quinta-feira, janeiro 10, 2008

Ex-Presidente indonésio Suharto à beira da morte

Publico.pt
09.01.2008, Jorge Heitor

O estado do antigo Presidente indonésio Mohammed Suharto, na semana passada hospitalizado em Jacarta, voltou ontem a agravar-se, enquanto dezenas de médicos tentavam quase em vão evitar a paragem dos seus órgãos.

Um amigo da família contou à Reuters que os seis filhos e quase todos os genros, noras e netos se encontravam com ele, o que parecia um indício bem claro de que a morte estava próxima, conforme desde domingo se tem vindo a pensar.

"Estamos de prevenção", contou à imprensa a ministra da Saúde, Siti Fadilah Supari, que ontem à noite o visitou, no Hospital Pertamina, um dos principais da capital, onde se encontra a receber cuidados intensivos ao coração, aos pulmões e aos rins.

Todos os pormenores do estado clínico do antigo ditador estão a ser seguidos a par e passo pela classe política do mais populoso dos países muçulmanos do mundo. Sabe-se assim que mais fluidos se lhe infiltraram nos pulmões, que foi detectado sangue nas fezes e na urina e que a hemoglobina desceu.

Aquele a quem em tempos chamaram "o general sorridente" estava evidentemente a finar-se, dez anos depois de haver sido derrubado. Um impetuoso movimento a favor da democratização acabou com as três décadas durante as quais governara com mão de ferro e estivera na origem de muitas mortes: tanto na sequência da sua marcha para o poder, a partir de 1965, como devido à invasão e ocupação de Timor-Leste, a partir de Dezembro de 1975.

No dia 11 de Março de 1966, o Presidente Sukarno passara-lhe o poder supremo, tendo então instituído a Orde Baru (Ordem Nova). Esta passou pela ilegalização do Partido Comunista Indonésio (PKI), cuja influência crescente estava a preocupar os Estados Unidos e outras potências ocidentais.

O balanço da sua administração autoritária deverá vir a ser feito na altura em que lhe redigirem o obituário; mas, entretanto, muitas figuras da classe política e empresarial da Indonésia têm desfilado pelo hospital onde parece estar a passar os últimos dias. Num claro indício de que, apesar de tudo, ainda é uma figura influente e de que, para o bem ou para o mal, deixou um lugar na História do vasto arquipélago situado entre o Sueste Asiático e a Austrália.

O Presidente Susilo Bambang Yudhoyono, o vice-presidente Jusuf Kalla, governadores do Banco Central e ministros têm passado pelo hospital, com ofertas de flores.
Suharto foi o segundo Presidente da Indonésia e governou com mão de ferro, durante mais de três décadas.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.