terça-feira, maio 30, 2006

Continuação do Conselho de Estado

Daqui a pouco vai continuar o Conselho ed Estado, no final do qual se aguarda uma declaração.


Ministro Ramos-Horta acumula pastas de Negócios Estrangeiros e Defesa?
Antonino Bianco com a pasta do Interior?
Recolher obrigatório a partir e hoje?
Reformulação das FDTL?

5 comentários:

Anónimo disse...

Que não se entre em especulações neste momento.

Anónimo disse...

Obrigada pelas palavras abaixo relativas ao 'Comentário (9):

Depois deste despacho da LUSA que inclui as palavras do Sr. Bispo Ricardo e do despacho da LUSA com as declarações do Sr. Bispo D. Basílio, ao trocar impressões sobre a situação em TL com vários católicos aqui em Portugal e com dois Senhores Padres, ficou visível a indignação que sentem com tanto esquecimento destes senhores Bispos.

Já há em Portugal, muitos políticos - a grande maioria católicos e alguns praticantes - chocados e indignados com estas posições.

Sem querer entrar num jogo de palavras 'baixo' e como português que paga os impostos lealmente ao Estado Português, pergunto se não será altura de parar os apoios a estes dois Senhores Bispos e aos seus acólitos em particular aqueles que servem de mentores - como é o caso so Senhor Padre Filomeno Jacob e ao tristemente célebre Padre Domingos Soares que envergonha o significado da palavra Maubere.

Meus Senhores, não insultem os católicos portugueses ao terem a hipocrisia de receber tudo, não se responsabilizarem por nada e desprezarem os princípios e valores doutrinários da Igreja. Estão a minar a Igreja por dentro!

Tentem lembrar-se das viagens de avião, os cheques contínuos e nunca regateados que vos foram e são passados, as contas que vos são pagas constantemente (lembram-se dos telefones, por exemplo?)para poderem fazer o vosso 'trabalho', etc.

Soubesse eu como utilizam a ajuda de Portugal, paga pelos contribuintes portugueses, já me teria insurgido há muito.

Senhor Padre Filomeno Jacob - secretário do Senhor Bispo D. Ricardo, não se esqueça, por exemplo, das viagens pagas que lhe têm sido facultadas para organizar uma Universidade Católica em Timor-Leste (lembra-se de Nova Iorque, Lisboa, os périplos europeus, etc?) que pudesse ser um centro de formação sólido para o futuro de TL? Lembra-se dos cheques que foram e são passados para fazer o seu trabalho? Não será altura de prestar contas? Até porque Universidade: nada! Não existe!

E as contas do Padre Domingos, porta-voz do Sr. Bispo D. Ricardo (já são muitas coincidências nesta equipa do Sr. Bispo!) - sempre a pedir o dinheiro em nome do Povo Maubere! Chorava quando pedia ... os políticos portugueses cediam perante as lágrimas com o coração aberto e dispostos a tudo para o ajudar. Acreditaram em si! No ano passado ouvimo-lo a proferir insultos - que me abstenho de reproduzir por vergonha de tal linguagem - contra tudo e todos, a exigir a demissão do Governo, etc, etc, etc.

Se o vosso papel é de facto missionário, abram os vossos corações e cumpram os princípios doutrinários cristãos. Eliminem o ódio dentro de vós!

Façam um exame de consciência! Que Deus vos perdoe porque nós precisamos de algum tempo para vos perdoar!

Não queimem o respeito que temos pela Igreja e o clero de TL, pela história que tão elevadamente honraram, pelo papel genuinamente cristão que cumpriram em fases tão difíceis da história do Povo Maubere!

Algo vai muito mal no clero timorense e o Povo não merece isso.

Os Senhores não merecem o Povo que dizem servir!

Anónimo disse...

É a lei das Terras e o Código Civil, porquê a Igreja não colabora ou é critica?
a questão é simples, a igreja tem muitas propriedades de forma tradicional e a regulamentação tira-lhes-á muitos privilégios ou porá a nú o seus reais interesses terrenos...para além das almas que confessa.

Anónimo disse...

Mas o que é que estes comentários têm que ver com o tópico?
???

Anónimo disse...

Qual o papel da agência lusa? A mim parece-me que anda em busca de lenha para a fogueira ou será que já não consegue manter o ritmo de 50 notícias por dia, que pena, para mim é bom sinal, as coisas começam a acalmar.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.