terça-feira, agosto 01, 2006

Comunicado de Imprensa - PN

REPUBLICA DEMOCRATICA DE TIMOR LESTE
PARLAMENTO NACIONAL
Gabinete de Relações Publicas

Agenda Plenária n.º 428/I/4.ª
Terça-feira, 1 de Agosto de 2006


A sessão plenária de Terça-feira, dia 1 de Agosto de 2006, foi presidida pelo Presidente do Parlamento Nacional Sr. Francisco Guterres “Lu-Olo, coadjuvado pelos Vice-Presidentes Sr. Jacob Fernandes e Sr. Francisco Xavier do Amaral, pelo Secretário da Mesa Sr. Francisco Carlos Soares e pelas Vice-Secretárias Sra. Maria Avalziza Lourdes e Sra. Maria Terezinha Viegas.

A agenda plenária de hoje traduziu a continuação da agenda plenária anterior.

Participaram nesta sessão plenária o Sr. Primeiro Ministro, os dois Vice Primeiro Ministros e alguns membros do Governo.

O Sr. Primeiro-Ministro, Dr. Ramos Horta em conjunto com os Vice Primeiro Ministros Sr. Estanislau da Silva e Sr. Rui Maria de Araújo, começaram por responder às questões suscitadas pelos Srs. Deputados na sessão plenária anterior. Nesse sentido, O Sr. Primeiro-Ministro teceu considerações sobre:

• Segurança;
• Reorganização da PNTL e das F-FDTL;
• Justiça, Reconciliação e Unidade Nacional;
• Corrupção;
• Execução Orçamental.


• Segurança e Reorganização da PNTL e F-FDTL:

As duas instituições que guarantem a segurança do Estado Timorense são a PNTL (segurança interna) e as F-FDTL (Segurança externa). No entanto, presentemente estas duas instituições enfrentam um conflito grave, pelo que constitui obrigação do Ministro da Defesa envidar esforços no sentido de resolver o conflito em apreço, para que desse modo se recupere a moral e a unidade da PNTL. Outro problema que continua latente no seio das F-FDTL prende-se com a questão dos peticionários. Neste momento, o Presidente da República e o Governo reactivaram a Comissão de Notáveis de modo a dar continuidade às investigações já iniciadas.
Actualmente, a cidade de Díli é patrulhada pela Força Internacional devido à inoperacionalidade da PNTL. Para que se assegure a devida segurança em cada bairro é necessária a colaboração da própria comunidade. Por outro lado, o Sr. Primeiro-Ministro referiu que existem muitos deslocados que temem regressar às suas casas devido a questões humanitárias e de segurança. Contudo, o Governo continuará a garantir segurança e apoio humanitário aos deslocados.


• Justiça, Reconciliação e Unidade nacional:

São quatro os órgãos soberanos existentes em Timor-Leste e cada órgão detém as suas competências próprias. Nesse sentido, o Sr. Primeiro-Ministro recusou-se pronunciar sobre a questão da justiça, referindo apenas que essa matéria é da exclusiva competência dos tribunais. Neste momento, já se encontram 50 peritos que integram uma Comissão de Investigação Internacional e que irão levar a cabo o processo de investigação sobre os incidentes ocorridos entre 28 de Abril de 2006 e 25 de Maio de 2006, do qual resultará um relatório a ser entregue ao Procurador Geral da República.
O diálogo nacional sobre esta matéria está a ser assegurado pelo Presidente da República, pelos dois Bispos e pelos jovens.


• Corrupção:
O novo Inspector Geral do Estado será nomeado esta semana. Será sua incumbência procurar mecanismos de resolução do problema da corrupção em Timor-Leste.
Os processos já iniciados pelo Inspector Geral do Estado Interino ainda não foram enviados para a Procuradoria.


• Execução Orçamental:
Para que haja uma boa execução orçamental, afigura-se necessário trabalhar em conjunto com a sociedade civil, os chefes de suco e os religiosos.


Por fim, procedeu-se à votação do Programa do Governo, registando-se o resultado de 68 votos a favor, 2 votos contra e uma abstenção.

Depois de aprovado o Programa do Governo, a Mesa do Parlamento Nacional baixou à Comissão de Economia e Finanças a Proposta de Lei N.º 49/I/4.ª sobre o “Orçamento Geral de Estado para o Ano Fiscal de 2006/2007.

.

16 comentários:

Anónimo disse...

"Neste momento, já se encontram 50 peritos que integram uma Comissão de Investigação Internacional e que irão levar a cabo o processo de investigação sobre os incidentes ocorridos entre 28 de Abril de 2006 e 25 de Maio de 2006, do qual resultará um relatório a ser entregue ao Procurador Geral da República."

Ora bem a festa vai comecar. Pelo numero de peritos envolvidos da a entender que nao vao deixar uma pedra por virar. Ainda bem e da-me a impressao que o relatorio que acabarao por entregar ao PGR ira proporcionar mais provas para se prosseguir com as acusacoes.

Vamos a andar!!

Anónimo disse...

O novo inspector geral vai ser nomeado esta semana, e eu gostava de ver o Sr. Joao Carrascalao nomeado para esse cargo!
Jose Cinico

Anónimo disse...

Eu espero bem que investiguem tudo a fundo, todas as ligações, toda a trama, porque não é impunemente que se matam 21 pessoas, ferem dezenas, queimam perto de mil casas e quase três meses depois continuam 150,000 Timorenses deslocados. O crime foi demasiado grave mais a mais numa população que há uns escassos 7 anos tinha visto as milícias a dizimarem o seu país e 30 anos depois da brutal invasão Indonésia. Os crimes são mesmo muito graves.

Anónimo disse...

E já agora, que estão com ammão na massa, bora lá esmiuçar os crimes de 1975. Em lote, aproveitam-se as sinergias e fica mais baratinho.

Anónimo disse...

Anónimo das 3:27:06 AM: e os de 1999, porque é que nunca se lembram destes?

Anónimo disse...

Eu quis dizer desde 1975.

Anónimo disse...

A idiota da margarida ainda continua a insistir nos 21 mortos e diz que nao deve haver impunidade.
Concordo que nao haja impunidade. O vergonhoso e que quer insinuar que essas mortes sao culpa dos que mobilizaram contra o governo de Alkatiri o que nao e verdade.

A verdade e que dos 21 mortos que ela fala, 20 deles sao da responsabilidade das F-FDTL a mando do governo de Mari Alkatiri.
Facam as contas. 10 policias desarmados, 5 civis em Tasitolo (28-29 Abril), 1 militar de Alfredo Reinado e 4 civis do grupo de Rai Los. Ora 10+5+1+4=20 (para a margarida poder comprender).


E como a margarida continua a insistir obstinadamente que so houve 21 mortes isso significa que so resta 1 (21-20=1 para a margarida poder comprender).
Portanto se considerarmos essa morte como sendo da parte das F-FDTL (porque temos que atribuir uma morte ao Alfredo a todo o custo) ninguem mais morreu nesta crise. As outras mortes nas F-FDTL e os familiares de Rogerio e outros civis foram so um pesadelo que nao aconteceu na realidade.

Sera???? Tera sido so um pesadelo ou a margarida e que e atrasada mental por insistir em 21?

Anónimo disse...

Olhe que não estou seguro que mesmo assim com contas simples ela entenda.
Ainda se fosse acompanhado de cartoons infantis....

Anónimo disse...

Ela nao sabe fazer contas de somar.
So de sumir.Quando introduziram a nova matematica de conjuntos em Portugal ela ja tinha passado a reforma.
Como nunca foi alem do primeiro ciclo nao estudou calculo nem trigonometria.Ai o Mari pode dar-lhe uma "maozinha".

Anónimo disse...

Os soldados do Xanana comentam acima!

Anónimo disse...

Mais vale soldado de XANANA que criado dos arabes.

Anónimo disse...

O facto de eu estar frontalmente contra a usurpação do Estado pela FRETILIN, não me impede de repudiar firmemente essas expressões racistas.
Alkatiri é um timorense que deu um contributo importante a Timor-Leste.
Só é pena que não se tenha libertado (e ao partido) dos métodos ML de controlo do Estado.
De contrário, teria merecido o meu respeito.

Anónimo disse...

Anónimo das 10:24:16 AM: quando se discutiu o número de mortes eu expliquei que era o número avançado pelo director do Hospital de Dili em cuja morgue o governo decidiu que se deviam guardar todos os corpos (eram afinal a prova dos crimes para as investigações). A última notícia que confirma esse número é esta de 2 de Junho. Se tiver outra posterior, ponha-a então aqui s.f.f. para se tirarem as teimas:

Notícia LUSATimor-Leste: Violência está a ser coordenada, diz comandante australiano.

Díli, 02 Jun (Lusa) - O comandante das forças australianas em Timor-Leste afirmou hoje que há indícios de que alguma da violência em Díli "está a ser coordenada nos bastidores", sem contudo referir quem está a fazer essa coordenação."Houve um elemento de violência oportunista, mas também há indícios claros de que algumas dessas acções foram coordenadas nos bastidores", disse o brigadeiro Mick Slater à imprensa.

O comandante das forças australianas escusou-se a identificar quaisquer responsáveis por essa coordenação. Slater defendeu, por outro lado, que as condições no terreno ainda não são favoráveis à realização de negociações de paz entre as duas partes em conflito, as autoridades políticas e militares e os mais de 600 militares que abandonaram as forças armadas.

O comandante australiano reuniu-se hoje, em Maubisse, a sul da Díli, com o major Alfredo Reinado, líder dos militares revoltosos, que quinta-feira reiterou a exigência da demissão do primeiro-ministro, Mari Alkatiri.

Em declarações à Agência Lusa, Reinado disse que Mick Slater conversou com ele sobre a situação em Díli, que está "mais calma", e negou quaisquer discussões relativas a uma rendição dos seus homens aos militares australianos."Nem eu nem os meus homens vamos entregar as armas, como muitos querem fazer crer. Porque é que deveria entregar as armas, sou algum criminoso? Eu sou militar e as armas não são minhas, pertencem ao povo de Timor-Leste", disse o major Reinado.

Timor-Leste vive os seus piores momentos de tensão, instabilidade e violência desde que se tornou independente, há quatro anos, na sequência da eclosão , há mais de um mês, de uma crise político-militar que tem sido marcada por divisões no seio das Forças Armadas e da Polícia Nacional, e pelo mal-estar entre o Presidente da República e o primeiro-ministro.

Perante a situação, as autoridades timorenses tiveram de pedir ajuda militar e policial da Austrália, Malásia, Nova Zelândia e Portugal para o restabelecimento da ordem. Uma força de 120 homens da GNR parte hoje para Timor-Leste.

Desde o final de Abril, o Hospital Nacional de Timor-Leste registou a ocorrência de 21 mortos e 122 feridos, de acordo com dados divulgados hoje à Lusa pelo respectivo director, António Caleres.

Além destes números, pelo menos um membro da polícia morreu no hospital de Baucau (Leste) e o major Reinado indicou que três dos seus homens foram mortos em confrontos com as forças armadas.

A ONU calcula que a onda de violência em Díli provocou mais de 100 mil deslocados, a maioria dos quais está em campos de acolhimento ou em instituições da Igreja Católica.

MDR/RBV.Lusa/Fim

Anónimo disse...

Veja la margarida e mesmo sabichona! Afinal nao e atrasada mental. Nao! Pelos vistos aquela dos quatro caixoes nos funerais das F-FDTL foi uma encenacao "holywoodesca" como a margarida tanto gosta de dizer, nao foi? E essa da familia que morreu carbonizada em sua casa foi tambem uma grande mentira ate porque ja nem dava para reconhecer os corpos. Quem pode garantir que eram restos humanos, nao e? E ja agora margarida pode nos dizer quantos membros de familia e que nao morreram carbonizados em sua casa. Voce tem a obrigacao de saber porque escreveu tanto sobre essas "mortes" de maneira a culpar os anti-Alkatiristas.
Va la faca um esforcozinho. Ou sera que a memoria ja lhe falha?

Anónimo disse...

Anónimo das 2:45:32 AM: esqueceu-se que já estão aí a trabalhar cinquenta peritos internacionais no âmbito do império e esqueceu-se que TODAS as mortes ocorreram entre 28 de Abril e 24 de Maio. Não é preciso ser-se sabichona, basta ir lendo as notícias e saber distinguir entre informação factual e as fantasias sos Salsinhas & friends.

Anónimo disse...

Tomara eu ser criado la do Rei do Kwait! Seria bom, enquanto tu continuavas a limpar os ultimos pingos daquela velha bengala com tu sweet lips!

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.