segunda-feira, março 31, 2008

Doadores apostam em três áreas-chave

Rádio Renascença
29-03-2008 15:23


Os países doadores para Timor-Leste, reunidos em Díli, querem apostar em projectos de realojamento, criação de emprego e de saúde.

A conferência de doadores para 2008 terminou este sábado na capital timorense e foi a primeira desde que Xanana Gusmão é chefe de Governo.

O encontro serviu também para as autoridades timorenses apresentarem os projectos em que está a ser gasta a ajuda internacional, sendo o realojamento um deles.

José Luís Guterres, vice-primeiro-ministro, diz que o Governo de Timor precisa de mais dinheiro e adianta que já recebeu duas respostas positivas no que toca a construir casas para os refugiados.

Timor-Leste precisa de 2000 habitações e tem verbas para apenas 500. O objectivo é, ainda assim, acabar com os campos de refugiados no país no prazo máximo de um ano.

Para este ano, são necessários 221 milhões de euros no orçamento total de Timor. Portugal, Austrália, Irlanda, Noruega e União Europeia estão entre os maiores doadores. Entre 1999 e 2007, o nosso país contribuiu com 470 milhões de euros.

MG/Anabela Góis

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.