terça-feira, maio 30, 2006

Saqueados edifícios do Ministério Justiça e Procuradoria-Geral

Díli, 30 Mai (Lusa) - Os gabinetes do Ministério da Justiça, da Procuradoria-Geral e da Direcção de Terras e Propriedades de Timor- Leste foram hoje alvo de saques e roubos, disse à Lusa o vice-ministro da Justiça timorense, Manuel Abrantes.

"É muito triste. Isto vai destruir anos de trabalho. Estamos a voltar à estaca zero", afirmou Manuel Abrantes, admitindo que, para já, é impossível confirmar os danos e determinar se os saques envolvem apenas equipamento e material.

"Para quem teve tanto ânimo, passou os momentos tão difíceis de começar este processo, ver isto assim é totalmente desmoralizador", disse Manuel Abrantes, contactado telefonicamente em Díli.

Um grupo de civis armados com catanas e outras armas brancas destruiu janelas e portas no edifício da Procuradoria-Geral e entrou no gabinete da Unidade de Crimes Graves, responsável pelas investigações de crimes cometidos em 1999.

Desconhece-se, para já, se os atacantes - empenhados no roubo de equipamento e material de escritório - terão ou não destruído ou roubado alguma da documentação associada ao período antes e depois do referendo de 1999 - em que morreram cerca de 1.500 timorenses.

Ainda assim, os documentos do processo foram deitados ao chão durante o ataque, que ocorreu na manhã de hoje (hora local) e que alguns funcionários timorenses no local tentaram, sem sucesso, impedir.

"Estava cheio de medo. Ainda tentei travar o ataque, mas não fui capaz", disse aos jornalistas Abílio Reis, funcionário da Procuradoria-Geral, explicando que os seguranças das Nações Unidas que estavam no local fugiram.

Manuel Abrantes admitiu à Lusa que ele próprio ainda não pode confirmar a situação nos locais dos saques.
"Não posso dizer o grau do impacto no futuro. Pode ser que se estejam a ficar pelos saques e vandalismo, mas há computadores e equipamento de escritório roubado e isso vai demorar a substituir", admitiu.
"A insegurança não me permite verificar tudo. Há receio de que possamos ser apanhados na confusão e nesta falta de lei e ordem que domina a cidade", frisou.

Amândio Benevides, provedor-adjunto de Direitos Humanos e Justiça, também contactado telefonicamente pela Lusa, lamentou os roubos e manifestou preocupação "pelo estado dos documentos".

Um funcionário do Ministério da Justiça timorense disse à Lusa que os indivíduos que atacaram o edifício, situado perto da Universidade de Díli, roubaram equipamento informático e material de escritório.

Os saques aos edifícios públicos confirmam o agravamento da situação de lei e ordem na capital timorense, onde hoje voltaram a verificar-se confrontos, roubos e saques em várias zonas da cidade, com mais casas e outros edifícios incendiados.
A segurança na capital tem vindo a melhorar em algumas zonas devido ao destacamento no terreno de militares australianos, que na segunda-feira viram ampliados os seus poderes para deter os indivíduos envolvidos na violência.

Timor-Leste vive os seus piores momentos de tensão, instabilidade e violência desde que se tornou independente, há quatro anos, na sequencia da eclosão, há mais de um mês, de uma crise político-militar que tem sido marcada por divisões no seio das Forças Armadas e da Polícia Nacional, e pelo mal-estar entre o Presidente da República, Xanana Gusmão, e o chefe do governo, Mari Alkatiri.

Vários dias de confrontos, principalmente em Díli e arredores, de militares contra militares, e entre estes e elementos do corpo da Polícia Nacional, envolvendo populares, provocaram já vários mortos e feridos e criaram uma situação de instabilidade e insegurança generalizadas no país.

Nos últimos dias, grupos de civis armados têm vindo a conduzir saques, roubos e uma campanha de destruição de propriedade privada e pública em vários pontos da cidade.

Face à deterioração da segurança no país, as autoridades timorenses solicitaram ajuda militar e policial à Austrália, Nova Zelândia, Malásia e Portugal para repor a ordem.
ASP.
Lusa/Fim

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.