segunda-feira, março 31, 2008

Espanha apresentou projecto de intervenção rural em Liquiçá

Díli, 30 Mar (Lusa) - A Cooperação Espanhola apresentou hoje um projecto de desenvolvimento rural da faixa litoral de Liquiçá (oeste), no valor de quatro milhões de euros ao longo de três anos.

"O projecto é complementar da intervenção da cooperação portuguesa no distrito de Ermera e segue o mesmo modelo de apoio a várias culturas, reabilitação de estradas rurais e do escoamento da produção", afirmou à agência Lusa o director da Cooperação Espanhola em Timor-Leste, Francisco Lopez.

O projecto "foi entregue ao governo timorense e, se for aprovado, pode arrancar ainda durante este ano", acrescentou o responsável da Cooperação Espanhola em Díli.

A proposta espanhola de desenvolvimento de uma zona no litoral de Liquiçá, a oeste da capital, foi apresentada por Francisco Lopez e pelo chefe da cooperação agrícola portuguesa em Timor-Leste, Miguel Nogueira, durante uma visita aos distritos de Liquiçá e Bobonaro.

A exposição de Francisco Lopez e Miguel Nogueira, que participou em detalhe na elaboração da proposta espanhola, decorreu no local conhecido como Pedra Negra, na margem esquerda da Ribeira de Lóis, na estrada que liga Díli à fronteira com o Timor indonésio.

"O projecto bilateral espanhol permite estender ao distrito de Liquiçá o conceito de 'cluster' dos programas da Cooperação Portuguesa já em curso no distrito de Ermera", explicou Miguel Nogueira à Lusa.

Se for aprovada, a proposta espanhola criará uma zona de intervenção rural em continuidade entre as montanhas de Ermera e o litoral dos distritos de Bobonaro e Liquiçá.

A primeira vertente do projecto bilateral espanhol, segundo Francisco Lopez, é a abertura e manutenção de estradas secundárias e rurais.

Outra dimensão é o apoio a culturas nas zonas de altitude, incluindo café, cravinho e espécies florestais, nos moldes do que está a ser feito pela Cooperação Portuguesa em vários distritos.

Uma terceira vertente é o fomento da cultura de coqueiros e cajueiros e de espécies florestais de elevado valor económico, como o sândalo, o pau-rosa, o mogno e a teca, dando continuidade no litoral de Liquiçá a uma intervenção idêntica no litoral de Bobonaro, entre a fronteira de Batugadé e Lóis.

A última área de intervenção, e aquela que vai absorver a maior fatia de fundos, é o desenvolvimento da Várzea de Lóis, uma área de grande fertilidade mas muito pouco explorada, com cerca de oito a dez mil hectares de terrenos.

A integração do projecto espanhol na estratégia portuguesa de um "cluster" de desenvolvimento regional poderá criar um pólo de atracção de população fora de Díli, na zona agrícola de acesso mais fácil à capital, salientaram os dois responsáveis ouvidos pela Lusa.

A coordenação do projecto da Cooperação Espanhola com os programas da Cooperação Portuguesa segue o Código de Conduta aprovado pelos países da União Europeia para optimizar a ajuda ao desenvolvimento prestada pelos Estados membros.

A Cooperação Espanhola está presente em Timor-Leste desde 2001, sobretudo através do apoio a organizações não-governamentais.

A Espanha apoia também com 5,2 milhões de euros um programa de igualdade de género gerido pela UNIFEM.

O projecto de desenvolvimento rural de Liquiçá é, no entanto, o primeiro projecto bilateral proposto pela Cooperação Espanhola, um novo parceiro de Timor-Leste após a assinatura de um convénio entre os dois países em Novembro de 2007.

A visita a Liquiçá e Bobonaro permitiu também dar a conhecer projectos apoiados pela União Europeia e a Alemanha.

Acompanharam a visita responsáveis do ministério da Agricultura e Pescas timorense, do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD), da UE, do GTZ (Alemanha) e de vários outros parceiros de desenvolvimento de Timor-Leste.


PRM
Lusa/fim

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.