domingo, julho 02, 2006

Díli foi mais tarde à cama para festejar vitória de Portugal

Díli, 01 Jul (Lusa) - Díli deitou-se hoje mais tarde que o habitual, com os festejos da vitória de Portugal no Mundial de Futebol Alemanha2006 acentuados por caravanas automóveis nas ruas da capital timorense.

"Portugal, Portugal" foram os gritos de muitos timorenses que, de carro ou de motociclo, agitando bandeiras de Portugal, celebraram a passagem às meias-finais, depois da vitória sobre a Inglaterra.

Junto ao quartel da GNR, na zona de Metiaut, imediatamente após o final do jogo, muitos timorenses e portugueses celebraram a vitória, saudando os convidados que assistiram ao jogo nas instalações ocupadas pelos militares portugueses.

O ministro dos Negócios Estrangeiros e da Defesa, José Ramos- Horta, respondeu de imediato "viva Portugal", quando a Lusa lhe pediu um comentário ao jogo, a que assistiu ao lado dos embaixadores de Portugal, João Ramos Pinto, e da Inglaterra, Tina Redshaw.

"Se for o Brasil a jogar com Portugal nas meias finais..., então que ganhem os dois", disse Ramos-Horta à Lusa.

O Brasil joga hoje à noite com a França e o vencedor deste jogo disputará nas meias-finais com Portugal o acesso à final do Alemanha2006.

A outra meia-final será jogada entre a Alemanha e a Itália.

No final do jogo, a embaixadora inglesa manifestou total "fairplay", reconhecendo que Portugal foi "mais feliz".

Outro cidadão inglês, Ian Martin, enviado especial do secretário-geral da ONU, Kofi Annan, a Timor-Leste, que também assistiu ao jogo no quartel da GNR, não pareceu muito convencido, mas estava resignado.

"Jogámos muito tempo só com dez, mas dou os parabéns a Portugal pela vitória", afirmou.

Entre os convidados estavam presentes dezenas de cidadãos portugueses, e também timorenses, que se juntaram aos 124 efectivos da GNR, e que celebraram ruidosamente cada grande penalidade convertida pelos jogadores portugueses e cada defesa do guardião Ricardo.

A hora tardia a que terminou o jogo, cerca das 03:00 da madrugada de domingo em Díli, não foi obstáculo para as celebrações, que se espalharam por vários bairros, e com as caravanas a privilegiarem a Avenida de Portugal, onde se situa a residência do embaixador português.

Também os soldados australianos, que integram o contingente de forças militares internacionais estacionadas em Timor-Leste devido à crise político-militar, se associaram à festa.

Num posto de controlo instalado no acesso ao Palácio do Governo, com recurso a dois blindados, e após o controlo da viatura e verificação da identidade do condutor, os militares australianos expressaram os parabéns: "Congratulations for the soccer victory" (Parabéns pela vitória no futebol), à passagem do carro da Lusa.

O jogo foi transmitido pela Rádio e Televisão de Timor-Leste.

EL.

7 comentários:

Anónimo disse...

VIVA PORTUGAL!!!
ass: Manu Aman Timor

Anónimo disse...

ONDE ESTAO OS COMENTARIOS EGOISTICOS AO RAMOS-HORTA A SEMELHANCA DOS QUE FIZERAM QUANDO ASSISTIU AO AUSTRALIA/ITALIA?
ISTO E AREIA DEMAIS PARA A MINHA CAMIONETA.QUASE ME ESQUECIA;OS AUSSIES DERAM OS PARABENS AO PESSOAL DA LUSA? E AS GNR?
QUASE QUE PENSEI COM OS VOSSOS "ECOS VENENOSOS" DURANTE UM MES QUE IRIA HAVER A TERCEIRA GUERRA MUNDIAL A COMECAR EM TIMOR COM AUSTRALIA/PORTUGAL COMO PROTAGONISTAS.

Anónimo disse...

TENHO ESPEANÇA DE UM DIA VER TIMOR A JOGAR NUM MUNDIAL, TAL COMO A ANGOLA. ABRAÇO AMIGO DE PORTUGUÊS

Anónimo disse...

Pois realmente! Ja nada dizem do Ramos Horta e nem das tropas australianas porque teriam que ser elogios e isso seria impensavel.
E preferivel calar a boca e ficar a espera de outras oportunidades para lhes cortarem mais as casacas.

Anónimo disse...

Anónimo das 10:08:54

Quer elogios à tropa australiana? Cá vai mais um:

No último dia da manifestação pró-fretilin, um soldado australiano teve um descuido e disparou uma rajada de três tiros, por sorte para o chão (por azar não acertou no seu próprio pé, o taralhoco), a escassos 50 metros do Palácio do Governo.
Quem foi este soldado? Retiraram-lhe a arma? Estará acusado de "negligence" ou inépcia?
A tropa australiana move-se em timor qual exército invasor, sem prestar contas a quem quer que seja senão ao seu commanding officer - será que você não percebe a gravidade de tantos outros factos comprovados de claro abuso do mandato de actuação das ditas tropas?

Mestre de Aviz disse...

Timor aos portugueses!

Anónimo disse...

Timor só aos Timorenses. A terra é deles e de mais ninguém.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.