domingo, junho 18, 2006

Dos colegas do Timor Verdade

Isto é o absurdo total... declarações de loucura absoluta.
Já não há pachorra para estes senhores.

José Ramos Horta:


"Falei hoje ao telefone com o major Alfredo Reinado e felicitei-o pelo seu gesto de maturidade e sentido de responsabilidade em cumprir com o acordado, a entrega de armas ao exército australiano, conforme determinação do nosso presidente", disse.

Ramos Horta acrescentou ter falado igualmente com o major Alves Tara, que lhe reafirmou a sua vontade de também colaborar na entrega de armas."Estes gestos, dos majores Reinado e Tara, impõem uma responsabilidade maior ao Presidente da República, a mim próprio, e à comunidade internacional.

A controversa questão da distribuição de armas por parte de certos elementos ligados ao governo deve ser exaustivamente investigada", vincou.

Ramos Horta defendeu que "a verdade tem que ser respeitada".

Relativamente aos militares rebeldes, acantonados em Maubisse e Gleno, Ramos Horta sustentou ser dever do Estado timorense e da comunidade internacional garantir-lhes total segurança.

"Devemos dar-lhes segurança, porque confiaram no nosso Presidente. Confiaram em mim e estão a colaborar para dar as armas. A segurança deles é agora uma preocupação fundamental do Estado", repetiu.


Comentário:
Era suposto ter os deslocados/refugiados como preocupação maior do Estado de Timor-Leste. São eles os grandes sofredores deste jogo político com intervenientes vários... mas não, o senhor ministro (bi-ministro) acha que a preocupação é a segurança dos rebeldes criminosos que atentaram contra a segurança do Estado e que ao serviço de australianos e americanos e de timorenses cumpriram o seu papel nesta acção.

Já não há cabecinha que aguente tanta imaginação esfarrapada.

Parabéns ao Tara, ao Gastão e ao Reinado - os três metralhas da Nação cujo prémio está quase a chegar.

No final desta brincadeira toda vamos concluír que a culpa morre solteira em Timor-Leste.

Mais uma vez a Constituição da República e todas as leis que regem e fazem reger a democracia são para esquecer.

Sabem... parece-me que temos aqui uma "República de Papelão" e um país do "faz-de-conta".

Xau's, tou a ficar farto desta novela.

9 comentários:

Anónimo disse...

Sim parece que estamos todos a ficar fartos até porque a novela é de péssima qualidade.
E começamos a entender melhor poque Alkatiri não tem lugar nesta novela. A sua noção de Estado no seio de uma classe politica tão ignorante quase faz dele um génio!

Anónimo disse...

Por isso mesmo a Fretilin, os seus dirigentes e os seus militantes são indispensáveis e continuarão a ser por muitos e bons anos. Eles, felizmente, são como nós, gente de carne e osso, com os pés assentes na terra, que o que querem é que haja trabalho e paz para todos os seus conterrâneos. E que querem ser eles a mandar na sua casa. E que querem que o seu povo, paulatinamente, um passo de cada vez, vá criando as infraestruturas para um futuro sustentado e uma vida melhor para todos.

Anónimo disse...

Hahahah...
Queriam que nao lhes fosse dado seguranca nao e mesmo. Seria muito mais facil conseguir finalmente o objectivo vizado. abater todos os peticionarios e agora "rebeldes" tambem na lista negra.

margarida voce e realmente incorrigivel mas a sua propaganda pro Mari ja cheira mal e esta a ficar de mau gosto. "o que querem é que haja trabalho e paz para todos os seus conterrâneos" Sim a paz eterna entre o esplendor da luz perpetua.

ganhe juizo. Olhe que este governo nao paga horas extras

Anónimo disse...

Fabulosa sustentabilidade no acto mais curioso que foi terem descurado 40% da linha de defesa do próprio Estado... negociaram mal! Ou melhor nem negociaram, actuaram e mal, tal é o resultado.

Os dirigentes e os militantes da FRETILIN? Bem os dirigentes sabe-se quem são, os militantes também devem saber quem são (ou não usam cartões?), mas o partido é só composto por dirigentes e militantes? Depois do que aconteceu ainda estão convencidos de que o povo - que elegeu a FRETILIN para a Constituinte - venha por muitos e bons anos a...? Humm, sérias dúvidas.

Anónimo disse...

Anónimos: muito se aprende por aqui, então agora os soldados que há dois meses tinham desertado, desobedecendo inclusive ao apelo do PR nesse sentido, são considerados “40% da linha de defesa do próprio Estado”???? E ainda por cima o governo é acusado de “actuar mal” por ter ratificado a única decisão benigna que o Chefe do Estado Maior tomara? Sim porque se a decisão não fosse benigna eles teriam sido levados a tribunal militar, pelo menos.

Sobre quem compõe os partidos, normalmente são os militantes e os dirigentes (que também o são, só que têm mais responsabilidades). E depois extra-estatutariamente ainda há os simpatizantes, os compagnon de route, os votantes e…of course os opositores.

E sobre como o povo vai votar isso ver-se-à quando houver eleições. Mas para terem arranjado estes pretextos para levarem para aí os polícias e as tropas estrangeiras cheira mesmo a quem não estava nada desejando eleições na data normal e apostava em mudança de regime de forma mais expedita... Ora como a ideia não foi da Fretilin, vê-se quem acredita no povo e quem o receia.

Anónimo disse...

Sera que o Ministro Ramos Horta esta a pensar em dar um lugarzinho de destaque aos senhores Reinaldo, Salsinha, Tara etc no MInisterio de Defesa? Nao seria de admirar ja que estao de parabens pelos seus actos....

Anónimo disse...

Fretilin ja possou da historia pa!!

Anónimo disse...

Nisso é que o Anónimo das 3:05 PM está enganado. É porque sabem que a Fretilin é o único partido com raízes nacionais e com prestígio popular que precisam de fazer estes tristíssimos golpes para mudar o regime.

Anónimo disse...

a margarida parece cada vez mais uma "timorense" ou filha de algum governante ai em portugal a estudar do que propriamente uma portuguesa com um simples interesse em Timor.

Comecou por se revelar como uma defensora da legalidade para uma defensora da fretilin. Porque sera?
por favor explique-se.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.