terça-feira, julho 18, 2006

As versões Rebeldes&Desertores - Tradução da Margarida

Tradução:


Presidente Xanana Gusmão: “O grupo do Major Alfredo partiu para acalmar a situação”

O Presidente Xanana Gusmão reiterou que o Major Alfredo e os seus elementos saíram do Quartel-General das F-FDTL para garantirem a segurança da população em Aileu e para acalmarem a situação. Gusmão disse que Alfredo continua a submeter-se ao Brigadeiro General Taur Matan Ruak mas sente que ainda não é apropriado para eles regressarem a Dili. O Presidente falou com os media depois de ter tido uma reunião com Alfredo Reinaldo na sua residência em Balibar .

O Major Alfredo, segundo a reportagem disse que está pronto para se encontrar com o Brigadeiro General Taur Matan Ruak para o informar da sua decisão de ir para Aileu seguindo procedimento militar. Diz que ainda reconhece Ruak como Brigadeiro Comandante das F-FDTL e que gostaria de ter um dialogo para reconhecer a autoridade do Presidente como Comandante Supremo das forças armadas e que está preparado para ir a qualquer sítio a pedido do Presidente.

Entretanto, o Brigadeiro General Taur Matan Ruak, segundo a reportagem disse que o comportamento do Major Alfredo Reinaldo é considerado pior que o dos peticionários. Falando no programa da RTTL, “Interactive”, Taur disse que a preocupação principal agora não vem dos 591 peticionários mas do grupo do Major Alfredo que recentemente saíram dos quartéis das forças armadas. “Gostaria de informar o público que ele [Alfredo] deixou a cidade sem autorização e conhecimento do comando,” disse o responsável das F-FDTL. Considerou que a deserção dos peticionários sem armas já é considerada criticável, quanto mais as dos completamente armados. O Brigadeiro General disse que está a fazer um esforço para falar com Reinaldo e convencê-lo a não usar as armas e a devolvê-las à instituição F-FDTL.
(DN, TP, STL)
.

4 comentários:

Anónimo disse...

De que data é isto?

Anónimo disse...

Presidente Xanana Gusmão: “O grupo do Major Alfredo partiu para acalmar a situação”

Aqui está a explicação do tratamento especial que o Presidente da República e os miliatres australianos dedicaram a Alfredo.

E também é de certeza a explicação para o facto de o Procurador-Geral não o ter notificado para prestar declarações como arguido.

Afinal o homem é que acalmou a situação.

É vergonhoso Zé Alexandre (mais conhecido por Xanana Gusmão)...

Anónimo disse...

Saturday & Monday, 11-13 March 2006
(TP, DN, STL)

Political and economic observer Aristides Afonso has criticized President Xanana’s handling of the issue, saying that he has erred in trying to handle the issue from a philosophical point of view. “I very much respect President Xanana, however, if he really did have an interest in resolving the case, then it would not have been blown out as it has”, stated Afonso to TP last Friday. He stated that in his opinion, the President should identify who was the instigator of the action, and who were just the followers. He said that these followers could then be ordered to re-join the institution, so that the case could be resolved.

Anónimo disse...

Noticias velhas.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.