domingo, setembro 10, 2006

Major Reinado fala em incapacidade do Governo

RR
O major Alfredo Reinado, um dos líderes da revolta de Maio em Timor-Leste, acusa o Governo de Ramos Horta de incapacidade.

09-09-2006/13:17

Em declarações à agência Reuters, o Major Reinado, um dos foragidos da prisão de Dili, diz que sinal da incapacidade do Executivo é a presença de forças internacionais no território.

O antigo comandante da Policia Timorense diz ainda que se este Governo não é capaz de governar, então qualquer um pode pedir a sua demissão.

Reinado foi um dos 57 prisioneiros que escapou da prisão na semana passada e está, neste momento, em parte incerta.

.

27 comentários:

Anónimo disse...

Não posso deixar de concordar com o Reinado...

Queria deixar aqui um pedido à comunicação social portuguesa para deixar de chamar "território" a Timor-Leste.

Anónimo disse...

Horta puxa para um lado e os membros do seu gabinete puxam para o outro. Nao acredito que o Horta saia vencedor desta luta de vida ou morte. Para que Alkatiri nao ganhe ou haja um empate, ficando tudo como dantes, o major Reinado, apoiado pelo povo, partira a corda pelo meio e dara outro rumo a Timor-Leste. Os incautos, serao apanhados de surpresa; Horta sera um deles. Timor-Leste perdera mais um dos seus principais valores. Vamos, acorda Horta que ainda nao eh tarde. Ainda ha os que confiam em ti

Anónimo disse...

A agência lusa decidiu colocar apenas o lead de cada notícia e se o público pretender ler o resto tem de subscrever/pagar o serviço -Timor.

Mas espreite este endereço e as notícias da Lusa e outras estão lá todas em canal aberto e grátis:

www.noticiaslusofonas.com

Anónimo disse...

O jogo dos australianos está a resultar: Reinado a vítima, o rebelde, o revolucionário, o justiceiro, o pai, o leader, o salvador, o futuro promissor, etc.
Já há cabecinhas a esquecer quem é realmente Reinado: um peão ao serviço da Austrália, colocado em TL para isto e muito mais.
Nos comments dá para perceber que já há quem esteja a ficar anestesiado com as jogadas da secreta australiana e a considerar Reinado o novo "desejado".
Ainda vamos ver este aussie a ser aclamado em Díli. Eles estão a trabalhar para isso. A acção psico e as jogadas políticas estão a resultar em pleno.
Eles só não o apanham porque não querem. Slat não disse que sabe onde ele está? Então?
Deram-lhe a fuga e agora iam apanhá-lo?
Se Reinado não estivesse a cumprir o calendário dos interesses australianos teria procedido de outro modo. Se se preocupasse com a estabilidade do povo de TL não recorreria á violência e consequentes chacinas.
Seria um patriota enfrentando na arena política os que estavam errados e a prejudicar o povo de Timor.
Como isso era impraticavel, por falta de apoios populares, ele e os seus mentores tiveram de recorer à violência e provocar um golpe de estado.
Reinado é um escroque!
Estejam atentos, meus amigos.
O maior cego é aquele que não quer ver.

Anónimo disse...

O Major Reinado apoiado pelo Povo? qual povo ou anónimo das 11.19.55. Qual povo e qual major? ex-major e nem sequer antigo! Ex-major pois é um desertor e triplamente criminoso! O senhor Reinado vai ser abatido pelos seus próprios professores. Reinado falará, já começou a ameaçar Horta e já ameaçou Xanana. Xanana tinha de facilitar a saída de reinado da prisão. Reinado fez saber na presidência e através de amigos australianos que abriria a boca e contaria tudo. Reparem como ele já se atira a Horta dizendo que o actual primeiro-ministro não está a cumprir para com ele. A unica forma de calar Reinado é eliminar o rapaz, já serviu e já não serve.

O Povo de Timor se fosse povo esclarecido preocupava-se em capturá-lo no mato, junto das aldeias para memória futura. Reinado deve ser apanhado pelo seu próprio povo para contar quem orquestrou e as ordens recebidas. Se eu fosse a Reinado aproveitava para deixar testemunhos gravados com a história toda. A fuga da prisão pode ter sido a fuga para a morte.
Por mim quero que Reinado sobreviva à morte para que a verdade do golpe, na parte militar, não morra com ele.

Quando a Ramos Horta já não está a servir a ninguém, nem a Reinado, Salsinha, Tilman, Austrália, PSD, PD, USA, Igreja Católica.

Horta vai cair e com ele o governo FRETILIN.

O partido FRETILIN asneirou ao aceitar esta situação, nunca em tempo algum vitimados por golpe de Estado aceitariam continuar no governo.

A desculpa de que o povo partiria para a guerra já não pega. O povo timorense está habituado a levar na cabeça, calar-se e esconder-se, nunca entrarão em guerra civil. Guerra será para uns duzentos ou trezentos armado - os outros os tais 800 mil fogem para a Indonésia, Portugal, Austrália e para o mato.

Que pena.

Reinado sobrevive e fala a verdade a tua missão terminou e a tua vida está ameaçada pelos teus próprios amigos. Fala e já.

Anónimo disse...

também concordo com a visão do anónimo das 4:49:44 PM. aquilo que escrevi nos das 4.56.19 é uma das possibilidades em marcha, mas não deixo de concordar em pleno e por inteiro com o acima referido anónimo.

Anónimo disse...

MalayAzul

faz-me um favor: nos links, se não te importares introduz o seguinte:

Noticias Lusofonas
www.noticiaslusofonas.com

Anónimo disse...

qual governo? qual país? qual povo?

Anónimo disse...

Entao o Major Reinado nao foi o que reciusou as ordens do Alkari de atirar contra os subscritores que se manisfestavam em Dili no dia 28 de Maio? Ele era então um hroi e hoje chama criminoso?
Em Maio e Junho e Julho todos chamavam de criminoso o Alkatiri e o Lobato? Hoje nao sei o que se passa convenientemene chamam ao Reinado. Nao me parece que ele tenha morto gente a mando do Alkatiri.
Make up your mind e deixem o Reinado em paz

Kuda Talin

Anónimo disse...

Da proxima vez que virem o Reinado, ele estara com os pes juntos a fazer estrume!
E pena que muitos outros do mesmo calibre nao encontrem o mesmo fim!

Anónimo disse...

O Reinado tem muita gente a concordar com o facto de o Alkatiri e o Horta precisarem de forcas estrangeiras por nao serem capazes de governar.
Tambem fiquei triste por terem cortado as arvores "Hai Dick".
Mas um nosso conterraneo engenheiro agronomo e decobridor de uma nova planta "encarnaceious
floribunda", tem toda a capacidade de mudar a situacao.Existe agora uma nova variedade de "Hai Dick" mais conhecida mundialmente por "Dicky Tiri" a qual a versao americana "Dick Horteus" se encontra a venda na "Nursery Timorus Dick Dick)

Um abraco

Lorico Dickinho

Anónimo disse...

Ao cego anónimo das 6:47:16 PM

Meu caro desista deste blog, aqui não há cegos e manipuladores de informação como o senhor.

Porventura pode provar as acusações que faz? Não, não consegue. Sabe quem disparou sobre as forças de polícia e armadas do país em Tacitolo? Sabe que tipo de armamento foi usado pelos desertores logo após a atingirem e matarem a tiro um políca e queimarem várias viaturas e casas por onde passaram ao abandonarem à força o local da manifestação?

Não o senhor não sabe ou não quer saber. parece-me que não quer saber! Sabe, não foi o railós que disparou contra os tais desertores - logo não foram as hipotéticas armas distribuidas por Rogério Lobato (sem o conhecimento do primeiro ministro à época)que disparam. Foram os desertores que iniciaram fogo de arma contra as forças de defesa e de polícia do país.

Sabe quem matou e disparou primeiro contra soldados das F-FDTL? foi Reinado, está gravado o momento e o regozijo por ter acertado num militar!

Não venha para aqui defender o indefensável. Não há nada que consiga arranjar para criminalizar o antigo primeiro ministro. Só cometeu um crime. Sabe qual foi? o de confiar em demasia no seu elenco e não perceber a armadilha que Xanana Gusmão estava a montar bem nas suas barbas. Xanana Gusmão recusou-se pelo silêncio em resolver um problema que lhe competia no seio das forças armadas. declinou para o governo e comando geral das F-FDTL. Quando tomada a decisão - a unica que respeita a Lei - Xanana Gusmão veio a público dar razão aos desertores e assim legitimar a idiotice dos loromonu e dos lorosae.

Perceba que tudo isto foi laneado e teve várias fases. Teve e tem memso estratégia e planos de contingência. Sabe o que isso é? É o que está a acontecer agora com o senhor Reinado - preso e libertado. Mas Reinado não tem jeito para se calar e quer ir mais além. No entanto, sublinhe o que vou dizer agora, Reinado será a chave da verdade a favor daqueles que sofreram as consequências do golpe: o anterior governo.

Conhece Timor-Leste e os timorenses? pois então fique a saber que aquilo que parece nem sempre o é. E o que prevalece é nunca ser mesmo!

Fique bem, meu caro.

Anónimo disse...

ainda lhe digo mais caro das 6:47:16 PM:

sabe que as forças policiais em tacitolo não tinham armamento capaz de sustenter o poder de fogo dos desertores (aos quais o senhor chama de peticionários)?

essa é a verdade. veja o equipamento que Reinado roubou do paiól das F-FDTL. Veja se consegue perceber o que são milhares e milhares de diversos tipos de munições de armas de guerra. caixas e mais caixas de granadas defensivas e outros engenhos explosivos. não se faz um transporte desses sem uma garantida cobertura.

os desertores que estavam em tacitolo tinham um poder de fogo militar e não policial. está nos autos, vá lá ver se o deixarem.

Reinado continua a ter forte poder de fogo. aquilo que trouxe para dili a coberto dos australianos é apenas uma parte. outra parte está nas montanhas com salsinha e tilman, hoje estão distribuidas armas e munições. salsinha, tilman e reinado dividiram os seus grupos e tomaram posições em três zonas interiores do país. há uma quarta força satélite que se dedica a praticar o crime em dili - estão mandatados para manter a instabilidade social e governativa. porquê, fácil meu caro, pela simples razão de que o governo ainda é do partido mais votado pelo povo a FRETILIN.

Simples de ver independentemente do coração e razão de cada um de nós.

está recordado que quando Xanana mandou parar e sair de dili aqueles que destroiem propriedade privada e estatal e atacam pessoas
eles acataram logo de imediato as ordens?

está recordado das signifcativas declarações (de rato escondido com o rabo de fora) de Xanana em frente ao palácio dando palmadinhas na carinha de railós e dizendo aos salsinhas e seus apoiantes que "graças à vossa esperteza ganhamos esta guerra!"?

quer mais? já lhe chega?

Anónimo disse...

caro anónimo das 6:47:16 PM

tenho de lhe dizer mais isto:
com o seu contributo moral há milhares e milhares de vidas em risco nos campos do medo.

pelo seu contributo há crianças que nunca recuperarão dos traumas do medo e da experiencia de um campo dominado pelas mafias locais.

pelo seu contributo timor perdeu o rumo e a decencia. perdeu o respeito internacional e esta olhado como um país e gente sem futuro proprio.

com o seu contributo integracionistas e indonesios têm hoje a sua vitoria assegurada quando falavam da incapacidade de os timorenses se gerirem a si mesmo.

com o seu contributo a mentira será sempre mais forte que a verdade.

fique bem se conseguir gerir a sua consciencia!

Anónimo disse...

Sem qualquer duvida!!.......este homem foi solto para terminar os objétivos que tem para a Asutrália ou que a Austrália tem para ele...hummmmmmm

Anónimo disse...

Anonimo de 8:55:56

Pois você acertou mesmo no alvo. O discredito intercional d pais é triste e começou com o Alkatiri e Lobato e a formação do Dead Sqaud de Railos. A ditadura em que para eu poder ter um emprego na funcção publica teria que pertencer á Frente. Mas como nåo acedi a fazer isso hoje continuo a vender lenha. As noticias de 28 de Maio e por ai a fora diziam que o Alkatiri e que mandou atirar nos peticionarios e nõ foi o Reinado que eu nem sequer conheço. So disse o que veio em todos so jornais, na Agencia Lusa, etc, etc e no 4 conners da ABC da Austrália. Se alguem tem que provar não sou eu são os orgnaos que divulgaram as noticias.
A unica coisa que eu quero para o meus pais é paz, socego, emprego, compreenç˜åo, trabalho, respeito por todos ricos ou pobres, da FRENTE ou do PD ou UDT ETC..ETC.
Quero um Timor para todos os timorenses e não um Timor só para a FRENTE
o discrédito internacional foi provocado pela sede de poder e ditadura de Alkatiri e Lobato...

Kuda Talin

Anónimo disse...

O anonimo das 2006 8:41:48 PM.

Pare de dizer asneiras!!

Voce escreveu: "sabe que as forças policiais em tacitolo não tinham armamento capaz de sustenter o poder de fogo dos desertores (aos quais o senhor chama de peticionários)?"

Se voce esta a referir-se ao incidente (eu diria massacre) do dia 28 de Abril em Tacitolo, as unicas pessoas que morreram foram os civis do lado dos peticionarios. Primeiro nao foram as forcas policiais que ai actuaram mas sim soldados das F-FDTL. O Salsinha bem tinha dito em entrevista que se eles estivessem armados nessa altura de certeza haveria baixas do lado das F-FDTL o que nao aconteceu. Oficialmente ficaram registados 5 mortos e 60 civis com ferimentos de balas.

Esse massacre so aconteceu porque o "iluminado" PM da altura decidiu emitir uma ordem ILEGAL para a mobilizacao das forcas armadas. Essa ordem foi uma grave violacao da Lei Organica das Falintil-FDTL e, mais cedo ou mais tarde, ele tera que responder por essa violacao.
Os peticionarios alegaram ter havido 60 vitimas mortais e o governo registo 5. Para mim os numeros sao irrelevantes. Tivessem sido 5 ou 60 essas mortes resultaram de uma grave violacao da lei por parte do governo e mais especificamente do entao PM Mari Alkatiri.

O major Reinado so abanonou a cadeia de comando em rebeliao apos o massacre ter ocorrido em Tacitolo. Talvez voce ficaria calado no seu lugar, mas ha pessoas que jamais poderiam ficar caladas face a tao brutal uso ILEGAL de forca militar contra civis. Os timorenses derrotaram uma ditadura militar indonesia e nao o fizeram para substitui-la com uma ditadura militar timorense.


"Sabe quem matou e disparou primeiro contra soldados das F-FDTL? foi Reinado, está gravado o momento e o regozijo por ter acertado num militar!"

Pois vimos muito bem! Vimos o major Alfredo a exigir repetidas vezes para que os soldados das F-FDTL se retirassem do local de forma a evitar um combate. Ignoraram-no porque estavam em missao de captura numa altura que outros envidavam esforcos para realizar dialogos entre todas as partes envolvidas.

E quanto ao comunicado de imprensa do Gabimete do PM declarando que Alfredo tinha emboscado soldados desarmados das F-FDTL so ha uma coisa a dizer. MENTIROSOS!! O que vimos no video nao foi um combate entre o Alfredo e "soldados desarmados-" das F-FDTL. Pois nao? Vimos foi um combate onde as posicoes de Alfredo eram ate atacadas com lanca-granadas e um forte tiroteio que acabou por matar tambem um soldado do Maj. Alfredo.

Porque eh que o Gabinete do PM MENTIU ao publico?? Tera sido para encobrir o facto de que as mortes ai ocorridas tinham sido casadas por uma decisao idiotica (como outras anteriores) de ordenar uma operacao de captura numa altura em que o dialogo aberto ainda podia ser a melhor solucao para o problema?
Sejamos francos!!! O Alfredo nao "emboscou nenhum soldado desarmado", O Gabinete e por isso o PM mentiu aos timorenses atraves de um comunicado de imprensa, Os soldados das F-FDTL NAO ESTAVAM DESARMADOS. Muito pelo contrario. Estavam fortemente armados.

E deixe se de sustentar teorias conspirativas de que o Presidente Xanana eh que liderou um golpe de estado quando nem voce nem o Mari Alkatiri conseguem provar que houve realmente um golpe de estado.

Quanto a sua fretilin ter sido o partido mais votado, tambem o PR foi votado por uma maioria muito superior ao da fretilin e em voto directo.

Quanto a desgraca que afloige tanto timorenses, mulheres criancas e idosos, deve-se responsabilizar os governantes da altura que nao souberam governar e garantir a seguranca dos inocentes.

Anónimo disse...

A sério? ditadura? incrivel. Você vive mesmo aqui em Timor-Leste? eu já cá estou há mts anos e não vi ditadura. vi laxismo. Vi falata de capacidade de muitos ministros para cumprir com as suas obrigações. Vi a corrupção a subir na administração pública semelhante à norma indonésia. Vi amigos dos amigos de alguns ministros a ajeitarem-se à massa. Vi falta de coragem na punição, mas também vi muita falta de coragem no acusador!

mas tambem vi capacidade de erguer uma nação, construir combatendo a pobreza, elvando o sentido de pátria, tambem vi a defesa integral das gerações vindouras.

O senhor só viu ditadura... meu caro ditadura onde nem a comunicação social é controlada pelo próprio estado? onde as pessoas podem fazer manifestações de quase um mês. Onde as pessoas se podem ofender e lançar calúnias à toa sem pagarem um preço por isso?

Ditadura? não meu amigo não a vi!

Vi muitas outras coisas. Vi o dateline que me confirmou aquilo que eu próprio já sabia. Vi o fernando lasama com o nemésio (conehci esse senhor na ocupação, verdadeiro frustrado e animal com sede de sangue afirmarem o golpe de estado. vi o xanana a dar ordens. vi a mulher dele a antecipar a estrategia qual dama louca pela emoção do orgasmo nunca sentido! vi a loucura dos bispos que bem conheço, bem escuto e escutei. do apolinário padre dos multiplos ordenados e de raiva mortal contra a fretilin. vi o padre maubere qual cão com raiva a rasgar jornais com a imagem do papa joao paulo segundo. vi o padre filomeno jacob cm a namorada a gerirem a contra informação da manifestção e a viverem com o bispo anedotico ricardo silva.

vi o leandro armado com arma pois normalmente é em parvo que anda. vi o railos, o salsinha, o reinado e o tilman com o presidente, com o agio. vi o fatima martins integracionista sem capacidade no cargo imposto por sergio vieira de mello. vi tanto e continuo a ver que já nao acho piada a nada.

saiba meu caro que o senhor longuinhos declarou publicamente que RAILOS ESTEVE EM TACITOLO ARMADO E A COMBATER A PNTL E AS F-FDTL.

saiba, saiba e saiba!

Anónimo disse...

Se os autores destes comentarios fossem juises e advogados e tribunais o Alkatiri e Rogerio eram santificados, elevados a herois e nos ze povinho os traidores.....

Anónimo disse...

és mesmo o heroi do pastel de nata anónimo da 1.31.51

Anónimo disse...

Anonimo das 11, 2006 12:02:16 AM

"Vi...Vi...Vi..." Voce so viu o que os seus olhos queriam ver! Isso esta mais que evidente no seu comentario.

"sério? ditadura? incrivel."

Como eh que voce classifica a mobilizacao ilegal das forcas armadas timorenses para intervir numa questao de seguranca interna e na qual resultaram mortes de civis. Um acto democratico?? Grande democracia!

Como eh que numa democracia um PM poder ordenar directa e unilateralmente o exercito para marchar contra a populacao civil? Nao foi isso que o Mari Alkatiri fez a 28 de Abril de 2006 em Raikotu-Tacitolu? Seja serio e pare de deturpar a realidade. Leia a Lei Organica das Falintil-FDTL e vera que em Timor-Leste isso nao eh permissivel e por isso o Mari Alkatiri cometeu um crime grave no mesmo momento em que decidiu dar essa ordem de mobilizacao. Se ha justica em Timor ele tera que responder por isso.

Se isso nao eh uma ditadura militar ou pelo menos indicativo de uma tendencia para isso vou ali e ja venho!!!
Mas para gente como voce talvez isso seja aceitavel e justificavel como meio de manter o status quo da Fretilin porque afinal de contas o Estado eh a Fretilin e a Fretilin eh o Estado e o resto eh paisagem. Nao eh mesmo??

Anónimo disse...

E ninguem viu dois internacionais das alfandegas no aniversario do rogerio?

Malai Azul 2 disse...

Quais? Aqueles que chegaram com o Ramos-Horta?

Anónimo disse...

Ai o Malai Azul esteve no aniversario do Rogerio? Nao era de admirar!

Anónimo disse...

MALAI AZUL!
APANHA-SE MAIS DEPRESSA UM MENTIROSO QUE UM COXO.
PECO A DEUS QUE V.EXA NAO SEJA MENTIROSO E COXO AO MESMO TEMPO.
JUNTAVA-SE A FOME COM A VONTADE DE COMER.

BEIJINHOS

Anónimo disse...

Por estes andares vao chumbar o teste ja em 2007!

O tempo volta pra tras, traz me tudo o que eu perdi... (musica cantada no aniversario de Rogerio. Vocalista principal Mari)

Anónimo disse...

Entao o Luis e o Joao nao haviam de estar na festa do Rogerio? Sao amigos de peito ha longa data? Mamam todos da mesma Teta. Sao os contrabandistas maiores que Timor conhece. Sa la faltava o VIana. Quem fez contrabando dde carros, de armas, de cervejas, eu sei la de que mais. Xanana, mete-os na cadeia.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.