quinta-feira, dezembro 20, 2007

EXÉRCITO DE PESO PARA CONSOLO DE XANANA

Quinta-feira, 20 de Dezembro de 2007
Blog Timor Lorosae Nação
O COMANDANTE DA PESADA
António Veríssimo


Em tempos idos também eu tive um exército de combatentes que integravam acções guerreiras sob as minhas ordens. Como eles eram disciplinados e obedientes… Era um exército da pesada com um comandante à altura – um comandante da pesada, como os soldados.

Recordo-me que no final de cada operação todos se reuniam em grupos de mais ou menos uma dúzia e lá os punha eu na caixa de madeira onde os 123 soldadinhos de chumbo cabiam ás mil maravilhas.

O problema era que a caixa pesava muito e tive de dividir o exército em duas caixas. Era um exército da pesada que tenho saudades de comandar, ou melhor: de voltar a essa idade e ainda comandar soldadinhos de chumbo.Recordo com saudades que quando mandava um soldado apresentar-se-me ele impressionava-me com a sua prontidão em obedecer-me. Nem sequer lhe passava pela cabeça não o fazer e muito menos pensaria em rebelar-se.

Porque essa ideia da minha meninice surgiu repentinamente achei por bem aproveitá-la e consolar de algum modo Xanana Gusmão.Posso lá vê-lo ou saber que o Comandante não está a ser respeitado pelo subordinado com que contou para fazer o golpe de estado.

Nunca gostei de Reinado e agora ainda muito menos!Imaginem a desfeita que fez ao Comandante. Fazê-lo roer as unhas quase até aos coutos naquele gabinete de primeiro-ministro ainda a cheirar a Alkatiri.

É coisa que não se faz.Afinal o Comandante só quer combinar com ele o que pode e deve dizer e o que não pode nem deve dizer.

Simples.Após isso o Reinado pode ir novamente para a montanha… Fazer o que lhe apetecer. Até iria com garantias de que nada de mal lhe vai suceder!

Que mais tarde ou mais cedo será condecorado e poderá ocupar um lugar de deputado como o Paulo Fátima da PNTL.Ingrato. Mesmo ingrato.

Com base nestas desfeitas e para consolo de Xanana pensei em lhe mandar os meus 123 soldadinhos de chumbo que guardava no sótão, nas caixas que estão impecáveis.

Estes soldadinhos de certeza que terão o comportamento que sempre tiveram quando eu era seu comandante.

Impecáveis, obedientes, disciplinados… e nunca discutem uma ordem. Nem lhes passa pela cabeça delatarem os comandantes.Penso que com este exército de peso Xanana poderá equilibrar-se emocionalmente e ser um digno Comandante da Pesada!

Bom Natal, Comandante!

1 comentário:

Anónimo disse...

Alo Dili

Se Xanana e tambem o Horta que comandaram toda a estrategia da crise de 2006 ja podiam ter reginados ou serem demitidos. Pela forca do partido ou o Tribunais. So em Timor esta a contecer assim estao impunos.Nao ha nenhum pais no mundo que isto aconteca. Isto mostra a ganancia de estar agarrados pelo poder sem pouca vergonha de reconhecerem que foram culpados de toda esta barbaridade
perante o povo e a Nacao.Olham apenas pelos seus interesses pessoais e alheios. Vem com a historia de combate a pobreza mas sim para gastos em viagens continuas ao estrangeiro levando uma vida mundana de tipo flyboiant.Tantas mentiras ja lancaram esta vai ser outra de combate a pobreza. Foram muito rapidos em pedirem a demissao do Mari mandando uma cassette gravada num dos canais da Australia. De tanta asneiras que fizeram muitas familias sofreram e morreram so apenas pelas vossas ambicoes agora humilhados e enxovalhados com as vossas mentiras aquela lata de ferro como explicar estas vossas manobras maqueavelicas e em servico do exterior como eram vossos pais escravos e servidores do regime colonial dos malais australianos.Deitaram por terra e pisaram como herois da libertacao apenas para serem cavalo mandado dos malais deixando de ter orgulho de ser timorense."Hau nia fen malai hau mate loos ho nia."Agora ba lambe rai.

Depois terei mais comentarios sobre os Bispos Padres e Madres

Hau matan dukur temque ba toba

Adeus

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.