quinta-feira, agosto 17, 2006

Dos leitores

"Porquê o descontentamento timorense? Sem aprofundar muito, se houvesse uma lista, dela constaria, entre muitos outros pontos, a difícil situação económica do país, a consequente precariedade das condições de vida e a altíssima percentagem de desemprego que incide justamente sobre os jovens."
dito por: Angela Carrascalão

Não preciso ir mais longe, nem se produzir mais alguns quilómetros de relatórios sobre a situação e a pobreza de Timor.

A chamada socialização falhou, ou deixou de ser feita nomeadamente ao nível dos jovens?
Que socialização foi preparada ou indicada para os jovens adultos e jovens adolescentes?

A juventude é a temperatura de um País, quando a juventude arrefece o País bate os dentes de frio... podemos aqui substituir o arrefece, por abandonada, entregue à sua sorte, sem prespectivas de futuro ...

Defacto este alerta da Angela é na sua simplicidade, um dos maiores problemas de Timor Leste, que urge equacionar e encontrar saídas.

Um País não se faz em cinco anos, é preciso saber esperar por dias melhores.

A juventude está preparada para esperar? com todos os aliciantes de um mundo melhor pela informação que colhe do dia a dia, pelas comunicação sem fios e peias, pelos contactos com o mundo, Díli é uma cidade cosmopolita ...pelo o aliciamento dos descontentes e com fins inconfessáveis dos despeitados.

É por isso que os tais "grandes" que na sua simplicidade a Rosa indicou se tem que entender políticamente e abraçar ... na situação actual, o lema deverá ser "todos por um País e um País para todos".

Sem uma visão nacional e uma reconciliação verdadeira não é possível pensar Timor Leste, por isso é preciso que "os grandes" deêm o exemplo e mostrem ao País, nomeadamente aos jovens que pode haver futuro ... isto tem que ser feito e depressa.

Senhores, que importa um orçamento generoso, se o grau de realização é o que é? Pensem nisto!...

Não se iludam, pois o dinheiro é um meio irracional e importante, mas não faz por si, um País, o País é feito e construindo pela inteligência, poder, força e a vontade das suas gentes, jovens, adultos e seniores ... ficamos assim.

.

5 comentários:

Anónimo disse...

Boa Malai Azul!
Agora sim, começas a raciocionar com lucidez e até visão estratégica. É disso mesmo que Timor precisa e ja precisava antes destes recentes e mais do que lamentáveis acontecimentos.
Sugiro que ponhas nesta ideia tanto entusiasmo e energia, para a sua difusão e implementação, como foi utilizada para defender Alkatiri (de todas as acusações possíveis) há uns tempos atrás!
Timor ainda tem futuro, é preciso não "resignar" cedo demais!

Viva Timor-Leste!!!

Malai Azul 2 disse...

São precisamente as mesmas razões que nos fazem admirar Mari Alkatiri, que nos fazem concordar com este texto.

E a mesma lucidez.

Anónimo disse...

E quem e que governou durante 4 anos e practicamente nada fez por essa juventude?
Porque e que essa juventude sente que nao ha um futuro mais risonho a sua espera?

Se os jovens estao na situacao em que estao quem e que devia ter envidado os esforcos para que eles saissem desse buraco?

Vao dizer que era o PR que devia tomar conta desse recado?

Vamos ser serios!!

Anónimo disse...

Anónimo das 10:11:10 PM:

Você parece mais papista que o papa. Veja só que o próprio Xanana no discurso que fez por ocasião da Conferência dos Parceiros de Desenvolvimento, em Dini, no Hotel Timor em 4 de Abril de 2006 reconheceu que:

(…) “Durante os últimos quatro anos, o Governo não se tem poupado a esforços para melhorar os serviços básicos, sobretudo na educação e saúde. Timor-Leste tem alcançado importantes progressos, através dos programas de desenvolvimento de capacidades humanas e institucionais e, nos últimos dois anos, houve sinais de recuperação económica, após a contracção sofrida aquando da saída de grande número de funcionários da ONU no início de 2002. (…)”

http://siteresources.worldbank.org/INTTIMORLESTE/Resources/President_Speech_TLDPM_Portuguese.pdf#search=%22Movimento%20para%20a%20Liberta%C3%A7%C3%A3o%20de%20Timor-Leste%22

PS: e se ele perde três horas em directo, num discurso à nação, a mandar vir com a Fretilim, não podia usar meia hora para falar com os jovens e chamá-los à razão.

Anónimo disse...

Nem tudo foi negativo e o PR como qualquer um reconhece isso. Mas tambem nao e numa Conferencia dos Perceiros de Desenvolvimento onde o pais (nao so o governo) procura o continuo apoio dos seus parceiros internacionais que o PR ia abordar as partes mais negativas pois nao? Ha que projectar a melhor imagem possivel para assegurar o apoio.

O PR ja apelou aos jovens para pararem com todas as formas de violencia, ou sera que a margarida pensa que devia faze-lo atraves de um disurso a nacao? So faltava agora o PR fazer um discurso a nacao cada vez que se registe algum disturbio num bairro de Dili.

Vamos ser serios.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.