sábado, junho 17, 2006

Timor-Leste: Primeiro-ministro em discurso directo

(01:16) O Chefe do Governo timorense diz que nunca lhe passou pela cabeça apresentar a demissão, apesar das várias pressões nesse sentido, e afiança que as relações com o Presidente Xanana Gusmão nunca foram conflituosas.

"O Presidente nunca, em nenhum momento, aludiu à hipótese de eu me demitir. E se o tivesse feito, eu teria dito que não", afirma.

Alkatiri avisa ainda que a "propaganda de grupos minoritários" e até de órgãos de comunicação social internacionais não o assusta.

A situação vivida em Timor-Leste nas últimas semanas foi uma tentativa de golpe para derrubar o Governo, considera o Primeiro-ministro, que prefere não apontar a dedo os responsáveis, mas admite que têm uma "componente interna e externa".

O governante timorense sabe quem está por trás da violência e recusa a ideia que tudo não passa de uma questão religiosa.

Rádio Renascença

Podem ouvir a noticia aqui:
http://www.rr.pt/noticiaAsx.asp?ID=168122

1 comentário:

Anónimo disse...

Se sabe quem está por detrás da violência porque não começar a prender os criminosos?

Se o sr. PR tivesse pedido a demissão do sr. PM e este último venha a dizer NÃO, de nada lhe servirá caso Xanana abra a boca nesse sentido. Xanana Gusmão já disse que não mas aguarde-se a passagem dos 30 dias... e veremos os próximos passos. Por este andar está o Governo cada vez mais apertado. Parece que responsáveis políticos são só os bodes expiatórios... e se esses falarem? Aliás têm estado a falar mas só dizem coisas inacreditáveis - sim realmente custará a acreditar... mas lá que as há, há!

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.