sexta-feira, julho 28, 2006

As opiniões sobre Alfredo Reinado

Se está em Timor-Leste certamente que leu ou ouviu as seguintes opiniões sobre o Alfredo e sus muchachos que eu encontrei no site da Unotil (que traduzi) e cujo link deixo no fim, e que aqui coloco para refrescar memórias:.

Daily Media Review

Sábado & Segunda-feira, 13-15 Maio 2006
Presidente Xanana Gusmão: “O Major Alfredo partiu para acalmar a situação”

O Presidente Xanana Gusmão reiterou que o Major Alfredo e os seus elementos saíram do Quartel-General Militar das F-FDTL para assegurar a segurança da população em Aileu e para acalmar a situação. Gusmão disse que Alfredo continua sob a liderança do Brigadeiro General Taur Matan Ruak mas sente que não é ainda apropriado para eles regressarem a Dili. O Presidente falou aos media a seguir a um encontro com Alfredo Reinaldo na sua residência em Balibar

Foi relatado que o Major Alfredo disse que está preparado para se encontrar com o Brigadeiro General Taur Matan Ruak para o informar acerca da sua decisão de ir para Aileu seguindo procedimentos militares (as per military procedures). Diz que ainda reconhece Ruak como Brigadeiro General das F-FDTL e gostaria de ter com ele um diálogo para reconhecer a autoridade do Presidente como Comandante Supremo das forças armadas e que está preparado para ir para qualquer sítio a pedido do Presidente.

Entretanto, foi relatado que o Brigadeiro General Taur Matan Ruak disse que o comportamento do Major Alfredo Reinaldo é considerado ter sido pior do que o dos peticionários. Falando durante o programa da RTTL, “Interactive”, Taur disse que a sua maior preocupação hoje em dia não vem dos 591 peticionários mas do grupo do Major Alfredo que recentemente abandonou o Quartel General das forças armadas. “ Gostaria de informar o público, que ele [Alfredo] deixou a cidade sem autorização e conhecimento do comando,” disse o chefe das F-FDTL. Acrescentou que a deserção dos peticionários sem armas já é considerada critica, quanto mais a dos completamente armados. O Brigadeiro General disse que está a fazer um esforço para falar com Reinaldo e ordenar-lhe que não use as armas que tirou e que as devolva à instituição F-FDTL. (DN, TP, STL)

http://www.unotil.org/UNMISETWebSite.nsf/cce478c23e97627349256f0a003ee127/0fe32122214065a24925716f003b8c40?OpenDocument

3 comentários:

Anónimo disse...

Tome cuidado Matan Ruak que esse Reinado pode querer regressar para as forças armadas, como armadilha, isto é para o desocupar do seu lugar de grigadeiro

Anónimo disse...

não é "grigadeiro" mas sim "brigadeiro"

Anónimo disse...

Obrigada pela correcção.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.