quarta-feira, janeiro 21, 2009

Dos leitores

H. Correia deixou um novo comentário na sua mensagem "COMUNICADO DE IMPRENSA":

Concordo que The Australian deveria ter escutado primeiro alguém do Governo timorense. Mas são os habituais métodos de trabalho deste meio de comunicação...

Também há uma grande confusão de moedas, sendo 13,3 milhões de dólares AUSTRALIANOS e não americanos, como inicialmente éramos levados a pensar.

Quanto ao desmentido de Agio Pereira, só o é em parte. Ninguém diz que o dinheiro está "perdido", simplesmente não se sabe dele. A Ministra confessa ter pedido ao BNU para encerrar várias contas privadas e transferir o saldo para uma conta central do Estado. Portanto, essas contas existiam. A Ministra diz que a Lei o permite. Será mesmo? Então porque mandou encerrá-las? Quantas contas são precisas para movimentar o dinheiro do Estado? E quem abre essas contas? Quem as movimenta?
Agio diz que "muitas contas [...] foram estabelecidas pelo primeiro Governo." Das duas uma: ou essas contas eram legais, como disse a Ministra, e não se entende porque estão a fechá-las, ou o "primeiro Governo" cometeu uma ilegalidade ao abri-las, mas nesse caso não se compreende porque é que só quase três anos depois do derrube do "primeiro Governo" e 16 meses depois deste Governo ter tomado posse) é que se lembraram que era ilegal. Seja como for, nesta segunda hipótese as versões de Agio e da Ministra não coincidem.

A Ministra nega a existência da "carta" para Xanana, mas não nega a existência de um "rascunho de consulta" (seja lá o que isso for) nem do seu conteúdo. Mas então porque foi escrito o rascunho? "Faz parte dos procedimentos de operação normais" dizer que não se sabe de vários milhões???

"O rascunho [...] de forma alguma reflete [...] preocupações [...] de má apropriação"??? É normal e não preocupante não se saber o paradeiro de vários milhões???

Será que no momento em que foi escrito esse rascunho a Ministra não sabia do dinheiro mas agora já sabe? Mas a Ministra também não disse que sabe do dinheiro. Apenas disse que ele há-de aparecer até Março e que não está preocupada porque usam um programa que automatiza a contabilidade do Estado e que permite saber onde está o dinheiro - pelos vistos só em Março.

Até Março??? Mas o próprio Agio não diz que o objetivo era "garantir que todos os adiantamentos em dinheiro [...] fossem contabilizados o mais prontamente possível, no final do ano."? Março de 2009 já não é propriamente "final do ano" (2008)... Mais uma vez, aqui as versóes de Agio e da Ministra não coincidem.

Tudo isto soa a história mal contada, aliás mal ensaiada. Vamos aguardar até Março para ver se o dinheiro sempre aparece.

Agio termina dizendo que "Esta confiança e empatia foram agora minadas por este artigo." Tou sabendo. Os outros artigos anteriores tinham servido para reforçar a "confiança e empatia", este serve para "minar". Já agora, o vídeo falso do "Four Corners" reforçou ou minou?

"O nosso povo precisa de reconquistar a fé e a dignidade dos nossos sistemas políticos." - Neste aspeto concordamos 100%.

4 comentários:

Anónimo disse...

Henrique

Ja leste as cartas em que o Mari requer aquelas beneses todas num pais de pobres e, onde ele pertence a um partido que se diz defensor do povo maubere?

Gostei do teus realces ao comunicado do governo sobre o assunto dos 13 milhoes, mas doi-me o coracao de nao te ver a falar sobre o assunto que acima me refiro.

Va la desembucha homem.

Cinha de Balide

Anónimo disse...

Critical overview on the issues of 13 million disapear without accountable by Xanana Administration. Right now these two cabinate members tried to close public eye on what's going wrong with their administration.

They must prove to the public that those money correctly used by them don't try to manipulate the facts.

Why Xanana say nothing about the corruption goes on in his administration? Why he affraid to take action? not enought fact to prove that his administration is corrupt? maybe true.... maybe not.

Xanana affraid his pollitical allies (AMP) will break out if he take a strong action against the corrupt members of his administration. That's the negative side of Allies Governments.

If you Love Timor Leste you must work for the interest of Timor Leste people not work for your own interest.

Love your Country... Hate Corruption.

Maubere Anan

Anónimo disse...

Alo Dili

Nao e nada uma supresa a contradicao da Emilia Pires e o desmentido do Agio Pereira sobre a roubalheira no governo que foi sempre um oportunista,so para aqueles que nao conhecem e identical ao Vicente Maubocy sairam da Fretilin queriam ser os mandoens sem terem qualidade para tal.Foram sempre uns grandes preguicosos como Jose Luis Guterres sem qualificacao por isso Xanana pensa em por alguem para ser segundo VPM.Agio Pereira tinha um escritorio fazia alguns trabalhos para Timor Leste financiado pelo exterior defendendo os seus interesses. Acreditar Agio Pereira e acreditar nas mentiras e propagandas dos autores da crise pelo seus contactos telefonicos com o Alfredo e o seu grupo incluindo Longuinhos o fantoche do Xanana.Todas as noticias saidas do jornal “The Australia”eu tenho a certeza que o jornalista teve o cuidado em verificar se as informacoes sao verdadeiras.No governo nao era so desmentir mas fazer uma investigacao sobre o assunto e apurar os casos.A nossa lideranca nada aprenderam das licoes que formos vitimas do tempo colonial portugues, a luta entre os timorenses e no tempo da Indonesia puseram-nos uns contra os outros os tais defensores de autonomia e actuam como milicias e alguns que estao no governo do Xanana estao la para destruir e roubar porque nunca defenderam a Independencia e tambem o gosto do Xanana de ter ido ao enterro do Suharto.Nada aprendemos deviamos estarmos unidos pelo facto de termos ideias diferentes em defesa dos nossos interesses nacionais e nossos recursos economicos estamos a ser levados pelos interesses do exterior destabilizando o pais ou pela frustacao dos paises de nao conseguiram aquilo que queriam antes de abandonarem do poder pelo voto popular nos paises de origem apoiam os ambiciosos e esfomeados do poder pela forca derrubar o governo e destruir o pais.Como Timor Leste fizeram com a Gaza dos palestinianos como nao conseguiram desmantelar o partido Hamas destruiram o pais com a morte de 1300 palestinianos durante de 22 dias de bombardeamento com apoio do governo do BUSH. Pelos menos sermos orgulhos de nos como timorenses de ter uma Nacao e uma Patria e uma identidade de ser timorense. Perguntas a um portugues?o orgulho de ser portugues.Continuamos a ser escravos do exterior sem termos a consciencia em defender os nossos interesses e que estamos a servir um povo e a Nacao Timor Leste que tanto sangue tinhamos derramado durante 25 anos de luta.
Somos capazes e governar o pais sem caindo nos interesses e interferencias do exterior botar-nos o fogo e obriga-nos a apagar, destruiram a unidade que tinhamos forjado na luta pela independencia. Unimos, tudo e possivel nos podemos.

Adeus

de Aikurus

Anónimo disse...

AINDA A PROCISSAO VAI NO ADRO


AINDA A PROCISSAO VAI NO ADRO
MAS JA ESTOU FICANDO ABARROTADO
EU SOU ACERRIMO DEFENSOR DO POVO
QUERO DE 5 EM 5 ANOS UM NOVO PRADO

LA ME CASITA COM PLANOS DA ENSUL
PRECISA DE UMA GRANDE REMODELACAO
QUERO QUE SEJA FEITA BEM DEPRESSA
POIS VEM AI O MARIO CARRASCALAO

PRECISO DE MUITA GASOSA PRO CARRO
POIS TENHO QUE VISITAR O POVO
SIM O POVO DO MEU TIMOR LESTE
QUE VIVE NA PENURIA COMO O CORVO

TAMBEM QUERO IR AO ESTRANGEIRO
VISITAR OS MEUS CAMARADAS
DE TRES EM TRES MESES CHEGA
NAO QUERO AS VIAGENS TRAMADAS

E QUANDO DER O BADAGAIO
NAO SE ESQUECAM DAS VIRGENS SETE
E QUE UM DIREITO POR LEI ADQUIRIDO
POIS COMIGO NINGUEM SE METE

ZE DA LABIA

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.