quinta-feira, dezembro 06, 2007

Embaixador pede a jovens lusos que 'pensem mais' no Timor

05-12-2007 17:44:49


Nisa, Portalegre, 05 Dez (Lusa) - O embaixador do Timor Leste em Portugal, Manuel Abrantes, pediu que os jovens portugueses "pensem mais" nos habitantes do país asiático e elogiou o projeto "Escola Solidária".

As declarações de Abrantes foram feitas em Nisa, no distrito de Portalegre (região do Alentejo) durante as comemorações locais do dia da solidariedade para o povo do Timor Leste, onde se mostrou emocionado com a iniciativa promovida pela Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Nisa (Etaproni).

"Esta iniciativa é mais uma prova como a juventude portuguesa não só poderá pensar na Europa, mas também no povo timorense e, em particular, nos seus jovens", afirmou.

A visita de Manuel Abrantes ao Alentejo teve ainda como objetivo observar o andamento da campanha para recolher donativos e de material escolar para a construção de duas escolas e de uma biblioteca no Timor Leste, promovida pela Etaproni.

O coordenador do projeto "Escola Solidária", Pedro Cordeiro, afirmou que a Etaproni assumiu a iniciativa como "uma prioridade do curso de Animação Sócio-Cultural e Desporto do triênio 2005-2008".

Cordeiro disse estar surpreendido com o “sucesso obtido até ao momento com a arrecadação de donativos e o empenho dos alunos nesta missão", classificando-os como "superando todas as expectativas".

A elevada taxa de analfabetismo no Timor Leste, a que se soma uma reduzida divulgação e promoção da cultura e língua portuguesa e a escassez de material escolar, levou a escola instituição portuguesa a lançar este projeto.

Para concretizar a iniciativa, foram estabelecidos contatos com a Embaixada do Timor Leste em Portugal, com empresas, organizações não governamentais e ainda com a Associação de apoio à Diocese de Baucau (leste do país asiático).

A campanha, que conta com o apoio do município de Nisa, acontece até março de 2008.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.