sexta-feira, janeiro 25, 2008

Timor-Leste: julgamento de comandante rebelde Reinado é adiado

24/01 - 06:05 - EFE

Díli, 24 jan (EFE).- O julgamento do comandante rebelde Alfredo Reinado e de 17 de seus seguidores, acusados de homicídio e outros crimes, foi adiado hoje para o dia 4 de março, depois de eles não comparecerem à audiência.

Reinado, foragido desde agosto de 2006, tinha anunciado que não compareceria ao julgamento, porque desconfiava do sistema judiciário do país, que disse "servir aos interesses políticos e não ao povo que busca por justiça".

"Sou apenas um peão nesta grande crise, na qual aquelas pessoas que deveriam ser levadas à Justiça têm, atualmente, bons cargos dentro do sistema como primeiro-ministro, ministros e parlamentares", disse Reinado, expulso do Exército com outros 598 militares por desobediência em 2006.

O atual presidente do país, José Ramos Horta, era ministro de Assuntos Exteriores quando explodiu a crise em abril de 2006, e o hoje primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, ocupava a chefia do Estado, enquanto o então chefe do Governo, Mari Alkatiri, lidera a oposição no Parlamento após as eleições do ano passado.

As autoridades contam desde meados de 2006 com a ajuda da ONU e da Força Internacional de Segurança, composta por tropas de Austrália, Malásia, Nova Zelândia e Portugal.

O Timor-Leste alcançou sua independência no dia 20 de maio de 2002.

EFE flg/mh

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.