domingo, junho 18, 2006

Líder da Fretilin rejeita acusações de ex-ministro a Xanana Gusmão

Díli, 17 Jun (Lusa) - O presidente da Fretilin, partido no poder em Timor-Leste, rejeitou hoje as alegações feitas pelo seu vice- presidente e ex-ministro Rogério Lobato que envolvem Xanana Gusmão numa alegada tentativa de golpe para derrubar o Governo timorense.

"Não acho (que Xanana esteja envolvido). Não acho, porque a posição do Presidente foi muito claro. Há dias dirigiu uma mensagem ao Parlamento e foi claro na sua posição", disse à Lusa Francisco Guterres "Lu-Olo", que preside ao Parlamento Nacional.

Em entrevista publicada na edição de hoje do semanário Expresso, o vice-presidente da Fretilin e ex-ministro do Interior Rogério Lobato alega que Xanana Gusmão, o comandante da Polícia Nacional e sectores da Igreja Católica estariam envolvidos numa tentativa de golpe de Estado, visando derrubar o primeiro-ministro e secretário-geral o partido, Mari Alkatiri.

As acusações de Rogério Lobato, ex-ministro do Interior que se demitiu do cargo no passado dia 01 de Junho, na sequência de uma sugestão nesse sentido feita pelo chefe de Estado ao primeiro- ministro, foram feitas quando confrontado com indícios de uma investigação do Expresso que o apontam como responsável de uma tentativa de golpe.

Na mensagem que dirigiu há três dias aos deputados, Xanana Gusmão convidou todos os actores políticos timorenses a fazer um "rigoroso exame de consciência".

"Não temos outra alternativa senão medir os actos políticos que viemos praticando, consciente ou inconscientemente, e que contribuíram para que o povo viesse a sofrer mais uma vez com o resultado da nossa falta de capacidade política para resolver os problemas e que não pudemos, ou não quisemos, decifrar com o nosso conhecimento sobre a realidade de Timor-Leste", sublinhou então.

Francisco Guterres "Lu-Olo" recusa-se, contudo, a falar mais sobre a questão, salientando que a Fretilin está a fazer "todo o possível no sentido de contribuir para a estabilidade deste país e defender a ordem constitucional existente".

"O que se prevê é que virá aqui (a Timor-Leste) uma Comissão da ONU para investigar. Eu não quero tomar partido de nenhuma acusação, mas sim resolver a situação de crise, para que a população afectada regresse aos seus bairros e distritos", acrescentou.

Quanto ao alegado envolvimento de sectores da Igreja Católica, também mencionado por Lobato, o presidente da Fretilin também se escusou a falar sobre o assunto, revelando que uma delegação do partido manteve hoje um encontro com o bispo de Díli, D.Alberto Ricardo da Silva.

Questionado se a Fretilin e a hierarquia católica timorense mantêm canais de contacto, Francisco Guterres "Lu-Olo" respondeu afirmativamente.

"Claro. Vamos manter os nossos contactos e criar os mecanismos adequados no sentido de mantermos contactos e cooperar com a Igreja Católica", disse.

EL.

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois o líder da FRETILIN não poderia dizer outra coisa... ter um vice com tal postura realmente só pode dar ainda mais descrédito à mesma. Todavia, ainda assim, a nuance é interessante e sei lá se por causa das traduções, ou tê-lo-á dito e foi mal traduzido? veja-se: "Não acho. Não acho, porque a posição do Presidente foi muito clara..." Não acha mas se convier até pode vir a achar?

Sobre outro sector, a igreja católica, todavia já nem fala sobre o assunto... talvez seja mesmo melhor não o fazer, não vá a igreja resolver de vez a questão e apelar aos crentes que simplesmente digam não à FRETILIN em 2007. Não será uma possibilidade? Mas talvez esse seja um sector fácil de levar nas palminhas das mãos com a subsídio-dependência (sic)?!

E o ministro "demitiu-se" formalmente porque até já tinha sido antes dado como necessário demiti-lo. Quem é que viu isso? O Governo? Não. Foi quem disse ao Governo que era preciso "caras novas"... aguentem-se à bronca.

Que chatice. Rolando o Rogério Lobato, quem serão os senhores que se seguem? Fica tudo na mesma ou vão agora resolver os problemas? Esperemos que sim.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.