domingo, março 02, 2008

Susar entregou-se e admite participação no ataque a PR

Díli, 02 Mar (Lusa) - Kaer Susar, um dos elementos do grupo de Alfredo Reinado, entregou-se hoje às autoridades e admitiu ter participado do ataque à residência do Presidente da República.

A rendição de Susar foi anunciada em conferência de imprensa pelo Comando Conjunto da operação "Halibur" de captura dos responsáveis pelo duplo ataque de 11 de Fevereiro contra o chefe de Estado e o primeiro-ministro.

Susar chegou apenas cerca de 15 minutos antes ao centro de conferências onde funciona o Comando Conjunto, transportado pela Polícia Nacional a partir da aldeia de Turiscai, distrito de Manufahi, sudoeste do país.

Susar admitiu aos jornalistas que tomou parte na operação à residência de José Ramos-Horta, com o grupo chefiado pelo major Alfredo Reinado, que viria a morrer no ataque.

"Sim, participei. Estava ao portão" da residência, afirmou Kaer Susar na breve conferência de imprensa.

Susar rendeu-se com duas armas, uma AL 33 e um FNC, que afirmou hoje terem sido usadas no ataque ao chefe de Estado.

O tenente-coronel Filomeno Paixão, 1º comandante da operação "Halibur", que apresentou Kaer Susar e as armas apreendidas, manifestou "a profunda gratidão" do Comando Conjunto a Susar "pela sua cooperação, ao optar pela via pacífica para a resolução dos seus e dos nosso problemas".

O oficial das Falintil-Forças de Defesa de Timor-Leste, agradeceu também a Francisco Xavier do Amaral, proclamador da independência e primeiro Presidente da República em 1975, pela ajuda na rendição de Susar.

Kaer Susar e Francisco Xavier do Amaral são naturais de Turiscai e foi o ex-Presidente da República, líder da ASDT, que o antigo companheiro de Alfredo Reinado contactou primeiro para se entregar ás autoridades.

"Continuamos a dar tempo ao grupo de Gastão Salsinha para reconsiderar na sua postura e tomar uma decisão correcta e pacífica na busca de solução para o seu caso", afirmou o tenente-coronel Filomeno Paixão.

O ex-tenente Gastão Salsinha liderou o grupo que atacou a coluna onde seguia o primeiro-ministro, Xanana Gusmão, e passou a chefiar o grupo de Alfredo Reinado desde a morte do major.

O tenente-coronel Filomeno Paixão tem "fé" na rendição de Salsinha em breve, considerando-a "indubitável".

PRM
Lusa/fim

3 comentários:

Anónimo disse...

sou timorense mas tenho recio de orgulhar na policias e FDTL,mas sim tenho confiança na lideraça que demostra a cada vez mais a união no momento muito delicado para resolver o problema que abala o país durante dois anos em meio,se primeiro governo liderado pelo dr alkaiti tivesse capacidade e bom sensso o país não mergulha nesse desgraça.

por isso como cidadão que sou, fiqui muito sensibilizado com copreação de todos instituição e acredito a esperançadamente que o goveno aliança maior parlementar tem capacidade inquestionavel que está demostrar na resolução deste problema.

Viva Xanana gusmão
Viva Avo Xavier
viva Ramos horta
Viva T M Ruak
viva timor leste unidade e paz e progresso.
boa viagem herói dos que
acreditam em justiça de igualidade contra desigualidade;Alfaredo reinaldo

Anónimo disse...

Quem conhece a realidade política em timor nunca disse assim,quem vive de perto com a situação política em timor nunca disse assim,quem quer a paz e estabilidade em timor nunca disse assim,quem disse assim deve ser um ignorante e não é timorense.
1ºGoverno de Mari Alkatiri,foi o único governo que tinha condições para transformar um timor melhor,não foi porque não tinha capacidade de governar mas sim não lhe deram oportunidade de governar,foi forçado de abandonar o governo.Colega,fretilin continua atento,viva mari alkatiri.

Anónimo disse...

Colega Anonimo, tu nao aprende licao. Porque tu continua fala de Alkatiri? tu nao sabe que Alkatiri poe Fretilin no buraco? Problema Timor comeca com Alkatiri.Depois o Major Alfredo diz que foi o Xanana. Mas timorense tem abrir olhos. Xanana, Alkatiri com Ramos tudo igual. Eles nao importa povo.Eles querem cadeira, timorense e que sofre.Abre olhos, abre cabeca. Nao pode sempre cabeca dura.Eu fala assim porque sou filho de timor nao saber muito mas amor muito Timor.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.