domingo, março 02, 2008

Maioria dos peticionários timorenses está acantonada

Público, 02.03.2008
Jorge Heitor

Mandato da missão das Nações Unidas que integra portugueses foi prorrogado por um ano
O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, visitou ontem o acantonamento de Aitarak Laran, em Díli, onde já encontram 581 dos 592 signatários de uma petição em que se consideraram discriminados e que em 2006 foram afastados das Forças Armadas. Mas não se sabe qual é que será o futuro dos mesmos. Os que ainda se encontram a monte são liderados pelo antigo tenente Gastão Salsinha, que há um mês actuava em coordenação com o ex-rebelde Alfredo Reinado, morto no dia 11 de Fevereiro à entrada da residência do Presidente, José Ramos-Horta, que na sequência desse incidente viria a ser gravemente ferido a tiro.

As tropas e polícias timorenses apreenderam na semana passada armas de fabrico rudimentar e detiveram uma cidadão estrangeiro, de nacionalidade não especificada, suspeito de ter ajudado elementos rebeldes em ataques tanto a Ramos-Horta como a Xanana.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas, por seu lado, prorrogou por um ano, até 26 de Fevereiro de 2009, o mandato da missão integrada da ONU em Timor-Leste (MINUT). Criada em Agosto de 2006, esta missão é composta por 1480 polícias (incluindo 199 portugueses, tanto da GNR como da PSP) e mais de 1200 funcionários civis. O seu objectivo é ajudar o Governo timorense a estabilizar o país, promover uma cultura de governação democrática e facilitar o diálogo político, que se tem revelado extremamente complexo.

O Conselho de Segurança condenou em termos enérgicos os alegados ataques de 11 deste mês contra o Presidente, que permanece internado na cidade australiana de Darwin, e o primeiro-ministro, que nada sofreu. E pediu ao povo de Timor-Leste que permaneça calmo, dando prova de contenção, perante as muitas dúvidas ainda existentes sobre o que é que na verdade se terá passado há 20 dias. Na ausência de Ramos-Horta, a chefia do Estado está a ser exercida interinamente pelo presidente do Parlamento, Fernando Lasama de Araújo, líder do Partido Democrático (PD), uma das componentes da Aliança com Maioria Parlamentar (AMP), constituída em 10 de Julho do ano passado.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.