sexta-feira, novembro 16, 2007

Apenas cerca de 20 peticionários à espera de Xanana Gusmão

Notícias Lusófonas
15.11.2007

Apenas cerca de 20 peticionários, dos quase 600 que foram exonerados das Forças Armadas em 2006, estiveram hoje em Aileu, a sul de Díli, para ouvir o primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão.

"É um número muito pequeno mas significativo para começar o processo de diálogo, construir confiança e estabelecer pontos de comunicação", disse o assessor do primeiro-ministro para a Sociedade Civil, Joaquim Fonseca.

Xanana Gusmão chegou a Aileu ao princípio da manhã (cerca das 00:00 de quinta-feira em Lisboa) e falou durante uma hora com os peticionários.

O primeiro-ministro desceu depois à capital.

O segundo dia de diálogo com o grupo, que poderia ocorrer amanhã, foi cancelado, dada a reduzida adesão dos peticionários à iniciativa de Xanana Gusmão.

Na terça-feira, o chefe do Governo disse que o encontro de hoje não pretendia ser "um diálogo dos peticionários com o governo".

"O governo vai ser apenas o facilitador do encontro para um diálogo entre os peticionários e as Falintil-Forças de Defesa de Timor-Leste", explicou o primeiro-ministro.

Da agenda da conversa fizeram parte vários aspectos da situação dos peticionários, incluindo "muitos aspectos de assistência social", segundo Xanana Gusmão.

No encontro de Aileu participou o major Tara Alves, "não como representante dos peticionários mas apenas como uma ponte entre os ex-militares e o primeiro-ministro", segundo Joaquim Fonseca.

Em Aileu não esteve o tenente Gastão Salsinha, "que se juntou ao major Alfredo Reinado", explicou o assessor do primeiro-ministro.

"O próximo passo será enquadrar os peticionários e ver como se pode falar com eles todos, que estão espalhados no país", afirmou Joaquim Fonseca.

Um grupo de militares das Falintil-Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL), alegando ser alvo de discriminação no seio da instituição, apresentou uma petição ao Presidente da República e ao chefe do Estado-Maior, a 9 de Janeiro de 2006.

A 17 de Fevereiro de 2006, os peticionários abandonaram os quartéis e a 16 de Março foi anunciada a exoneração de 594 militares, com data efectiva de 1 de Março.

Uma manifestação dos peticionários, em Abril, desencadeou a crise política e militar que terminou com a queda do I Governo Constitucional.

NOTA DE RODAPÉ:

Mais um fiasco, deste Governo...

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.