domingo, julho 02, 2006

Ministros do novo governo

Tudo indica que se manterão os mesmos ministros em funções. Pelo menos os que aceitarem integrar o novo governo chefiado por Ramos-Horta.

Resta saber se Ramos-Horta continua a acumular as pastas dos Negócios Estrangeiros e da Defesa.

.

9 comentários:

Anónimo disse...

Horta, José Ramos Horta. É inteligente pra burro, pra caramba.

se a fretilin aceitar governar com ele na dianteira a coisa vai mal.

a fretilin vai morrer, vai mesmo

Anónimo disse...

cacaubranco

jose ramos horta sempre foi o numero dois no governo da fretilin, na ausencia de alkatiri seria jose horta a substituir mari alkatiri, mas como estava sempre fora era a sua ex-mulher ana pessoa que assumia a responsabilidade.

portanto se jose horta vai presidir ao consleho de ministros parace-me dentro da logica que se vinha seguindo. o governo nao caiu, continua em funçoes com um pm interino, o numero dois - assim o é também na matricula do seu jipe. nao vejo mal nenhum ao mundo.

esta esta dentro da lei, ao menos uma.

ja agora gostava de ver se o executivo vai continuar com os ministros todos... neste momento jose ramos horta deve estar a pensar numa remodelaçao apressada. ja fez contactos e ja tem compromissos de alguns ministros e secretarios de estado - os nome sao conhecidos de todos nos, sao a oposiçao de ultima hora ao ex-pm.

a urgencia agora e preparar as eleiçoes e o povo ditara as suas razoes. para tras que venham as investigacoes e ditem as suas sentencas. o futuro urge e pede a voz do povo mas sera que vai servir de alguma coisa?

Anónimo disse...

O mau seran ve-se que e da fretilin. Nao so por aquilo de que diz mas pela maneira como a diz. Destaca-se a ingenuidade que foi a marca patente da lideranca da fretilin. Sempre e constantemente a serem ultrapassados pelos outros no jogo de estrategia politica. Voces nao sao nada brilhantes e a situacao que se vive no pais e mesmo uma demonstracao dessa ingenuidade e falta de esperteza. Queriam governar por 50-100 anos mas foram mesmo optar pelos truques mais velhos dos ditadores, a intimidacao a forca de armas. Se fossem mais espertos teriam concluido que a melhor maneira de governar por tantos anos seria mesmo governar como deve ser e zelar pelos interesses do povo.
Se ha algum golpe em curso e o proprio povo que esta a faze-lo. Ainda nao vi os 200,000 a pronunciarem a favor do Alkatiri nem mesmo os 50-60,000 ou ate os 10-15,000. Isso seria mesmo o povo mas nao os tem.

Anónimo disse...

Anónimo das 4:39 AM: Os salsinhas, taras, dilmans, alfredos, é que as tinham, as armas e o apoio dos australianos armados, o Xanana e o Ramos Horta é que os levam para comícios e os recebem em casa, mas quem intimida é a Fretilin! Mas aos seus deputados e dirigentes é que queimam as casas, e são as suas sedes que incendeiam. Será que tinham armas e ninguém sabia disparar? Só pode! E se deixaram 15.000 para trás por falta de transportes, gostava de saber onde iriam buscar transportes para trazer 60 mil? E para quê? Para mostrar que os tem? E se dizem que não os tem porquê esta nervoseira toda em que ficam mal se fala de eleições?

Anónimo disse...

Senhora Margarida! Sabia que os administradores de distritos tinham armas? Sabe que isto nao esta na constituicao! Esses administradores ate vao aos subdistritos com armas mostrando ao povinho directamente!Sabia que recrutaram as pessoas para os treinos! Os demostrantes pro Xanana quando regressaram aos seus distritos foram ameacados por esses administradores!
Tudo isso NAO ESTA NA CONSTITUICAO! Que tipo de Cowboyada e essa? Voces falam muito da lei mas nao ve a realidade que esta passar ca!

O povo incluindos os membros da FRETELIN pro Xanana, querem que Timor comeca com a unidade nacional que foi assinado entre os partidos no campo de democracia. A unidade nacional foi assinado tambem por o ex-PM e o senhor Lu-olo, e no fim, viraram as costas a unidade nacional!!!

24 anos a passar mal com os indonesios, basta, nao queremos mais estas coisas assim. QUEREMOS PAZ EM TIMOR, SEM VER SE E DA "ESQUERDA" OU DA "DIREITA".

Estamos fartos com politicas, esperamos que o Governo Portugues continue a assistir e apoiar nos assim tambem como os membros da CPLP.

Anónimo disse...

MAs que nervoseira? Afinal eram voces que diziam que os da oposicao queriam eleicoes anticipadas e por isso tiveram que derrubar o governo. E o Mari Alkatiri que diz que a Fretilin sofreu danos nesta crise mas que insiste vao ganhar da mesma forma como insistiu primeiro que estava tudo sob controle e tiveram que chamar as tropas australianas, insistiu que nao se demitia e depois de um braco de ferro que jamais poderia ganhar disse que se demitia para evitar mais problemas. Enfim ainda nao aprenderam nada com esta crise.
Continuam com a mesma arrogancia cega e depois dizem haver golpes aqui e acola envolvendo meio mundo quando as coisas nao correm com querem.
Sejam mais espertos e aprendam a ser humildes porque as eleicoes estao pra vir e quanto mais se espera maior e a desilusao.

Anónimo disse...

Anónimo das 2:45:09 PM: eu o que tenho dito,é que esta golpaça toda, anticonstutucional e anti-democrática foi feita para mudar o regime. E que a pretexto de mudarem o PM (a quem diabolizaram, acusando-o de tudo e do que nem fez) o que queriam era afastar a Fretilin do poder. E como bem explicou o Alkatiti, primeiro aliciaram os comandantes das forças militares para fazer um golpe mas estes. dignamente, recusaram. Depois inventaram a divisão leste e oeste para justificar o motim e tiveram sucesso; e depois usaram o mesmo argumento para dividir a polícia e por fim puseram grupos de polícias contra grupos de militates e promoveram guerras nas ruas entre grupos armados, e nisto também tiveram sucesso. E que esteve no comando destas manobras golpistas foram grupos internos e externos e vê-se hoje, o próprio PR e o Ministro dos Estrangeiros. E foi por isso que nunca a hierarquia militar podia resolver um problema (se o houvesse) porque quem começou por criar a agitação nos quartéis teve que a levar até ao fim pois foi para isso mesmo que lhe pagaram, para agitar até ao fim as instituições militar e policial. Objectivamente fizeram motins ao serviço de um golpe de Estado, que se destinava a mudar o regime e erradiar a Fretilin da área do poder.

E a nobreza do gesto de Mari Alkatiri, ele prório a explica: "A quase certeza de que, sem a minha demissão, o Parlamento será dissolvido ou o PR, inclusive, resignaria. Foi para evitar a crise institucional que isso provocaria, e o que acabei de me referir." E o que parece concretizar-se é que é a Fretilin quem continua ao leme do governo e o Mari Alkatiri passará agora, até às elrições, para o Parlamento, onde terá um papel decisivo na aprovação do Orçamento e da lei eleitoral. Mas o mais importante, a não dissolução do Parlamento e a realização das eleições na altura devida bem como ser a Fretilin a indicar o governo, isso está garantido.

Anónimo disse...

Mas por mim o golpe ainda nao esta completo, falta a ultima fase. Ela vira depois de o Parlamento aprovar o Orcamento e a lei eleitoral. Ainda temos o embroglio do PGR a resolver. Xanana querera manter o seu anggota inconpetente Longuinhos Monteiro, pelo que vai entrar em conflito com o Parlamento onde vai estar o Alkatiri. Nessa altura ja estara o Orcamento aprovado e nao precisara mais do Parlamento, pelo que o dissolvera! Ele , o Xanana, governara por decreto ou convocara eleicoes antecipadas pois e necessario aproveitar a brasa anti-Fretilin ainda acesa.

Anónimo disse...

Geoffrey Dicks, UK economist at Royal Bank of Scotland financial markets, said the rise in approvals and consumer credit was "surprising".
"In percentage terms mortgage borrowing has risen 0.8% in each of the past five months which suggests stability more than anything," Mr Dicks said.
--------------






Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.