quinta-feira, novembro 29, 2007

TIMOR-LESTE É QUEM ESTÁ PIOR

Blog Susana Charrua - Despertar Consciências
28 Novembro 2007

RÁPIDA VIAGEM AOS PAÍSES LUSÓFONOS

Ontem foi aqui abordado ao de leve o"caso" de Angola, a propósito de Orlando Castro ser angolano. Talvez por isso procurei reunir raciocínios sobre notícias que vou ouvindo, vendo e lendo sobre as ex-colónias portuguesas.

Aparentemente considerava que estava minimamente actualizada e sabedora das realidades mas conclui que não era assim. Fiquei consciente de que quase nada sabia das realidades dos países irmãos de África e de Timor-Leste.

Por chegar a essa conclusão, decidi fazer um "périplo" documental sobre todos esses países onde se fala português, pelo menos oficialmente.

Tristemente cheguei à conclusão de que o défice democrático vinga em todos eles excepto em Cabo Verde. Aliás, Cabo Verde parece que vai de vento em popa no seu relacionamento com a Europa ou até com os Estados Unidos, assim como de vento em popa vai no que diz respeito ao seu desenvolvimento e exercício da democracia.
Parabéns ao país das ilhas!

Atravessando o Oceano Índico vamos desembocar na ilha dos nossos amores - que as outras me desculpem.

Refiro-me a Timor-Leste.

Nunca percebi qual o motivo porque os portugueses nutrem um especial "não-sei-o-quê" por Timor. Isso é um facto.

Descobri que Timor comemora hoje a seu sexto aniversário da independência. Dia da Independência em Timor-Leste, apesar de haver quem se queixe de que continua a ser um país ocupado por estrangeiros, sendo assim impossível exercer a plenitude da independência que muitos julgam estar a concretizar-se.

Cá está a tal coisa: petróleo!

Depois das centenas de milhares de timorenses que a Indonésia assassinou. Depois de um processo de referendo e de independência sofrido, todos julgámos - eu pelo menos - que aquele pequeno país seria um dos tais a avançar de vento em popa. Todos nos enganámos.

Pelos vistos o exercício da democracia é muito limitado por duas figuras que se guindaram abusivamente a excelsos pilares da nação. Xanana Gusmão e José Ramos Horta.

Pelo que dá para perceber ambos patrocinaram um golpe de estado que depôs o governo legítimo e que por via de muitas pressões realizaram eleições presidenciais e legislativas que, apesar de terem sido consideradas livres pelos observadores internacionais, deixaram muito a desejar.

Tenho para mim que é impossível realizarem-se eleições livres sobre pressão de estratégias que tiveram por opção um golpe de estado para derrubar um governo.

Os vencedores acabaram por ser a dupla golpista de Gusmão e Horta, apesar de ter sido o partido que anteriormente esteve no governo e foi derrubado que venceu as eleições legislativas.
Estranha democracia, a exercida por um presidente da República que até é Nobel da Paz. Parece que indevidamente, por aquilo que tenho lido.

Sobre Ramos Horta e Xanana Gusmão já existe a ideia dos portugueses que serão - já estão a sê-lo - os Dos Santos de Timor-Leste.

Protegidos pelos interesses australianos e demais barões do petróleo e gás natural que abunda naquelas paragens, Gusmão e Horta deitaram todos os pruridos de decência fora e entraram para o clube dos vilões que nunca estão enfartados.

Para os portugueses, estes Dos Santos simbolizam a desilusão das ambições que tínhamos antevisto e desejávamos para os irmãos timorenses.

De todas as ex-colónias podemos concluir que é Timor e a Guiné que estão pior. No caso de Timor-Leste a única justificação prende-se com as riquezas do Mar de Timor.

Os timorenses não mereciam isto.


Pronto, acabei por dar a volta ao mundo e subir ligeiramente o Tejo, olhar Lisboa e... Mas o que é isto? Fiquei pasmada!

Na nossa sala de visitas, no Terreiro do Paço, já não está D. José nem o cavalo. Só ficaram as víboras que atormentavam as patas do cavalo.

Mais atentamente conclui que as víboras se assemelhavam a figuras que conhecemos e estavam imensas a adornar um brasão cor-de-rosa que no meio tinha um rato, adivinhem que caras conhecidas eram.

Bruxos!

Postado por Susana Charrua

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.