quinta-feira, julho 13, 2006

Ex-ministra de Estado Ana Pessoa representa Timor-Leste

Díli, 13 Jul (Lusa) - A ex-ministra de Estado e da Administração Estata l de Timor-Leste Ana Pessoa vai representar Timor-Leste na VI Cimeira da Comunid ade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), disse hoje à Lusa o primeiro-ministr o José Ramos-Horta.

"Quem representa Timor-Leste é a doutora Ana Pessoa. Representa o Presi dente da República e o governo", disse Ramos-Horta, que falava à saída de um enc ontro com o chefe de Estado, Xanana Gusmão.

O acompanhamento da actual crise político-militar e a posse do restante elenco do II Governo Constitucional timorense, marcada para sexta-feira em Díli , impossibilitam quer a presença de Xanana Gusmão quer de Ramos-Horta na cimeira da CPLP, a realizar em Bissau na próxima segunda-feira.

Ana Pessoa tinha já representado Timor-Leste na reunião extraordinária do Conselho de Ministros da organização, realizada em Lisboa no passado dia 18 d e Junho, em que foi aprovado o envio de um missão ministerial a Díli para avalia r a situação no país.

Esta missão, liderada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros de São To mé e Príncipe, Caros Gustavo dos Anjos, terminou no passado dia 06 uma estada de três dias em Díli, onde manteve contactos com as autoridades timorenses e a soc iedade civil.

Desses contactos, Carlos Gustavo dos Anjos disse que iria ser feito um relatório para submeter na cimeira de chefes de Estado e de governo da CPLP.

A missão ministerial integrou representantes de todos os Estados membro s e foi chefiada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros de São Tomé e Príncipe, por ser este país que preside actualmente à organização, criada em 1996 e de qu e fazem parte Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, Sã o Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

...
EL.

6 comentários:

Anónimo disse...

PORRA QUE VOCES NAO SAO INTELIGENTES.
MANDEM O MARI E ELE QUE FIQUE LOGO
LA.BISSAU E PERTO DE MAPUTO.

Anónimo disse...

O Anónimo está irritado por ser a Ana Pessoa que vai à Cimeira da CPLP? Ou por Timor-Leste fazer-se representar na Cimeira da CPLP. Talvez preferisse que estivesse na Comunidade Britânica, não? Mas não seja mais papista que o papa, ou nem reparou ainda que Moçambique pertence à CPLP e à Comunidade Britânica. Sim, precisamente Moçambique.

Anónimo disse...

Margarida ja que voce sabe tanto diga me uma coisa. Nao foi a Ana Pessoa que numa entrevista em Lisboa disse com toda a conviccao que jamais integraria um governo que viola a legalidade e democracia. O que aconteceu? Ja se esqueceu das suas conviccoes. Pois ja esta tudo visto. Quando chega a altura de mostrarem as suas conviccoes so provam que o conforto das cadeiras onde sentam sempre vale mais. Sao todos iguais!!!

Anónimo disse...

Anónimo das 1:41:35 AM: se ainda nem há governo novo, como é que pode já estar a dizer que o governa viola seja o que fõr? Tenha calma, analisemos as coisas tal como são e não como pensamos que são.

Anónimo disse...

Permita-me uma observação sobre Moçambique.
Esperança de vida: 39 anos,
AIDS/SIDA: 17% e em algumas regiões 35%,
Justiça: para ingLês ver (ver o caso do filho do Joaquim Chissano)
Partidos: Frelimo (25 anos no poder) e a Renamo.
Timor-Leste definitivamente não é Moçambique.
AC
Br.

Anónimo disse...

A Frelimo 25 anos
A Fretilin queria 50 a forca das armas

Mas concordo plenamente com o AC
TIMOR-LLESTE DEFINITIVAMENTE NAO E MOCAMBIQUE!

Sera que alguem ja tinha informado isso ao Alkatiri?

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.