sábado, junho 17, 2006

Mais uma teoria...

Ex-ministro responsável por tentativa golpe Estado - Expresso

Lisboa, 17 Jun (Lusa) - O ex-ministro do Interior de Timor- Leste Rogério Lobato estará na origem da recente tentativa de golpe de Estado em Timor-Leste, noticia hoje o Expresso, citando um relatório de investigadores internacionais em Díli e fontes no país.

"São cada vez mais fortes os indícios que apontam para Rogério Lobato (ex-ministro do Interior, recentemente demitido por Xanana Gusmão) como sendo o principal responsável pelo caos militar e humanitário que se vive em Timor-Leste desde o dia 28 de Abril", escreve o Expresso na sua edição de hoje.

O semanário cita um relatório de procuradores internacionais que estão há uma semana em Timor e têm agora segurança 24 horas por dia.

Segundo os investigadores, é desconhecido o paradeiro de "muitas das armas compradas nos últimos anos para a polícia por Rogério Lobato", adianta o semanário.

Os procuradores estarão convictos que os acontecimentos que se seguiram à manifestação de antigos militares no dia 28 de Abril foram desencadeados com o apoio de polícias e grupos paramilitares fiéis a Lobato.

O visado, em entrevista ao Expresso, nega todas as acusações, apontando, por seu lado, as responsabilidades da tentativa de golpe de Estado ao Presidente Xanana Gusmão, aos padres católicos e ao comandante-geral da polícia.

Rogério Lobato, demitiu-se do cargo de ministro do Interior de Timor-Leste no dia 01 de Junho e disse, na altura, à agência Lusa que assumia a responsabilidade pela situação no país e, em particular, pela "desagregação do comando-geral" da Polícia Nacional de Timor- Leste (PNTL).

"Eu era o responsável político. Como ministro do Interior, como responsável político, tenho de assumir a responsabilidadeÓ Foi por isso que apresentei a minha demissão", disse Rogério Lobato, contactado telefonicamente para Díli.

Segundo explicou, essa responsabilidade abrange toda a situação de instabilidade e violência no país, "mas sobretudo" o incidente final de Maio em que dez polícias morreram e quase 30 ficaram feridos quando foram alvejados por militares das Falintil- Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL) junto ao quartel-general da Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL).

"Esse incidente não teria acontecido se o comandante-geral (o superintendente Paulo Martins) estivesse aqui e estivesse em coordenação com o comando das forças de defesa. Esse incidente foi lamentável, foi um massacre, mas podia ter sido evitado", disse.

Rogério Lobato e o titular da Defesa, Roque Rodrigues, apresentaram a sua demissão, pedida pelo Presidente da República, Xanana Gusmão.

Alcino Baris é agora o titular da pasta do Interior.

A actual crise em Timor-Leste começou com o despedimento de cerca de 600 militares que se queixaram de alegada discriminação étnica por parte da hierarquia das forças armadas e cujo protesto, em finais de Abril, em Díli, terminou com uma intervenção do exército.

Na repressão da manifestação foram mortas cinco pessoas, segundo o governo, mas os ex-militares e outros elementos das forças armadas que entretanto abandonaram a instituição afirmam que morreram cerca de 60 timorenses.

Desde então, mais de duas dezenas de pessoas foram mortas em confrontos entre grupos rivais, incluindo 10 polícias timorenses abatidos por soldados, a 25 de Maio, durante um ataque ao seu quartel, em Díli.

Para restabelecer a segurança no país, as autoridades timorenses pediram a intervenção de uma força militar e policial a Portugal (que enviou 120 efectivos da GNR), Austrália, Nova Zelândia e Malásia.

A onda de violência nas últimas semanas provocou cerca de 130 mil deslocados que, segundo o governo timorense e as Nações Unidas, se encontram em diversos campos de acolhimento, sobretudo na zona de Díli.

IG/ASP.

11 comentários:

Anónimo disse...

Passo a passo vai-se desvendando o grande mistério.
Com a entrega de armas dos rebeldes e reestabelecido o ambiente de calma chegou a altura de fazer “caça” aos verdadeiros responsáveis desta crise.

Mobilização ilegal das F-FDTL;
Grupos de civis armados;
“esquadrão da morte” composto por militantes da fretilin;
Grupos de crime organizado que pilharam e deitaram fogo à Dili etc,etc

Anónimo disse...

..."Os procuradores estarão convictos que os acontecimentos que se seguiram à manifestação de antigos militares no dia 28 de Abril foram desencadeados com o apoio de polícias e grupos paramilitares fiéis a Lobato."...

Não serão os mesmos "procuradores" a quem o Rogério Lobato terá apelidado de "colonialistas"!

São demasiadas as coincidências.

Anónimo disse...

"Os procuradores estão convictos"?????

Que eu saiba não têm de estar convictos de coisa nenhuma, terão somente de angariar provas para um processo que ainda não existe.

É inacreditável que possam emitir opiniões sobre um processo que estará a ser instruído.

Leiam o código de processo penal.

Anónimo disse...

Acho que é uma solução demasiado fácil tentar incriminar ou mesmo responsabilizar o antigo Ministro do Interior.

Puxem um bocadinho pela cabeça... as provas são demasiado visíveis...mas se não perceberam posso fazer um boneco.

Anónimo disse...

GOSTEI MUITO DESTA.....SIMPLESMENTE CONFIRMA A TESE DE 1975..... "A CULPA E SO DAS DUAS FACCOES RIVAIS... OS OUTROS PAISES SO VIERAM CA PARA AJUDAR"..... CONTINUO A DEFENDER A TESE DA "INVASAO PERMEDITADA DOS AUSTRALIANOS.... FOI ASSIM EM 1975 E AGORA REPETE-SE.... SO QUE OS INVASORES DESTA NAO FORAM OS INDONESIOS..... VEJAM ISTO DE FORMA GLOBAL E NAO ENTREM NA ONDA DOS "BODES EXPIATORIOS"

Anónimo disse...

ESTAS COISAS SAO INTERESSANTES, POR UM LADO SAO TODOS UNANIMES EM DIZER QUE OS AUSTRALIANOS NAO DEIXAM ACTUAR OS OUTROS PAISES (NESTE CASO PORTUGAL E MALASIA) POR OUTRO JA DESCOBRIRAM A TESE UNICA, REAL E ISOLADA....FOI O EX-MINISTRO DO INTERIOR.... ISTO NAO BATE NADA CERTO

Anónimo disse...

era o que eu queria dizer meu "granda tótó"

Anónimo disse...

O Golpe do Jornalista do Expresso...

...um Golpe descoberto pelo jornal Expresso"

Porque será que o Golpe do jornalista do "Expresso" se chama Rogério Lobato? - estará na hora de chamar a atenção para outros lados de forma a despalhaçar o embuste de tantos quantos até agora tiraram a máscara e mostraram a ambição pelo poder protegidos pelas forças australianas e por instituições de moral afectada, cujo plano "X - Destructed Mari & FRETILIN", já ultrapassou o prazo de execução?

Rogério Lobato é o grande derrotado de tudo isto. Sempre geriu as polícias como se fosse a força mais capaz e obediente ao Estado que se poderia imaginar... mas não, Rogério Lobato descobriu que a sua força policial estava controlada pelo Presidente da República e pelo integracionista comandante da PNTL, Paulo Fátima Martins - não é à toa que os polícias, depois de fugirem e participarem em confrontos armados se refugiavam em Balibar na casa do Presidente Xanana, no campo desportivo construído pelos militares portugueses...

Rogério deu uma ordem clara... polícias de intervenção na manifestação e Paulo Fátima Martins deu outra... foi deixar entrar, avançar e matar - parece que ninguém fala dos mortos e dos feridos que os desertores praticaram e sobre polícias...

Bastas vezes os "Homens do Presidente" desciam da montanha para ir a Dili buscar a malta da polícia e levá-los para cima".

Mas é Rogério Lobato o acusado... mas na verdade Rogério sempre foi o acusado de ter poder suficiente para perpetrar Golpes e golpinhos no país...

Mas não foi a Rogério Lobato que se ouviu o estar disponível para suceder a Mari Alkatiri na chefia do Governo.

Não foi a Rogério Lobato que se ouviu venham os internacionais, os militares australianos. A unica coisa que se lhe ouviu, a ele e a Mari Alkatiri foi venha a GNR.

Foi muito antes da entrada australiana que Mari Alkatiri pediu ao Governo português o envio de uma força da GNR (perguntem em Lisboa a Sócrates se há ou não duas cartas - uma de Mari a pedir e outra de Xanana a dizer que não é necessário ..., mas o presidente Xanana não queria - nem ele nem José Ramos Horta - que a GNR entrasse em Timor antes dos amigos australianos, daí a carta a Lisboa a desdizer Mari.

Isto aconteceu 3 semanas antes dos acontecimentos.

Quanto ao Expresso, ao seu jornalista, parabéns pelo furo, pois não é mais do que isso mesmo um furo abaixo da linha de água, mais um furo na qualidade de investigação do "Expresso". Mais tarde ou mais cedo esse furo terá um brinde, o da verdade - à qual o jornalista do "Expresso" não entendeu chegar.

O "Expresso" habituou-nos ao melhor, mas nos ultimos tempos a coisa não tem estado fácil... furos furados. Dias melhores se esperam ao "Expresso" pois bem merece, com dias melhores só com melhores jornalistas.... onde andarão?




posted by cacaubranco

Anónimo disse...

Estao tudo revelado. agora mesmo antes das conclusoes finais das investigacoes ja se pode ler muita coisa entre as linhas.

As alegacoes deixaram de ser alegacoes, as mentiras caem por terra e revela-se a "democracia" que esses "lords" quiseram implantar em Timor.

Calem-se as vozes que sempre apoiaram cegamente este governo de Mari e Rogerio e esta para se saber de quem mais.

O Sr Rogerio sem perceber e num tom de "justiceiro" acabou por revelar o fio da meada. Agora e so puxar e tudo se revelara.

Finalmente Kay Rala Xanana Gusmao e os seus seguidores ficam assim revelados como os sempre Herois da PATRIA e POVO!

VIVA KAY RALA XANANA GUSMAO
VIVA O POVO MAUBERE
VIVA TIMOR-LESTE

Mas na tipica moda dos mais radicais apoiantes das "legitimamente, constitucionalmente, legalmente,..mente, etc,etc, vao agora passar a acusar os procuradoes que tentam averiguar o que se passou.Hahahaha...

Quem sabe ate pode ser que foram os procuradoes a massa cinzenta por tras desta tentativa de golpe de estado.

E mais uns "golpistas" para adicionar a lista que vai ficando cada vez mais longa.

"Acho que é uma solução demasiado fácil tentar incriminar ou mesmo responsabilizar o antigo Ministro do Interior."
Ai concordo consigo mas faco uma pequena correcao, "Acho que é uma solução demasiado fácil tentar incriminar ou mesmo responsabilizar SOMENTE o antigo Ministro do Interior.
A pois porque o Sr. Lobato nao vai cair sozinho. Vai se acabar mesmo por revelar a tal "clique de Mocambique"

Anónimo disse...

Quando um Primeiro Ministro diz que a polícia precisa de ajuda das populações e para tal toma lá armas... é soberbo! Mesmo assim o que parece é que a população virou as costas e deslocou-se para se proteger o melhor que podia. Quando é que acaba a telenovela? Em 2007? Não será tarde demais?

Anónimo disse...

Mas em que país do mundo é que não compete ao seu governo a organização das suas polícias? E em que país do mundo é que o ministro do Interior não tem competência para decidir sobre a organização dessas mesmíssimas polícias? Ou será que os quatrocentos e tal anos de colonialismo mais os vinte e quatro de colonização obstruíram de tal modo certas mentes que nem isso compreendem? Que os governos são eleitos para governar e que faz parte da governação tomarem as medidas mais adequadas para a protecção da segurança nacional que também inclui a segurança das populações, o cumprimento da lei e a ordem pública?

Em que país do mundo se teria permitido o desafio ao PR e ao Chefe de Estado Maior com soldados voluntários a desertarem dos seus quartéis durante dois meses?

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.