domingo, julho 02, 2006

Dos leitores

Os anónimos que aqui esperneiam contra o Malai Azul, por ele neste blog dar a conhecer ao mundo a outra face da moeda, são aqueles adoram a democracia quando ela serve os grupos de interesses que eles representam. A verdade histórica do golpe em Timor, mais cedo ou mais tarde vai ser conhecida. Entretanto derrubou-se um governo sustentado numa maioria no parlamento.
Por muitas cambalhotas que queiram dar esse é o facto. Para isso tiveram que criar o caos em Timor, destruir, pilhar, assutar. Mas afinal isso que lhes importa? Conseguiram o que queriam. Para esse tipo de gentinha os seus intereses estão acima do bem estar de todo um povo. Ao longo da historia da humanidade houve sempre judas que se venderam por 30 dinheiros.

Uma anónima Portuguesa que participou sempre em Portugal em todas as manifestações e acções contra a ocupação de Timor pela Indonésia.

Aiii Timorr

...

LEGITIMA DEFESA

A culpa da comunidade internacional será porque vê factos já que a única emoção que envolve Timor é o bem e a paz daquele país?

Parece-me que os ódios irracionais e desmedidos e as campanhas primárias de anti-comunismo que já ninguém acredita ficam-se pela classe politica timorense.

E as mãos manchadas de sangue no passado, têm todos sem excepção.

Mas o hoje não é o ontem.

E hoje o que a comunidade internacional viu foi uma FRETILIN em tom sóbrio apelar à paz, à não violência, ao entendimento e respeito pela legalidade democrática em oposição a um novo partido designado "Xanana e os seus seguidores", com o lider, a demitir-se das suas funções de Presidente da República, ao lado da violência e destruição, com total desrespeito pelo povo e legalidade democrática, gerindo uma espécie de estado com leis próprias.

O que a comunidade internacional viu foi o país mais ajudado do mundo com as suas doações de milhões de dólares a ser destruído, a população a ser violentada e um Presidente da República a sorrir e a classificar tudo isto de "esperteza" que permitiu ganhar a "guerra".

Senhor anónimo nada mas nada justifica a violência e destruição ocorrida nos últimos dois meses em Timor e peço-lhe para não se esquecer é que o que a comunidade internacional viu que a violência e destruição partiu efectivamente dos apoiantes e protegidos de Xanana Gusmão, dos anti-Alkatiri.

E isto é um facto inegável.

E para concluir só queria deixar registada uma pergunta de um manifestante da FRETILIN a Xanana e que a comunidade internacional põe desde o primeiro minuto da crise:

"Diz que é o garante da Constituição, então porque não parou a crise? Quando as FDTL recolheram aos quartéis começaram a destruir as casas da população, porque não os mandou parar?"

Xanana acabou por sair mal do meio da multidão, sendo apupado e com um jovem no megafone a dizer que quando o Presidente estava preso em Jacarta "também fui para lá ajudar, nessa altura éramos todos Timor, todos irmãos, para quê estas divisões?" Ficou a falar sozinho...

O passado é passado e nunca será o presente.
O grave é que hoje alguns continuem a persistir em sujar as mãos de sangue e outros optem pelo respeito pela legalidade democrática.

A comunidade internacional viu, Kofi Annan viu e "obrigou" o Presidente da República a uma mensagem ao País de paz e respeito pela democracia que apenas aconteceu por imposição e não por convicção.

O que a comunidade internacional espera é que o Povo Timorense também tenha visto.

...

Mesmo não sendo apoiante do Sr. Alkatiri, é-me difícil aceitar que se minta descaradamente só para sujar ainda mais o seu nome.

1º - Foi o PM demissionário que solicitou ao Procurador-Geral que fosse ouvido o mais rapidamente possível;

2º - Em resposta a este pedido, a audiência foi marcada para hoje, sexta-feira, dia 30;

3º -O advogado do PM demissionário não se encontra ainda em Díli, pelo que a audiência foi adiada para nova data.

A isto chama-se funcionamento legal das instituições do Estado.

Em conformidade com a Constituição de Timor-Leste, a presunção de inocência é um dos primados da Lei. O Sr. PM demissionário tal como qualquer outro cidadão (nacional ou estrangeiro) em TL, tem o direito de defesa perante acusações que lhe foram ditigidas.

Como dizia alguém ontem: Elementar, meu Caro Watson ...

12 comentários:

Anónimo disse...

Técnica do golpe de Estado



Jornalista rubencarvalho@mail.telepac.pt
Ruben de Carvalho

Há, relativamente à situação de Timor, uma surpreendente parcimónia verbal: qual a razão por que se não fala pura e simplesmente de tentativa de golpe de Estado?

O surpreendente desta significativa utilização é em poucas circunstâncias se reunir com tão transparente evidência aquilo que caracteriza uma acção política que mereceu vastíssima literatura, que inclui mesmo o manual técnico que poderia capítulo a capítulo ser compaginado com os acontecimentos de Díli.

Note-se como o agudizar do problema se inicia com um claro desestabilizar das forças militares e de segurança num calendário relacionado com um processo político democrático: o congresso da Fretilin, partido democraticamente maioritário no terreno. A expectativa do resultado da reunião não corresponderia às expectativas de determinadas forças, o que levou ao desencadear do processo de pressão. Falhada essa pressão, passou-se a uma fase seguinte de desestabilização objectiva da ordem pública mediante um processo clássico: desarticulação das forças de segurança e desencadear de violência por grupos armados aparentemente descontrolados.

Note-se que nem em Timor o método é original: os crimes de 1999 antes do referendo assumiram contornos muito semelhantes.

Desestabilizada a situação de segurança, iniciou-se a etapa mais directamente política: tentativa de alterar a composição dos órgãos do poder, democraticamente eleitos, mediante jogos de força que incluíram o recurso à pressão internacional até ao limite de intervenção de forças armadas estrangeiras.

Entretanto, só aparentemente a violência é descomandada: além dos miseráveis assassínios selectivos, note-se o extraordinário caso do orientado saque dos processos sobre os crimes de 1999.

As origens são minimamente obscuras, étnicas, regionalismos? Tudo isso existirá, mas há realidade mais politicamente interventora que jazidas de petróleo?

Anónimo disse...

E é bom lembrar que este artigo do Ruben saíu no DN precisamente há um mês, isto é em 1 de Junho, altura em que todos se mostravam muito púdicos em apontar o óbvio, isto é, que o que decorria em Timor-Leste era precisamente um golpe de Estado. Agora está aos olhos de todos que era mesmo um golpe que se tramava e que no centro desse golpe os mentores internos são o PR, o Ministro dos Estrangeiros, e que para o fazerem tiveram a benção da Igreja e o apoio operacional de Australianos e norte-americanos.

Anónimo disse...

HISTORIAS DA CAROCHINHA!
O QUE SE PASSOU EM TIMOR NAO FOI MAIS DO QUE O RESULTADO DA INOPERANCIA DO GOVERNO BEM COMO DA SUA PROPRIA NAIVIDADE BEM COMO DO FACTOR TIMORENSE "DORMIRI A LA SOMBRA DEL BANANEIRA" EM RESOLVER ASSUNTOS PREMENTES DE GOVERNO.QUANDO SE DEIXAM FERIDAS ABERTAS SEM SEREM TRATADAS O RESULTADO E GANGRENA E........
UM ABRACO
MAU DICK
(POETA E FILOSOFO TIMORENSE)

Anónimo disse...

Filosofo ... não me parece ... demasiado primário!

Anónimo disse...

E com as generalidades do costume. É que disseram tantas aldrabices que já nem sabem contar a história. Primeiro era a treta dos PM ter despedido os 600, depois eram os esquadrões, agora é porque nada fizeram... se nada fizeram porque é que chamaram os australianos? Percebe-se que era para garantir - com as tropas australianas - que o golpe do PR e do ministro dos Australianos se consumasse, sem mais sangue. Bastou-lhes o sangue dos familiares do Lobato e de polícias e soldados timorenses. Mais umas dezenas de famílias sem casas e sem lojas - mas que importa se eram da Fretilin -, mais umas tantas sedes da Fretilim ardidas. Para o ano, nas eleições, quando o povo votar na Fretilin, terão que meter outra vez a viola no saco. Porque o que fizeram foi muito feio e criminoso. Ainda bem que em Timor-Leste há memória.

Anónimo disse...

Creio que toda esta palhaçada já estaria preparada??? desde o momento em que a Fretilin ganhou as eleições, se voltar a ganhar vão inventar outra golpada...
Quanto ao Ramos Horta ir para 1ª ministra, essa foi sempre a principal ambição desse srº.

Anónimo disse...

O que as elites obscuras de fato temem é a voz do povo. É sempre contra ele que se movem às forças do autoritarismo.
Alfredo
Brasil

Anónimo disse...

O Mau Dick tem razao. Uma perna gangrenada deve ser amputada. A margarida e uma idiota. Chamou-se os australianos porque ja nao havia seguranca. Estara a margarida a defender que as coisas devia-se deixar que as coisas tomassem o seu rumo natural? A margarida tem uma memoria muito curta e e melhor mesmo refresca-la com uma busca nos arquivos. Foi a menina que disse entao que tinha sido o governo a chamar as tropas estrangeiras por forma a defender que afinal o governo ate estava a tomar as decisoes necessarias para lidar com a crise. Nao va dizer isso na cara dos deslocados se nao quiser levar uma bofetada.

O Alfredo esta confuso porque tao depressa fala de "golpe" e depois defende a Igreja. Entao os teoristas do golpe, incluindo o Mari Alkatiri talvez nao directamente, diziam que a igreja estava tambem por tras do golpe. Afinal o Sr. Alfredo esta ou nao contra os "golpistas"? Ja nao se percebe!
O melhor que a fretilin tem agora a fazer e descartar o Mari Alkatiri e se ele for realmente inteligente como dizem deve compreender que a sua permanencia na lideranca do partido so vai mesmo dificultar a vitoria da fretilin nas proximas legislativas.

Os partidos da oposicao ate devem regozijar-se com um Mari Alkatiri a liderar a fretilin nas proximas eleicoes. Sera o melhor trunfo que jamais poderao ter nas suas campanhas eleitorais porque sejamos realistas. O povo ja mostrava o desgosto por Mari muito antes desta crise por razoes da sua personalidade e declaracoes inaceitaveis para um chefe de governo. E impensavel mas revelador ouvir da boca de um chefe de governo que havera derramamento de sangue se as coisas nao acontecerem como deseja. Isso nao pode ser explicado por arrogancia mas sim como sendo intentos machiavelicos de umj despota.

O mesmo se aplica ao vice-presidente do Parlamento que dizia de boca cheia estar pronto para fazer a guerra. Sao estas e outras declaracoes semelhantes que demosntram, acima de tudo, que os discursos feitos em nome da democracia por estes belissimos "patriotas e nacionalistas" nao sao senao um retoricas do politicamente correcto nas bocas de pessoas que se revelam estar prontos para fzer exactamente o oposto.

O Povo Timorense nao merece ter lideres destes que o ameacam abertamente com mais sangue, guerra e sofrimento.
A fretilin so podera ganhar as proximas eleicoes se conseguir provar ao povo que ja nao e um Frente Revolucionaria de Independencia ate porque a independencia ja foi ganha. A fretilin tem que purgar-se dos velhos "revolucionarios" de 75 e mostrar que e um partido VERDADEIRAMENTE democratico e progressista.
Costuma-se dizer que muitos dos problemas internos das F-FDTL sao devido ao facto de ser dificil transformar um gurrilheiro num soldado professional. Nao sei se e verdade mas o mesmo entao se poderia dizer ser dificil transformar um movimento revolucionario num verdadeiro governo democrata.

A vitoria ou derrota da fretilin nas proximas eleicoes vai depender da capacidade da fretilin em reformar-se e adoptar as medidas necessarias para se democratizar e deitar fora a roupa velha.

Anónimo disse...

Eis um problema ao qual neste últimos 4 anos a Fretilin não como se vê resposta muito menos de mudança. Foi pena. Duvido que mude, pelo contrário, ferida como se deve sentir ao seu mais alto nível.

Anónimo disse...

Anónimo das 11:28:57 PM: está a ficar baralhado e já não diz coisa com coisa. Ou não sabe distinguir entre o que é pedir ajuda internacional e ter a panelinha combinada com os Australianos? Ou não é verdade que foi o PM a pedir a ida da GNR de que o PR nem queria ouvir falar? Como também é verdade que o mesmo PR sempre tão prestável a receber australianos e americanos NÃO recebeu o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros português?

Mas depois de tanto diabolizarem o Alkatiri, ainda têm tanto medo dele que só querem que a Fretilin o descarte? Se o homem é tão mau, não seria um bem para a oposição que ele continuasse? Porquê agora esta nervoseira toda para ele não concorrer às eleições? Não se entende, mesmo.

E porquê estar com esse receio da Fretilin de 1975 se até dos seus líderes mais mediáticos de então (o Ramos Horta e o Xanana por exemplo), já não só lá estão há uns 20 anos, como a maioria da liderança da Fretilin actual até é gente nova?

Anónimo disse...

Margarida: sim tem toda a razao mas como eu nao sou membro da oposicao so falo aquilo mesmo que a fretilin devia fazer para nao prejudicar as suas chances de vitoria nas proximas eleicoes.

Concordo perfeitamente consigo dizendo que se eu fosse mesmo da oposicao politica a continuacao do Mari Alkatiri na lideranca da fretilin seria o melhor trunfo a ser usado nas campanhas eleitorais. Medo do Mari? coitadito! Quem devia ter medo e a fretilin enquanto partido politico porque Mari representa agora uma grande desvantagem ou obstaculo para a fretilin. E mais uma "liability" do que um "asset" para a fretilin. Mas infelizmente para a fretilin e isso que eles nao conseguem ver ou sao demasiado medrosos para serem frontais com o Sr. Alkatiri, e e isso que os vai causar a derrota nas proximas eleicoes.
Nao tenham duvidas. Sem continuarem nessa auto-confianca cega vao apanhar uma grande desilusao em 2007.

Anónimo disse...

SIM. SOU UM POETA TIMORENSE E FILOSOFO PRIMARIO.ESTOU NA FASE DE EVOLUCAO.APRENDO COM OS MEUS ERROS.DOU A MAO A PALMATORIA QUANDO VEJO QUE ESTOU ERRADO.SEI DISTINGUIR O BEM DO MAL.SOU CATOLICO NAO PRATICANTE.(FALO COM O MAROMAC QUANDO PRECISO DELE.EM QUALQUER LUGAR MESMO NA SINTINA)
MAS MAIS VALE ISSO DO QUE SER "PRIMATE".DESCULPE!ESTOU A OFENDER OS MEUS ANTEPASSADOS.
UM ABRACO
MAU DICK
(POETA E FILOSOFO TIMORENSE INVEJADO)

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.