sábado, junho 17, 2006

Dos leitores

Esses "procuradores internacionais" são os mesmos que o senhor Rogério Lobato acusou de colonialistas e que a ONU ilibou? olhem lá que transparência terão essas investigações... é um e outro, não será melhor arranjar novos procuradores caso os que estão em "charge" sejam os tais do diferendo?

Este é um conselho só para uma investigação sem areia na engrenagem...É que bastas vozes ouviram de viva voz a "simpatia" que esses procuradores têm pelo ex-ministro do Interior...

Aconselhamos a um processo sem passado comum...

12 comentários:

Anónimo disse...

Os procuradores do "expresso" fazem relatórios e só estão há uma semana em Timor, para além de andarem escoltados 24 horas.

Anónimo disse...

Procuradores "convictos" significa Procuradores incompetentes a aproveitar o momento para se projectarem.
Como já aqui foi dito os procuradores recolhem provas, não devem prestar declarações sobre um processo em investigação e a convicção seja do que for compete ao Tribunal.
E é claro que só podem estar "convictos" contra um ministro que publicamente perguntou se os senhores estavam em Timor para trabalhar ou para passar férias.
Estranho é que um deles tenha sido encontrado na Areia Branca (praia de Dili) por elementos da segurança da UNOTIL em pleno horário de trabalho e nada tenha acontecido.

Anónimo disse...

"É que bastas vozes ouviram de viva voz a "simpatia" que esses procuradores têm pelo ex-ministro do Interior..."
Faltou referir a "simpatia" muito especial que estes procuradores de nacionalidade portuguesa nutrem pelo governo australiano.

Anónimo disse...

E já agora talvez seja de registar a "simpatia" que têm pelo Procurador-Geral acusado várias vezes na imprensa timorense de corrupção e a "antipatia" pelos outros procuradores timorenses.
E os vários "encontros", trabalho intenso que prestaram para que a Procuradoria-Geral deixasse de estar integrada num projecto das Nações Unidas e passasse a ter o apoio bilateral da austrália.
Ele há portugueses e portugueses...

Anónimo disse...

No meu país procuradores que prestassem declarações sobre um processo em investigação seriam penalizados disciplinarmente. E em Timor?

Anónimo disse...

Estao tudo revelado. agora mesmo antes das conclusoes finais das investigacoes ja se pode ler muita coisa entre as linhas.

As alegacoes deixaram de ser alegacoes, as mentiras caem por terra e revela-se a "democracia" que esses "lords" quiseram implantar em Timor.

Calem-se as vozes que sempre apoiaram cegamente este governo de Mari e Rogerio e esta para se saber de quem mais.

O Sr Rogerio sem perceber e num tom de "justiceiro" acabou por revelar o fio da meada. Agora e so puxar e tudo se revelara.

Finalmente Kay Rala Xanana Gusmao e os seus seguidores ficam assim revelados como os sempre Herois da PATRIA e POVO!

VIVA KAY RALA XANANA GUSMAO
VIVA O POVO MAUBERE
VIVA TIMOR-LESTE

Mas na tipica moda dos mais radicais apoiantes das "legitimamente, constitucionalmente, legalmente,..mente, etc,etc, vao agora passar a acusar os procuradoes que tentam averiguar o que se passou.Hahahaha...

Quem sabe ate pode ser que foram os procuradoes a massa cinzenta por tras deste golpe de estado.

E mais uns "golpistas" para adicionar a lista que vai ficando cada vez mais longa.

Anónimo disse...

perdao, tentativa de golpe de estado.

Anónimo disse...

No dia 13, na reunião do Conselho de Segurança da ONU, no discurso do Mr. Horta (lido pelo Guterres), está escrito: (...)"Paralelo ao diálogo inclusivo de todos, será a Comissão Especial de Inquérito que Timor-Leste solicitou, como esbocei na minha carta de 9 de Junho de 2006 para o Secretário-Geral. O Presidente, o Primeiro Ministro, o Governo, a F-FDTL, a PNTL, líderes religiosos e sociedade civil todos dão as boas vindas a um inquérito imparcial e independente, como um passo importante para chegar a um acordo suportado na regra da lei. É nosso desejo ardente que a Comissão Especial de Inquérito comece imediatamente. No intervalo, o lado Australiano através do seu Serviço Federal de Polícia e com o Gabinete do Procurador Geral tomou a seu cargo o trabalho preliminar para segurar alguns cenários de crime e preservar evidência." (...)

Como não é crível que a ONU trabalhe tão depressa, estamos portanto em pleno "intervalo" com o servicinho a ser assegurado pelo Serviço Federal de Polícia da Austrália e com o Gabinete do Procurador Geral de Timor-Leste, o tal que foi nomeado...isso mesmo, pelo PR!

Se isto não é pôr a raposa a guardar a capoeira...

Anónimo disse...

Qual raposa? Qual capoeira? Quem afinal estava (e ainda estão) na capoeira e no poleiro são aqueles que não resolveram a situação. O que é urgente de fazer é impedir que a desordem se espalhe para a desordem que poderão provocar os adeptos de tal coisa por parte de um partido maioritário mas que cheira já lhe faltarem bases de apoio, restaurar a possibilidade dos deslocados - esses sim - de receberem toda a atenção que um ser humano deve ter e que pelos vistos não foi apanágio deste Governo. Tenham mas é vergonha. Pediram ajuda ao exterior, actuem em consonância. Se não sabem, aprendam ou emendem a borrada feita pela própria transição e seus constituintes. Em Timor-Leste repetem-se os erros, pois claro, os atores são os mesmos de sempre. Que apareçam novas caras que estas já saturam qualquer pessoa, apareçam caras mas sobretudo maturidade que não existiu até aqui.

Anónimo disse...

A mim parece-me que só através da Comissão Verdade e Reconciliação é que a coisa lá vai. Juntam-se todos, deitam as verdades para fora e aceitam todos os culpados: políticos, militares e os que demais houver e... tudo para a choldra! Deixem espaço aos novos que estão fartos de ver este país ser levado eficazmente para a desordem total. Em Timor-Leste não há Justiça, tem que haver, vá lá aceitem lá isso que as estrtuturas e saberes já existem. Não façam como em Portugal em que as vítimas já passaram a culpados em processos que verdadeiramente também envergonham o próprio povo... mas era previsível não fossem de Portugal que vieram as ideias legalistas.

Anónimo disse...

Anónimo das 12:55 AM: repito-lhe o que está no discurso do dia 13 - isto é de há apenas 4 dias - que o actual Ministro dos Assuntos Estrangeiros, Cooperação e Defesa fez para a reunião do Conselho de Segurança da ONU (e que o Guterres) leu: (...)"Paralelo ao diálogo inclusivo de todos, será a Comissão Especial de Inquérito que Timor-Leste solicitou, como esbocei na minha carta de 9 de Junho de 2006 para o Secretário-Geral. O Presidente, o Primeiro Ministro, o Governo, a F-FDTL, a PNTL, líderes religiosos e sociedade civil todos dão as boas vindas a um inquérito imparcial e independente, como um passo importante para chegar a um acordo suportado na regra da lei.

É nosso desejo ardente que a Comissão Especial de Inquérito comece imediatamente. No intervalo, o lado Australiano através do seu Serviço Federal de Polícia e com o Gabinete do Procurador Geral tomou a seu cargo o trabalho preliminar para segurar alguns cenários de crime e preservar evidência." (...)

E também lhe lembro que nesse discurso que anda pelo timor-online em português e inglês, Mr. Horta gaba toda a gente - e até o PM veja lá! - pelo que me parece que exagera um tanto quando acha todos por aí bastante maus. Já agora, se é assim, porque não juntar-se aos seus amigos e arranjar o seu próprio partido? É o modo democrático de agir.

Anónimo disse...

ei pessoal esquecam a margarida! ta na cara que ela e incapaz de conversa seria, ou argumentos fundamentados.

So sabe defender e defender cegamente, vira e volta a revirar discursos, comentarios para confundir o pessoal mas so acaba mesmo por confundir-se a si propria.
Defende a legalidade mas e incapaz de refutar argumentos legais que seriamente poem em causa a inocencia dos seus herois do governo. Acaba por respoder com um discurso do PM para provar o que? que o PM e tem o dom da palavra ou que e sabe proferir discursos politicamente correctos? isso e facil qualquer um pode fazer.

Agora resolver a crise que ele criou? isso ja e outra historia!

Esquecam!

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.