terça-feira, julho 18, 2006

Vítimas do Reinado - Tradução da Margarida

De um leitor:

No próximo dia 20 de Julho haverá uma cerimónia funerária para os militares que morreram durante estes tempos problemáticos.

Uma das vítimas morreu em Fatuhahi em confronto com o grupo de Alfredo Reinado group. Vimos no programa Lateline da SBS Alfredo Reinado contra até dez e disparar contra pessoas que viu a moverem-se no mato.

Será Alfredo questionado sobre a morte deste soldado?

6 comentários:

Anónimo disse...

Ja vimos tambem esse programa SBS e o que vimos foi o Alfredo a pedir que os soldados que avancavam contra as suas posicoes se retirassem para evitar um confronto armado.
Avisou varias vezes e nao foi ouvido. Mesmo assim fez uma contagem ate 10 em voz alta como ultimo aviso e mais uma vez foi ignorado.

Essa sua conduta foi o suficiente para comprendermos que ele queria a todo o custo evitar um derramamento de sangue mas infelizmente os soldados nao o quiseram ouvir.
Nessa situacao a unica solucao que lhe restou foi defender-se para nao ser capturado ou morto.

O mais grave foi o comunicado de imprensa do gabinete do PM que mentiu descaradamente dizendo que o Alfredo tinha emboscado soldados desarmados das F-FDTL de regresso aos seus quarteis depois de terem recebido os seus salarios.
A batalha que se desenrolou e prova sem margem para duvidas de que os supostos soldados desarmados que Alfredo alegadamente tinha emboscado estavam bem armados e ate com lanca-granadas. E estavam engajados numa operacao militar para capturar o Alfredo numa altura em que Ramos Horta estava a envidar esforcos para organizar negociacoes entre todas as partes com a plena concordancia de Alfredo.

Que sejam ditas as verdades! As mortes que ocorreram nesse encontro foi deveras infeliz e atingiram ambos os lados.

Anónimo disse...

Anónimo das 8:54:57 PM : já o estou a ver na primeira fila da cerimónia quando o Xanana resolver condecorar estes desertores golpistas, com a ordem da abóbora dourada...

Anónimo disse...

ELE DEVIA TER SIDO MORTO, POIS SO MORTO E QUE SERIA PRESTAVEL PARA ALGO: ESTRUME.
UM ABRACO
MAU BEICK

Anónimo disse...

Claro que Alfredo não será questionado por absolutamente nada.

Até agora foi tratado como herói nacional pelo Presidente da República.

A Procuradoria está apenas concentrada no caso de Rogerio Lobato e Alkatiri mesmo não tendo havido mortes como consequência das alegadas acusações.

Os casos em que houveram mortes ainda nem sequer começaram as investigações.

Se a Procuradoria fosse independente como em qualquer país do mundo daria prioridade às investigações em que morreram pessoas.

O caso de Rogério e Alkatiri não teria qualquer prioridade sobre os casos de morte uma vez que já nem sequer são ministros.

O problema é mesmo a falta de independência da Procuradoria Geral que assimestabelece prioridades politicas e não da verdadeira aplicação da justiça.

E para reforçar o estado actual da Procuradoria o Presidente da República nomeia um Procurador Geral ilegal e de carácter duvidoso já que foi acusado de corrupção.

É evidente que só vai ser investigado quem o Presidente da República achar conveniente.

Anónimo disse...

O Mau Beick e mesmo o Fote Make Riba como um anonimo disse num outro comentario. Ve-se pela escrita em maiusculas e o pseudonimo em tetum mal soletrado. Devia ser "Mau Beik" e nao "Mau Beick" assim como devia ser "Foti Maka Riba" e nao "Fote Make Riba".
Hahaha...foste apanhado fotE makE riba.

Anónimo disse...

NAO COMPREENDO O QUE ESTA AQUI ACIMA? O QUE E ISTO?

SUKAERMUSAN

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.