terça-feira, janeiro 08, 2008

GNR fica até ao final do ano

RR
Timor-Leste
07-01-2008 7:40

Portugal vai manter as tropas portuguesas em Timor-Leste até ao final de 2008, não se comprometendo com qualquer outro prazo que exceda a actual legislatura.

O Ministro da Administração Interna parte hoje para Dili, onde vai deixar claro que apesar de Portugal estar disponível para ajudar Timor, neste ponto em concreto não irá tomar decisões a tão longo prazo.

A resposta portuguesa fica aquém das expectativas de Ramos Horta - que tinha traçado 2012 como o prazo ideal.

O Presidente timorense não faz qualquer segredo sobre a vontade de ver a GNR no seu país por mais quatro anos, não só para garantir a manutenção da ordem pública, como também para tratar da formação da polícia local.

Rui Pereira, no entanto, garante apenas mais um ou dois contingentes, cada um deles com uma missão de seis meses.

A próxima rotatividade dos 140 militares portugueses que se encontram em Timor-Leste deverá ocorrer em Fevereiro e depois no mês de Agosto ou de Setembro.

CS

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.