sexta-feira, julho 28, 2006

Nota da Redacção para leitores menos atentos

Este blog não é serviço público, nem um orgão de comunicação social.

Desde sempre que não escondemos a nossa opinião e damos espaço a quem tem uma opinião contrária, permitindo comentários sem qualquer censura, desde que não sejam insultuosos (demais).

Estamos convictos de que houve uma enorme manipulação e que a situação que se vivia há uns meses atrás não justificava estes acontecimentos.

Os comentários que escolhemos para fazer POST na página principal são aqueles com os quais nos identificamos.

Não somos da Fretilin, pelo simples facto de não sermos timorenses. Mas provavelmente, caso fossemos timrenses, votariamos no partido que mais condições tem de governar este país. Nem que seja pela admiração que temos pelo sentido de Estado seus líderes, como o têm demonstrado ao longo destes últimos anos e principalmente como se têm comportado, como verdadeiros democratas, neste período conturbado.

P.S. Pode criar facilmente o seu blog em: http://www.blogger.com

.

45 comentários:

Anónimo disse...

Embora Timorense que nao vive em Timor, tambem nao sou da Fretilin ou outro qualquer partido politico Timorense, mas nao quero dizer com isso que nao estou interessado no que se passa na minha terra de nascimento. Comecei a utilizar este blog para escrever meus comentarios para demonstrar o meu discordo em como um Governo eleito Democraticamente foi derrubado de uma maneira que ofende todos os principios da Democracia.
Esta claro que de quando em vez escrevo certas coisas que certos individuos que aqui frequentam, nao gostam, mas faco-o para manter este Blog mais controverso e ameu ver para alguns darem umas gargalhadas!
Quero deixar aqui os meus sinceros agradecimentos, por todo o VOSSO trabalho e tambem a paciencia para nos aturar! Long live TIMOR ONLINE

Fote Make Riba

Anónimo disse...

dito....d:o)e bem dito...

Anónimo disse...

APOIADO!!!!

Anónimo disse...

Obrigado por deixar, finalmente, claro qual é a postura dos responsáveis por este Blog.

O que me parece que as pessoas que tentam enxuvalhar o Blog não entenderam ainda é que, de facto, têm a liberdade de criar um Blog próprio onde poderão disparatar e opiniar no sentido que desejarem.

Independentemente de serem ou não timorenses, de serem ou não membros da Fretilin, o importante foi terem criado um espaço que:

1. informa - a) apresentando um 'retrato' dos acontecimentos enquanto estão a decorrer (quase como se estivéssemos a ver através de uma webcam - será que alguém alguma vez se lembrou de manter duas ou três colocadas em pontos centrais de Díli?) b) reproduzindo as principais notícias divulgadas por um conjunto de órgãos de informação são aqui reproduzidas e, quase sempre, em duas línguas e, c) divulgando os comunicados oficiais dos órgãos de soberania de Timor-Leste.

São três fontes de informação que nos permitem formular opiniões próprias.

2. permite o debate - tornando-se num espaço de livre expressão, análise e crítica.

Só estes dois pontos conjugados contribuem mais do que qualquer serviço público de comunicação social, exactamente porque o Blog não está sujeito ou constrangido aos princípios do funcionamento da comunicação social.

Pouco me importa saber o(s) nome(s) por detrás do Blog, quem é ou deixa de ser Malai Azul.

O que foi importante, foi o Blog ter surgido num momento em que:
1. nada mais existia a permitir a liberdade total de expressão;
2.foram os nossos olhos perante acontecimentos sérios e determinantes para o futuro do país;
3. foram a nossa fonte de tanta informação;
4. foram o nosso (quase) único espaço interactivo de indignação e reacção perante actos de atropelo ao Estado de Direito Democrático.

Mais uma vez, Obrigado, Malai Azul e a todos quantos têm contribuído para manter e dignificar este espaço de que já não prescindimos.

Anónimo disse...

MALAI AZUL/TIMOR ONLINE
A VIDA ESTA RECHEADA DE PRECALCOS.
QUANDO UMA PESSOA OU ENTIDADE SE
APREGOA DEMOCRATICA TEM QUE TER OS MECANISMOS NECESSARIOS PARA O QUE "DER E VIER".A MINHA LIBERDADE ACABA ONDE A TUA COMECA. TAMBEM ESTOU MUITO GRATO POR EXISTIRES E ME POSSIBILITARES O DESAFOGAR DAS MAGOAS, O DESOPILAR DOS FIGADOS E, MUITA DAS VEZES NAO ALINHO COM OS TEUS PONTOS DE VISTA NEM COM OS DA OPOSICAO.NAO SENDO UM VEICULO DA FRETILIN/MARI, SO PECAS AS VEZES POR NAO PORES UM POUCO MAIS DO "OUTRO PONTO DE VISTA", O QUE CERTAMENTE ACABARIA COM O PIU DE ALGUNS DOS TEUS OPOSITORES.
MAS EU GOSTO DE DIZER QUE ESTOU SEMPRE A APRENDER (HA MAIS DE 51)E ESPERO QUE O MESMO A TI ACONTECA.AFINAL NINGUEM NASCE ENSINADO E O SABER NAO OCUPA LUGAR.
VIVA O TIMOR ONLINE!
VIVA PORTUGAL!
VIVA TIMOR LESTE!
VIVA A AUSTRALIA!

MAU DICK
(ALUNO DO TERCEIRO GRAU EM DEMOCRACIA PLURALISTA)

Anónimo disse...

Eu gosta muito Malai Azul!
Malai Azul e um gajo porrero malaquias.Domingo eu vai na missa e vai pediu o Maromac para deu muita saude para ele.Eu nao gosta Margarida.Ela esta no longe daqui e fala barato, nao conhece o realidade do Timor.Margarida e o nome do flor bonito mas eu nao gosta do margarida.Eu so gosta de flor de Santo Antonio, Cravo e o outro flor Canela. Eu pensa vos prendeu o Reinado e agora o varulho bai ficar grande.Nos diz nunguranca te sai didiak.
O tropa do GNR e muito forte e mete o pedra de gelo no cu do pessoa que arranja barulho.Tem cuidado oh malandro por ai.Agora eu vai montar um buisiness de fabricar o pedra de gelo para o tropa de GNR comprou.

Gelo atan.

Anónimo disse...

O gelo atan esta a fingir que nao sabe escrever e falar portugues ou a emitar um Timorense que nao domina a lingua de Camoes, mas foi engracado o que escreveu. Por outro lado sou de opiniao de que a Margarida eh necessaria neste blog. Obrigado mais uma vez ao Malae Azul e aa Margarida que sabem mais de Timor que muitos Timorenses.

Anónimo disse...

anónimo:11:43:47 PM
ñ concordo com isto..! podes dar elogios a quém tu achaste mas a dizer que a margarida e o malau azul sabem mais do que um timorense amigo pera ai..! ok
eles os dois podem saber o que esta a passar neste momento em timor mas sentir e saber como timorense eu não acredito 100%.

Anónimo disse...

Tambem eu nao gosto do estilo da Margarida. e demasiado pretenciosa . No entanto gosto da simplicidade inteligente do Malai Azul. Tem boas dicas para debates e quando entra e com clareza. Porem devo dizer que a Fretilin nao e o unico partido que consegue governar. E o pais mais rico que os outros por isso tem todo o mecanismo para fazer a sua campanha como sempre o tiveram. Quanto e que acham que se paga para trazer tanta gente a Dili para manifestações? Se de acordo com a Lusa quando a FRETILIN veio manifestar-se em Dili e que no total seriam mais de 15 mil pessoas....Quanto não custa dar de comer a essa gente, mesmo que seja so milho com feijão. Têm dinheiro , podem coprar e prometer meio mundo, isso nao quer dizer que sejam os melhores. Sera que a Mafia Italiana e boa para governar Italia?

Anónimo disse...

Pronto, assim ficou explicado.
Comentários podem ser de qualquer direcção, posts só os que são pro-FRETILIN.
Muito bem.
Não quer dizer que eu concorde, porque ficaria mais rico com pluralismo de ideias, como qualquer sociedade, mas fica aqui espelhado que pluralismo não é sinónimo de ser apoiante da FRETILIN.
Henry Ford (nos tempos do Modelo T que só era fabricado em preto)dizia aos seus vendedores que argumentavam que as vendas de automóveis podiam aumentar se os clientes pudessem escolher outra cor do carro, que os clientes eram livres de escolher a cor que quisessem, desde que escolhessem preto

Anónimo disse...

Obviamente que foi uma questão de tempo até ter de disponibilizar os automóveis em todas as cores. É assim é qualquer lado e em tudo na vida. A monocor tem sempre o prazo marcado.
Simplesmente porque é da natureza humana, mais dia menos dia, chatear-se de andar encarneirado.

Anónimo disse...

"Têm dinheiro , podem coprar e prometer meio mundo, isso nao quer dizer que sejam os melhores"
pois nao, mas tb gostava de saber qual o partido no mundo que ainda nao tenha movimentado pessoas com promessas, e quantas vezes bem mais vãs que as da fretilin...
quanto ao pagar e comprar meio mundo, devo dizer que tendo vivido em timor, sendo descendente de timorenses, posso afirmar que os timorenses nao se movem apenas por uma tigela de arroz e um pouco de feijao. alias, assumir que as manifestaçoes (a favor de uns ou contra outros, nao interessa) só se deram pq as pessoas foram compradas é insultuoso para este povo, e é ter memoria curta em relaçao às decadas que lutaram com imensos sacrificios. e lutavam por um sonho, por uma promessa que tantos e tantos por esse mundo fora afirmavam ser impossvel de atingir.
a força esteve, e está, de facto nas palavras, nas promessas, está em criar ilusoes. as expectativas de uma vida melhor eram altissimas naquela noite de 2002 em tacitolo. a frustraçao de tal nao ter ainda acontecido é na mesma proporçao, e apelar a isso, é simplesmente colocar fogo em palha seca.... ha sempre quem se saiba aproveitar, e bem, destas situaçoes, assim como ha sempre quem se venda, e quem por desespero se deixe comprar a qq preço, mesmo uma tigela de arroz.
agora, entre salsinhas, reinados e fretilin, eu vou por aqueles que sempre deram provas de um intuito maior que a sua agenda pessoal.
hoje, como ha 30 anos atras, o povo timorense continua a ser julgado e criticado por um olhar e moral ocidentais sem qq conhecimento das suas complexidades, nem qq respeito pelas suas decisoes.
as vantagens deste blog é ser unica e exclusivamente dedicado a timor, e com isso dar voz a opinioes timorenses. só este facto vale por tudo, o meu muito obrigado!

ps: a quem achar que ha pouca pluralidade aqui expressa, pois que faça pesquisa, nao se fique por aqui, ha milhares de sites à disposiçao, é só preciso alguma dedicaçao. alias, quem de tal se queixa, ao contrario de ser o que se afirma ser (exigente e democrata), para mim, sofre apenas de preguiça mental.... sigam o conselho do malai azul, e vao a www.blogger.com, que a gente depois vai la ler, e comentar, o que tem a dizer
qto à margarida, independentemente de ter dado alguns pontapes na historia de timor, independentemente da sua agenda politica, ha que louvar a sua dinamica e a sua curiosidade que a levaram a querer conhecer mais de timor, que nao se contentou com o que lhe é oferecido no blog, e tem ido em busca de outras fontes, contribuido para todos nos. obrigado!

Anónimo disse...

"Têm dinheiro , podem coprar e prometer meio mundo, isso nao quer dizer que sejam os melhores"
pois nao, mas tb gostava de saber qual o partido no mundo que ainda nao tenha movimentado pessoas com promessas, e quantas vezes bem mais vãs que as da fretilin...
quanto ao pagar e comprar meio mundo, devo dizer que tendo vivido em timor, sendo descendente de timorenses, posso afirmar que os timorenses nao se movem apenas por uma tigela de arroz e um pouco de feijao. alias, assumir que as manifestaçoes (a favor de uns ou contra outros, nao interessa) só se deram pq as pessoas foram compradas é insultuoso para este povo, e é ter memoria curta em relaçao às decadas que lutaram com imensos sacrificios. e lutavam por um sonho, por uma promessa que tantos e tantos por esse mundo fora afirmavam ser impossvel de atingir.
a força esteve, e está, de facto nas palavras, nas promessas, está em criar ilusoes. as expectativas de uma vida melhor eram altissimas naquela noite de 2002 em tacitolo. a frustraçao de tal nao ter ainda acontecido é na mesma proporçao, e apelar a isso, é simplesmente colocar fogo em palha seca.... ha sempre quem se saiba aproveitar, e bem, destas situaçoes, assim como ha sempre quem se venda, e quem por desespero se deixe comprar a qq preço, mesmo uma tigela de arroz.
agora, entre salsinhas, reinados e fretilin, eu vou por aqueles que sempre deram provas de um intuito maior que a sua agenda pessoal.
hoje, como ha 30 anos atras, o povo timorense continua a ser julgado e criticado por um olhar e moral ocidentais sem qq conhecimento das suas complexidades, nem qq respeito pelas suas decisoes.
as vantagens deste blog é ser unica e exclusivamente dedicado a timor, e com isso dar voz a opinioes timorenses. só este facto vale por tudo, o meu muito obrigado!

ps: a quem achar que ha pouca pluralidade aqui expressa, pois que faça pesquisa, nao se fique por aqui, ha milhares de sites à disposiçao, é só preciso alguma dedicaçao. alias, quem de tal se queixa, ao contrario de ser o que se afirma ser (exigente e democrata), para mim, sofre apenas de preguiça mental.... sigam o conselho do malai azul, e vao a www.blogger.com, que a gente depois vai la ler, e comentar, o que tem a dizer
qto à margarida, independentemente de ter dado alguns pontapes na historia de timor, independentemente da sua agenda politica, ha que louvar a sua dinamica e a sua curiosidade que a levaram a querer conhecer mais de timor, que nao se contentou com o que lhe é oferecido no blog, e tem ido em busca de outras fontes, contribuido para todos nos. obrigado!

Anónimo disse...

Viva a Catarina Margarida Eufémia.

Anónimo disse...

Parabéns e continuem !


Ah! seria interessante a existência de outro Blogger, anti-FRETILIN e pró Xanana,Alfredo etc


Ao menos ficaríamos a "entender melhor" algumas das posições que aqui aparecem.

Se não tiverem ideias a expor podem encher o blogger com os comentários-tipo como o anterior...

Será é difícil entenderam-se todos como anónimos, mas...


Ou será que não são capazes?
Pelos menos tinham o mérito de desmascarar as invenções da Margarida...

Fica o desafio FORÇA PESSOAL
MANUELA MARIA

Anónimo disse...

Meus amigos...os militantes da fretilin nao precisam de ser pagos por ninguem para fazerem manifestacoes apoiando os seus lideres.
Eu participei na manifestacao. Eu estive la com o verdaeiro povo. Eu presenciei este acontecimento lindo.
Uma manifestacao pacifica, mesmo quando os manifestantes contra o governo atiravam pedras e nos insultavam a torto e a direito, continuamos calmos.
Tou farto de bocas ignorantes. Falem algo de jeito.
Quanto ao blog: muitos parabens ao Malay Azul e a margarida. Este e o unico espaco onde se encntra a verdade.

VIVA A FRETILIN

Anónimo disse...

nos anos 40 eram os "colunas negras", os timorenses fascistas que se aliaram aos invasores japoneses, depois foram os que se juntaram aos indonésios e as milícias em 99, e agora em 2006 quem adivinha? a história tem destas coisas ou pseudo-continuidades... mas apesar de tudo, move-se!

Anónimo disse...

Ser-se da FRETILIN ou pró-FRETILIN não tem nada de mal. Tal como não tem mal algum ser-se de outro partido qualquer ou pró-qualquer outro partido qualquer.
O grave é não se ser capaz de reconhecer os erros de quem nós apoiamos. Seja quem for. Porque todos cometemos erros. E todos os partidos cometem erros. E quem governa está ainda mais sujeito a cometê-los.
O que me aprece absurdo é a defesa cega seja de projecto político for.
Até porque a verdade é encontrada na dialéctica e não no seguidismo.
Conhecemos demasiados exemplos negativos de seguidismo no mundo inteiro para sequer nos atrevermos a defendê-lo. No espaço deste blogue encontra-se a verdade enquanto for permitida a diversidade de opiniões. Caso contrário, transforma-se no órgão oficial da FRETILIN e como sabemos, quando assim é, a verdade morre em três tempos. Passam a existir apenas as verdades oficiais, que todos muito bem sabemos, não passam de propaganda facciosa e inútil.
Mas é evidente. Este espaço não é um serviço público e portanto se o dono do Blogue preferir que apenas se coloquem opiniões seguidistas, está no seu direito.
Uma coisa é certa, a partir daí a credibilidade do blogue enquanto fórum de discussão vai-se pelo cano abaixo. Terá a mesma credibilidade que o "Povo Livre" ou "Avante", isto é nenhuma.
É o Blogue que fica a perder.
Mas pronto, sempre servirá de para manter o ânimo do pessoal alinhado.
Passem bem.

Anónimo disse...

anónimo:8:21:05 AM
comcordo com ele 100%

Anónimo disse...

Anónimo das 8:21:05 AM : Diz “No espaço deste blogue encontra-se a verdade enquanto for permitida a diversidade de opiniões” e francamente não percebo a sua preocupação. Acha que o Malai Azul ainda precisa de provar que permite a diversidade de opiniões quando as tem permitido já há dois meses e meio? Eu não sou tão desconfiada. Agora reconheço-lhe é o direito como “dono” do blog de destacar o que entende destacar. Quanto à blogoesfera considero-a um espaço público e no meu entender acho que uma pessoa se deve comportar na blogoesfera como se comporta em qualquer espaço público, isto é com liberdade e com urbanidade.
Quanto à sua opinião sobre a imprensa partidária, discordo dela. E até conheço alguma imprensa partidária e não só portuguesa, também costumo “visitar” alguma brasileira, francesa, cubana e nas alturas das eleições visito outras. E o que lhe digo é que tenho encontrado coisas muitíssimo interessantes nalgumas. E quanto à que me diz respeito mais directamente garanto-lhe e sem facciosismo, que o semanário do meu partido até o considero o mais completo e o mais bem feito semanário português, e até está on-line. Por exemplo sobre questões dos trabalhadores e internacionais geralmente só lá encontro informação que em mais nenhum encontro, e disto falo com conhecimento de causa porque sempre fui leitora compulsiva e sempre li praticamente todos os semanários da imprensa portuguesa.

Anónimo disse...

anonimo:9:01:38 AM
prefeitamente estou de acordo com este anónimo parabens..!

Anónimo disse...

Margarida, comportamento com urbanidade?

Concordo com o comment Sábado, Julho 29, 2006 8:21:05 AM

TOTALMENTE !

De certo modo ainda bem que por aqui andam diferenciados, obrigado Malai Azul. Dava um trabalhão ter feito um blog... para dividir... não sou apologista de tal. Aliás até o timorverdade teve de vir para aqui... para não dispersarem.

A manobra estava pensada, teve propaganda na press portuguesa e sabe-se lá mais o quê. Boa!

Mas que é o Blog de um certo núcleo da FRETILIN não há dúvidas!

Anónimo disse...

Margarida,
Apesar de já toda a gente saber, não vale a pena revelar a sua côr, assim tão directamente.

Um grande bem haja para si.

Anónimo disse...

Esperemos que aprendam alguma coisa. Ou já agora até pensam que se safavam de uma coisa evidente ao fim de 4 anos: que há claramente um desgaste da FRETILIN?!

Pois é normal é ela que está a governar... como se vai vendo...

Anónimo disse...

A mim não me perturba a cor. O que perturba é o que a cor acaba por fazer ou melhor por querer fazer: pintar tudo da mesma cor! É uma tremenda falta de imaginação com um país tão belo, tão diferenciado na sua cultura, nos seus dialectos e língua.

Não sejam assim tão absolutistas pois já se viu que isso não vai ser nada fácil.

A LUTA CONTINUA!

VIVA XANANA GUSMÃO!

O único que não coloca dúvidas na sua eleição! Ou coloca?

Anónimo disse...

Em resposta ao a anonimo da 2: 08:28 am 29 julho

Tem toda a razão quando diz que o timorense não se vended por um prato de milho com feijão, claro que não é muito mais caro...
O que entendi do comentario anterior ao seu era o facto de realar o que se gasta por um prato de milho com feijao como parte das despesas basicas de uma manifestacão especialmente quando há deslocações do interior para Dili.. Isso custa dinheiro assim como também os transortes de ida e volta, a gasolina, etc...Só quem tem dinheiro pode gastar nisso! Creio que essa era a intenção do comentário do participante. E não há dúvida nenhuma que a FRETILIN tem fundos e não pouco...facto que os outros partidos não tëm. Sei de casos que os manifestantes que particpam nas manifestações dos seus partidos que nãp a FRENTE trazem o seu milho e a sua mandioca para poerem aguantar. Isso sim é militancia pura e verdadeira. Só dão sem esperar nada em retorno porque sabem que os seus partidos pequenos não têm posses mans nem por isso são cegos e vëm o que stá errado com a FRENTE...Essa é adiferença e como são partidos pobres não podem comprar meio mundo.

Antonio Marujo

Anónimo disse...

Anónimo das 9:26:01 AM: com urbanidade quero dizer, civilizado, educado.

Anónimo das 9:28:06 AM: para mim não há tabus e defendo que nos devemos aceitar tal como somos.

Anónimo das 9:36:11 AM: uma coisa é o desgaste natural, outra é a imoralidade de se provocar uma crise em instituições tão importantes como as F-FDTL e PNTL que arrastou o caos social traduzido em mortes, feridos e deslocados e uma séria ferida na soberania naciona.

Anónimo das 9:40:47 AM: quer algo mais absolutista do que todo o caos criado para satisfazer as ambições de um homem e dos intereses que se movem à sua volta? Lembre-se que o poder político radica no povo e é exercido nos termos da Constituição. E isso o seu PR não o faz.

Anónimo disse...

anonimo:9:46:26 AM
ninguém contesta a governação de fretilin mas, sim o que se passou durante a governação de fetilin...! sr sabes ou não..?

Anónimo disse...

Anónimo das 9:59:47 AM: inventaram esta crise toda, nem escrúpulos tiveram em dividir as F-FDTL e escavacar a PNTL e não contestavam a governação da Fretilin?

Nem faço ideia do que é que se passou de tão grave na governação da Fretilin que justificasse a morte de 21 pessoas, dezenas de feridos, perto de 1000 casas incendiadas e 150,000 deslocados para correr com o Alkatiri antes das eleições de 2007. Mas se me quiser explicar, agradecia.

Anónimo disse...

"E quanto à que me diz respeito mais directamente garanto-lhe e sem facciosismo, que o semanário do meu partido até o considero o mais completo e o mais bem feito semanário português, e até está on-line. Por exemplo sobre questões dos trabalhadores e internacionais geralmente só lá encontro informação que em mais nenhum encontro"


Escrever isto sobre o semanário do próprio partido, não é facciosismo. Então o que é facciosismo?
E só lá encontra informação que em mais nenhum encontra, pela mesma razão daquela mamã que foi assistir ao juramento de bandeira do filho e quando a recruta toda começou a marchar, achava que o filho era o único com o passo certo.

Anónimo disse...

margarida disse :

"E quanto à que me diz respeito mais directamente garanto-lhe e sem facciosismo, que o semanário do meu partido até o considero o mais completo e o mais bem feito semanário português, e até está on-line."

Palavras para que?

E se so foram 21 mortos no total, 20 foram da autoria das F-FDTL a mando do governo. (10 policias, 5 civis em Tasitolo, 1 militar do grupo de Alfredo Reinado e 4 membros do grupo de Rai Los)

Afinal quem sao os criminosos?

Anónimo disse...

Não torno aqui. Não interessa tanto facciosismo para a causa de Timor-Leste.
Não vos dou os parabéns.Envergonho-me que os meus concidadãos, os portugueses, se metam onde não devem e sejam tão fanáticos. Não percebem o mal que estão fazendo a Timor-Leste e a Portugal.
Para mim, nunca mais! Nem Malai Azul, nem Margarida. Quem é sério? Porque nunca dão a cara? Quem convida tanto gente a escrever anónima com medo de dar a cara porque os donos do blog se escondem atrás de um simples nome que pode ser falso? Assim se adivinham os interesses e objectivos que anima esse grupo do blog. Navegam em águas demasiado turvas!

Anónimo disse...

Anónimo das 10:56:24 AM : sobre o semanário do meu partido disse que era o mais completo e o mais bem feito e que sobre questões dos trabalhadores e internacionais geralmente só lá encontro informações que não encontro em mais nenhum. E também disse que leio todos os outros. É uma opinião fundamentada, se discorda, contraponha a sua. Seria facciosa se dissesse que é o único que leio, ou que é o único que interessa ler. Você ao menos costuma lê-lo? Sabe do que eu estou a falar? Ou só porque é partidário, acha logo também que não é credível? Quem é que afinal tem palas nos olhos?

Anónimo das 11:04:08 AM: deve ser dos que andaram a exigir um tribunal internacional não para apurar o que se passou mas tão somente para à outrance incriminar o Alkatiri e assim minar a sua autoridade, pois o que diz resume a campanha dos argumentos terroristas que arremessaram contra ele: desde a “autoria” (e subentendido fica de inconstitucionalidades), ao exagero do número de vítimas, ao labelo de criminoso. Escamoteando cuidadosamente que os elementos das F-FDTL devem ser por imperativo constitucional apartidários e devem obediência à sua hierarquia e esta aos órgãos de soberania competentes e que às F-FDTL está vedada qualquer intervenção política.
Esquece-se que é constitucional o direito de todos os cidadãos à liberdade, segurança e integridade pessoal e que são proibidas as associações armadas, militares ou paramilitares ou que promovam o terrorismo. E estas foram só algumas das questões que nomeadamente o grupo de Alfredo esqueceu, e que você apoia.

Anónimo disse...

Anónimo das 4:39:08 PM : garanto-lhe que sou só leitora do timor-online e que “dona” sou do meu nariz e das minhas opiniões. E se não for indiscrição, porque é que também usou do anonimato? A mim isso não me incomoda por aí além, mas já que se queixou, porque é que recorreu ao mesmo?

Anónimo disse...

Pois claro. 10% dos votantes portugueses concordam consigo, os outros 90% são estúpidos.

Anónimo disse...

Mas em Potugal ha menos de 10% de comunas.Estara a contar com aqueles que comem bolota?

Anónimo disse...

ACABOU O COMUNISMO!!! Keep On Dreaming!!

Anónimo disse...

Querido Malai Azul:
Obrigada por teres criado este blogg! Através destas linhas podemos perceber o que se passa em Timor! A Margarida também é precisa e todos os que utilizam o blogg, porque sem eles (nós), o blogg não existe! Com tanta guerra no mundo , escusamos é de nos ofender uns aos outros, quando o que queremos realmente é falar da PÁTRIA QUE TANTO AMAMOS:TIMOR LOROSAE! Vamos em frente e tentar não esquecer que aquilo que escrevemos pode ser lido por milhões de pessoas... Então, façamos a roda da PAZ, para que todos unidos consigamos dar essa mesma PAZ! O mundo bem precisa dela!!
FÍTUN TACI

Anónimo disse...

Milhoes de pessoas? Nao exagere Fitun Taci. As visitas ao timor-online ainda so rondam os 55,000.

Anónimo disse...

Não se pode é confundir AMAR A PÁTRIA com seguidismo sectário e cego.
O facto de não se prestar vassalagem cega à FRETILIN não significa AMAR MENOS A PÁTRIA. Era só o que faltava.

Anónimo disse...

Anónimo das 1:18:31 AM: já não é tempo de se prestar vassalagem a ninguém, interessa é olharmos o mundo com os olhos bem abertos e principalmente sem palas e fazermos um esforço para tentarmos perceber o ponto de vista do outro.

Anónimo disse...

Criar o caos e instabilidade, sofrimento e morte ao Povo, para atingirem os vossos objectivos, porque nao os conseguem atraves das urnas, eh NAO Amar a Patria!

Anónimo disse...

Margarida, nem acredito no que escreveu.
Que súbito poder astral a iluminou?

Anónimo disse...

E Viva XAnana e HORTA!!!
Abaixo ALKATIRI E Lu-Olo!

MAlai Azul e MArgarida este blog é optimo porque é a unica forma de expressarmos as nossas opiniões sem ser perseguidos ou vitimizados.
Timorense e sou do MRPP de Portugal
Viva Timor!!!
Viva Portugal!!!

Anónimo disse...

ao anónimo da 12:16:45 AM


eu digo PODE SER LIDO! Não quer dizer que seja.
Fítun Taci

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.