sexta-feira, janeiro 25, 2008

Português assumirá embaixada da Ordem de Malta em Timor

23-01-2008 14:41:09

Dili, 23 jan (Lusa) - A Ordem de Malta nomeou um português para ser seu representante diplomático em Timor Leste, disse nesta quarta-feira à Agência Lusa um membro da organização em Dili.

A nomeação recaiu sobre Damião Martins Pereira de Menezes Vellozo Ferreira, anunciou o tenente-coronel Anthony Heath, das Forças de Defesa Australianas (ADF), adjunto australiano para as Forças de Defesa de Timor Leste.

O oficial das ADF, membro da Ordem de Malta, dirigiu nesta quarta-feira, na capital timorense, a entrega de dois contêineres de material cirúrgico e hospitalar, destinado ao hospital central da cidade e a outras unidades de saúde e instituições sociais de Dili.

A Ordem de Malta já entregou cerca de US$ 2,5 milhões em ajuda humanitária a Timor Leste, provenientes, sobretudo, da Austrália, acrescentou Anthony Heath.

A origem da Soberana Ordem Militar Hospitalar de S. João de Jerusalém, de Rodes e Malta, chamada de Ordem de Malta, remonta a 1048 e tem relação com as Cruzadas cristãs.

A Ordem foi fundada antes da conquista de Jerusalém, em 1099, na Primeira Cruzada. A entidade surgiu como uma ordem monástica de assistência aos peregrinos na Palestina.

A Ordem de Malta tem um estatuto particular. Ela é, ao mesmo tempo, uma ordem religiosa, uma ordem de cavalaria e um Estado soberano que mantém relações diplomáticas com 96 países, além de possuir representação permanente nas Nações Unidas.

O atual representante da Ordem de Malta em Timor Leste é o militar anglo-australiano James Dominguez, de Sydney, Austrália.

Damião Vellozo Ferreira é membro do conselho da Assembléia dos Cavaleiros Portugueses e administrador da revista Filermo, órgão oficial da organização em Portugal.

A escolha do representante diplomático foi feita em 2007, mas ainda não foi concretizada pelo Ministério das Relações Exteriores timorense.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.