Irán al
asumir esta importante responsabilidad.
Desde el primer momento en que conocimos del interés en celebrar
esta
reunión Cumbre del G 15 en La Habana , en el marco de la XIV
Conferencia de Jefes de Estado y Gobierno del Movimiento de Países No
Alineados, expresamos nuestro pleno apoyo a la idea.
El G 15 no es de ningún modo un foro ajeno al MNOAL. Todo lo contrario.
El
Grupo se creó precisamente como resultado de una iniciativa surgida
hace
17 años en el Movimiento de Países No Alineados. Sin duda alguna, son
muchos y diversos los intereses comunes que compartimos.
Apreciamos la atención especial que brinda este Grupo a los temas
de
comercio y desarrollo, las finanzas, la cooperación Sur-Sur y la
Cooperación Norte-Sur , reiterando las tradicionales demandas de los
países en desarrollo al respecto.
En opinión de Cuba, el G 15 debe y puede fortalecer y actualizar su
papel
frente a los crecientes retos que representan el proceso de
globalización
y el desarrollo.
El G 15 debe y puede actuar como catalizador de una mayor
cooperación
Sur-Sur y potenciar dicha cooperación hacia una mayor cohesión y
solidez de los países en desarrollo en sus esfuerzos por alcanzar un
diálogo Norte-Sur más fluido y positivo.
Señor Presidente, distinguidos participantes:
Son muchos los retos que tiene ante sí el G 15. Los países del Sur no
tenemos otra alternativa que unirnos y emprender acciones concertadas
para
vencer los obstáculos comunes que enfrentamos.
Confiamos en que esta reunión en La Habana se convertirá en un paso
importante hacia el logro de los objetivos del G 15, que en última
instancia son también objetivos de todos los países del Sur en nuestra
lucha por un mundo mejor y más justo.
El pueblo y el Gobierno cubanos ponen a su disposición su pleno
apoyo
y hospitalidad, que es nuestra modesta contribución al éxito que
estamos seguros tendrán sus trabajos.
Muchas gracias
Inicio

Actualizado: 14/9/06 11:02 PM

Arribó a Cuba Kofi Annan para trabajos de XIV Cumbre de MNOAL
-------------------------------------------------------------------

Kofi Annan, secretario general de la Organización de las Naciones
Unidas, arribó este jueves a la capital cubana para participar en los
trabajos de la XIV Cumbre del Movimiento de Países No Alineados
(MNOAL).
Annan intervendrá en el segmento de Jefes de Estado y de Gobierno de la
Conferencia Cumbre , que transcurrirá durante viernes y sábado, donde
tiene previsto pronunciar un discurso.
Felipe Pérez Roque, ministro de Relaciones Exteriores de Cuba, dio la
bienvenida al Secretario General de la ONU , al cual le fueron rendidos
honores de distinguido visitante.
Informes de la prensa internacional precisan que Annan pedirá en
la
Cumbre una mayor participación para los países del Tercer Mundo en
las instituciones multilaterales, desde las financieras hasta las
políticas.
Stephane Dujarric, vocero de la ONU , indicó en días recientes que en
el
programa del Secretario General se prevé además reuniones bilaterales
con
dirigentes del Gobierno cubano, además de entrevistas con jefes de
delegaciones que participan en esta Cumbre.
Temas centrales serán los vinculados con la transformación del MNOAL en
un
movimiento para el mundo subdesarrollado, y la contribución en décadas
recientes de esas naciones tercermundistas al cambio total de la
dinámica
de las relaciones internacionales.
Annan retornará a la sede de la ONU en Nueva York el lunes,
vísperas
del inicio del debate general de la sexagésimo primera sesión de la
Asamblea General.
Nacido en Ghana, país ubicado en el occidente de África, Annan es
el
séptimo secretario general de las Naciones Unidas. Empezó su primer
mandato el primero de enero de 1997.
El 29 de junio de 2001 la Asamblea General , por recomendación del
Consejo de Seguridad, lo nombró por aclamación para un segundo
mandato, desde el primero de enero de 2002 hasta el 31 de diciembre
del 2006.(AIN)

Informasaun aktual, dia de 15 de septembro de 2006, en Cuba.
Se bele noticias ida nee bele público.

Sumber berita: Francisco Pinto´estudante de medicina ,Cuba

Anónimo disse...

Francisco Pinto diz-nos lá se concordas com a acusação do padre Domingos Maubere que afirma que voces estão aí a aprender a ser comunistas para virem para cá comer as criancinhas?

bons estudos e que tudo te corra bem a ti e aos teus colegas. Timor-Leste precisa do vosso contributo.

Bom estudo

Anónimo disse...

"comer criancinhas" perceberam?

Anónimo disse...

Como o Rei Xa se tornou em Rei Chá

Num país repleto de coisas exóticas, em que a principal actividade aconómica era o cultivo a nível interno para o uso externo de bananas de qualidade e tamanho tão extraoridários, cultivadas através do uso de adubos provenientes de canguros, que acelerava muito singularmente o crescimento de bananas, vivia um Rei com a sua Rainha.
Ao Rei, um homen charmoso e cheio de estilo, o seu povo costumava com muito carinho chamar muito carinhosamente por Xa. O Rei Xa gostava do calor e carinho do povo e só para mostrar que o seu carinho era igualmente acarinhado o Rei fingia afavelmente aceitar, de muito mau grado, o nome que o povo clamava carinhosamente. Mas quando o Rei Xa ficava sozinho com a sua Rainha, uma soberana muito soberba e soberanamente mais soberana que o próprio soberano, dizia-lhe:"Minha linda e amada Rainha Thirsty, não me agrada muito agradar ao povo a chamar-me Xa, soando-me esse nome como se de marca do detergente Xau se tratasse. Estás a ver, minha adorada Rainha Thirsty?
Xau? Xaauuu???
Só falta que o nosso querido caozinho se chamasse Skip e Vós,minha Soberba Rainha, passareis a chamar-vos de Tide.
Nenhum comprador das nossas bananas nos levaria a sério!"

Enquanto o Rei Xa estava a ter esta conversa muito intima com a majestosa majestade da Sua Rainha, acaba de entrar no salão uma das empregadas ao serviço das suas majestades, vestida numa bela farda desenhada com o exotismo de toda a pompa e circunstância por um dos estilistas que desenhava o vestuário para as suas majestades, Senhor Mike Raid, levando na bandeja algumas bebidas de poder mágico.
Passa muito cautelosamente uma chávena dessa bebida para o Rei Xa. Este bebe, com muita elegância e estilo, um gole da bebida mágica e de repente o seu rosto ilumina-se.
"Hmmmm. Hmmmmmmmm. Excelente! Soberbo sabor! Sumptuoso!"- vociferou o Rei Xa.
"Qual o nome desta majestosa bebida?"-perguntou a empregada.
"Esta bebida chama-se, Sua Majestosa Majestade, Chá."-respondeu a empregada.
"Xa???? Assim como eu me chamo?"-retorquiu.
"Não, sua Majestosa Majestade. Tem 3 letras: chá; com o acento na última letra.
Chá! Chá! Ch-á-á!" -replicou a empregada.
"Chique! Chique! Chiquíssimo este á....á. Soa elegantíssimo, elevadíssimo, majestíssimo, augustíssimo...... Adorei! Adorei! Adorei!"-falando o Rei assim para os seus botões.
"Mandarei logo publicar um decreto , sem contudo ter nada para decretar, mas que assinarei por Chá! Chá-á! Chá-á-á! e assim todos os subditos passarão a saber que o Rei Xa refine-se em Chá!"- decretou o Rei Xa, refinado em Chá,para si próprio.

O comentário oficial no despacho assinado por Chefe de Gabinete do Rei Chá, para amigos e subditos acarinhados, foi o seguinte:"Chique! Chiquíssimo! Publique-se"

Anónimo disse...

The Age (Melbourne) - Saturday, September 16, 2006

Claim That Gusmao Ordered Dili's Days of Rage
by John Martinkus

VIOLENCE that ran over four days in May in East Timor and led to the resignation of Prime Minister Mari Alkatiri was part of a plan instigated by the President Xanana Gusmao, according to new claims in Dili.

A statement by the former vice-commander of Dili district police, Abilio "Mausoko" Mesquita, alleges that Mr Gusmao ordered him to carry out an attack on the house belonging to army Brigadier Taur Matan Ruak.

Mesquita was arrested by the Australian Federal Police on June 19 with several automatic rifles. He was filmed at the scene of the attack on the brigadier's house on May 25, which he was alleged to have led.

In his statement taken from Dili's Becora prison, Mesquita says: "During the confrontations between PNTL (the police) and FDTL (the army) and the shooting at the brigadier's house, the Supreme Commander, Mr Xanana, gave the command and ordered the shooting."

Mesquita says in the statement that he told his story to the UN head of mission in East Timor, Sukehiro Hasegawa, who visited him in the prison after his arrest.

He says that before carrying out the attack, he had notified Taur Matan Ruak and four senior commanders in the army of his orders from the President.

He repeatedly told Mr Hasegawa that Xanana was the author of the crisis.

Mesquita says he repeated these claims to Prime Minister Jose Ramos Horta when he allegedly visited Mesquita in jail on August 13.

If true, the statement implicates the President in what was effectively an armed coup to create the conditions for the resignation of the legally elected Prime Minister.

Mr Gusmao could not be contacted last night for comment.

The statement also details the visit of two Australian army majors who questioned Mesquita on his role in the violence and about his political allegiances.

Mesquita is still in the Becora jail, from which rebel leader Major Alfredo Reinado and 56 others walked out on August 30.

The statement was said to have been written in the prison and delivered to the US embassy in Dili as a means for Mesquita to secure his release.

The statement refers to a meeting at the President's office before the crisis, where, in the presence of local leaders, including chief of police Paulo Martins, Mr Ramos Horta and the Bishop of Baucau, it is alleged that the President discussed the need to get rid of the government of Mr Alkatiri because of its perceived "communist" sympathies.

Other sources within the veterans' organisation independently confirm that they were invited to a meeting with the President at his residence in the hills above Dili in March, where a plan to remove Mr Alkatiri was discussed.

Investigation of the individuals involved in the three main attacks on the East Timor Defence Force in May shows that every one of them was led by leaders who have since publicly acknowledged their allegiance to the President.

Those who led the other two major attacks on the army, namely Major Reinado and Vicente de Conceicao, have repeatedly declared their support for Mr Gusmao.
###

Anónimo disse...

John Martinkus might be mad to writte such unruth story. Presidente Xanana wouldn't be mad to do such things. He respects a lot Taur Matan Ruak and both work a lot together.

Só um doido é que escreve coisas destas para desistabelizar ainda mais a crise em Timor. Até o comandante Lere disse á imprensa e no tribunal que quem mandou abrir fogo foi o Mari Alkatiri.
POrque é que acham que o Ovideo , o Armindo Maia e outros pediram a demiss˜åo dos seus c argos mesmo antes de o Mari ter sido d distituido do posto de PM? Simplesmente p oque não queriam estar ligados aos crimes do Alkatiri e Lobato, Domingos Sarmento e outros.

Não sei como é que o Dr Horta foi na onda de manter o Sarmento no governo quando ele e dos mais corruptos no governo. É sé saber quando é que ele recebe para por uma assinatura no papel para dar o titulo de propriedade as pessoas que entram com um envelope no escritorio dele. Coitados dos estrangeiros que registam os negocios aqui em Timor-Leste!

Deixem o Presidente em paz que ele está a ser o bode espiatório dos crimes do Mari, do Rogerio e do Domingos Sarmento....

Kuda Talin ( Rebo, Rebo... kiu, Kiu, Kiu!)

Anónimo disse...

The truth is hard to swallow.....

Anónimo disse...

Anonymous ... Sábado, Setembro 16, 2006 12:14:45 PM

You don’t need John Martinkus to report it really because everyone Dili already knows about Abilio's statement, now Australian will know what Timorese already know.

Why did you think Abilio didn’t run away from Prison...when he could of easily done so...Abilio like everyone in Dili has had enough, its time for the truth to come out.

Another thing. Alfredo mentioned that Horta was scared the truth might come out. Well if Horta was at that alleged mutinous meeting what other truths lie ahead.

"crimes do Mari, do Rogerio e do Domingos Sarmento"

What laws do we have against people who organise a coup against the state, a crime of the highest order?

Anyway its all unravelling isn’t it…yes the truth is hard to swallow and truth hurts.

Anónimo disse...

Anonimo das 16, 2006 2:27:27 AM

Essa de comer muchachos nao e con nos otros. Nos ostros estamos estudiando e vivendo a nossa fe em contacto permanente com a igreja hierarquica Cubana, que em termos de fe crista irradia mucho nas almas do pusblo cubano, una cosa que talves nusteros reverendos poderiam aprender mais....Aprendemos la medicina e aprendemos e experimentamos o calor humano com que esta medicina e praticada neste pais.
Muchas gratias pelos teus sinceros votos para que nosotros estudiemos mucho.
Estudiante Timorense en Ciego de A'vila, Cuba

Anónimo disse...

MAU DICK
A sua posia de Setembro 15, 2006 9:29:10 PM e mesmo linda.
Mas sabias que o Alfredo Reinaldo e filho desse tal Alves Bessilau? O rapaz nao conheceu o pai, foi abandonado nas maos da mae, e sofreu bastante desde a infancia. Durante os primeiros anos da ocupacao foi obrigado a ser TBO dos militares indonesios, e foi um destes que o levou a uma das cidades da ilha de Celebes, que o o cuidou e lhe custeou os estudos ate concluir o SMA. Tambem teve a oportunidade de aprender navegacao maritima rudimentar com irmao do seu pai adoptivo. Foi-lhe permitido regressar a Dili no principio da decada dos 90, onde comecou por abrir uma oficina na area de Bidau (objecto de recordacoes da tua infancia). Aconteceu por essa altura ser ocasiao da juventude de Dili se rebeliar contra a ocupacao e foi a partir dai que comecou a entrar em contactos com jovens clandestinos, culminando na fuga espectacular de barco, a partir de Tibar rumo a Australia.
Com esse 'perfil psicologico' nao admirem os seus comportamentos megalomanos bem como a tendencia de desafiar a autoridade atraves de meios violentos.

Anónimo disse...

Para o Estudiante Timorense en Ciego de A'vila, Cuba e para todos eles que lá estão:

Meus caros tenho orgulho em saber que finalmente estamos no bom caminho no que toca a bolsas de estudo. Sei e estou muito bem informado que a vossa prestação tem sido muito honrada e esforçada na postura e comportamento assim como na aprendizagem da língua, o castelhano.

mais me honra saber que estão a aprender nas melhores universidades de medicina do mundo. Não é qualquer médico que pode encher a boca e dizer onde se formou. Digam o que disserem mas até os americanos recorrem a Cuba para tratamentos médicos.

Marí Alkatiri e o anterior governo estavam certos que Cuba ao nível da medicina era do melhor para o nosso país.

Aqueles de vós que não consigam singrar na medicina fá-lo-ão na enfermagem, se a enfermagem não for o vosso dom têm os laboratórios de análises, Raio X, entre muitas outras valências. Se nos laboratórios a coisa vos falhar têm a logística, o aprovisionamento, a gestão hospitalar, administrativa e clínica.

Na verdade, todos vós virão de um país amigo bem formados e prontos para ajudar a afirmar o nosso querido país.

Ainda bem que o anteroor governo os mandou para Cuba, ainda bem que os médicos cubanos estão em Timor-Leste. Sem eles por cá estaríamos hoje todos muito mal e seriamos seguramente menos dos que somos hoje. A esperança de vida à nascença subiu e subiu ppor melhores condições na assistência às grávidas e à família. Ao sistema de mercado que estava a funcionar amplamente em todo o país. Uns mais pobres outros mais ou menos remediados, todos sem excepção estavamos a fazer pela vida.

Estudem e regressem ao país. Timor-Leste precisa de vós.

Sei que em Cuba é diferente de Portugal - onde os bolseiros foram mal seguidos pelos nossos irmãos portugueses e se perderam fora das universidades.

Bolsas são vidas e gerações que se projectam para uma vida melhor.

Qem acede a uma bolsa não a pode perder jamais. Não pode brincar com a oportunidade. Tem de a aproveitar e honrar o estar a usufruir dela.

Força timorenses em Cuba, ignorem a política barata e cumpram o vosso desígnio nacional: vencer por Timor-Leste!

João da Democracia

Anónimo disse...

AFINAL O REINADO E FILHO DO COSTA ALVES OU DE UM DOS ALVES DAS LARANJADAS?

Anónimo disse...

Reinaldo é filho do Costa Alves. Na poesia do Mau Dick fez-se referencia ao Alves Bessilau e presumi que estava a fazer refência ao Costa Alves. Os Laranjadas tiveram mas é 'MINHOTA' e não REINADOS.

Anónimo disse...

O que o anonimo anterior diz nao eh verdade. Enganou-se ao identificar os Alves. Os Costa Alves nao teem nada a ver com os Alves de Bissilau e donos da fabriqueta de Laranjada Minhota. Os Costa Alves eram donos do vulgarmente conhecido Hotel Costa Alves, hoje rebatizado de Hotel Dili.
O Alves de Bissilau ( um portugues radicado em Timor na altura) tinha filhos da mulher casada tambem ela portuguesa que foram colegas nossos no Liceu de Dili e na Escola Tecnica de Dili. O Alves de Bissilau tambem tinha outros filhos com mulher timorense, conheco um deles de nome Victor que tambem foi meu colega na Escoa Primaria de Bidau. O Victor deve estar a residir actualmente em Atauro. O Reinado pode ser familiar dos Alves de Bissilau ja mesticados.

Anónimo disse...

ENTAO SE O REINADO E FILHO DO COSTA ALVES O QUE E A MULHER ESTA A FAZER EM PERTH EM CASA DE UNS TIOS DO MARIDO?.OS ALVES DE PERTH SAO DAS LARANJADAS/BESSILAU.

Anónimo disse...

Quem está a pagar os estudos aos estudantes timorenses de medicina em Cuba é a fundação Calouste Gulbenkian, que é portuguesa.

Os estudantes timorenses em Portugal têm-se, em regra, portado bem.E são e serão sempre bem vindos.
Numa sociedade livre e aberta, cada indivíduo, é, em primeiro lugar responsável por si próprio.

Anónimo disse...

Sem ordem pública e respeito pelas instituições do Estado não há segurança. Sem segurança não há nem bem estar das populações nem desenvolvimento económico. E sem desenvolvimento o sofrimento não pára,
HAPARA VIOLÊNCIA AGORA!

Anónimo disse...

Quem fez o acordo com Cuba e com a Fundação Gulbenkian para os estudantes timorenses estudarem medicina naquele país foi Mari Alkatiri. Porque sabia que Timor tem um problema de falta de médicos. Problema que era preciso resolver.

Anónimo disse...

O padre maubere é que é especialista em comer criancinhas, pedófilo consagrado como ele devia era ter vergonha de abrir a boca.

Anónimo disse...

Ze Satirico contou-nos uma linda historia do Rei Cha, Chalado! Foi chique, chiquissimo...! Parabens. Continue a escrever.

Anónimo disse...

Tanto quanto se sabe a Fundacao Gulbenkian atribui um subsido mensal de cinquenta dolares a cada estudante Timorense para seus gastos individuais o que nao eh o mesmo que pagar os seus estudos.

Anónimo disse...

O anonimo anterior, e outros antes, estão completamente errados sobre o envolvimento da Gulbenkian nessa questão dos estudantes de Medicina em Cuba. Vê-se mesmo que são uns puxões de brasa à vossa sardinha que é defender Portugal e Alkatiri. Nojento....

Anónimo disse...

Laiha rai fatin ba Loron hela atu sae

Ukun rai ukun povu
Ukun rai ukun ema
Ukun rai ukun sasan
Ukun rai rai ukun

Timor….Timor
Tenik bah hau Fatin Loron-sae iha nebe?
Tenik bah hau Fatin Loron-monu iha nebe?
Loron ba Rai – Rai ba Loron
Laiha Loron monutun ba Rai
Laiha rai fatin ba Loron hela atu sae

Loron sae-Loron monu laiha nia sentidu.
Loron sae- Loron monu, rain nia naran Timor
Dehan ba Jaku, habesik an ba Tutuala,
Dehan ba atauru hakbesik a’an ba dili
tutan malu to Oekusi. Fatin helafatin Loron iha nebe?

Hasoru malu, buis ba malu
karik Etu fahe lato
Hasoru malu buis ba malu karik
Dosi balu kik balu boot
Hasoru malu oin buis ba malu karik
Formamalu kadera ain tolu
Hasoru oin buis ba malu karik

Tatamalu hanesan asu tata malu,
Nakeren malu, haksiak siak,
Hafuhu malu hanesan busa hafuhu laho
Ema ailebo fila liman, mate ba nafatin

Soran ba soran mai, hadau malu kadera
Soran ba soran mai, soran malu buka dolar
Soran ba soran mai, ema bo’ot – boot nafatin
Soran ba soran mai, dala ida tan povu mak mate

Cristo
Dili Sept 06

Anónimo disse...

No comment for trouble makers interests.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.