terça-feira, outubro 16, 2007

Ramos Horta: “Mandato de captura do Alfredo não impede o diálogo”

Jornal Nacional Semanário - 13 de Outubro de 2007

O Ex.mo Sr. Presidente da República, José Ramos Horta, garante que o mandato de captura do Juiz Internacional Ivo Rosa ao Alfredo Reinado e ao seu grupo não impedirá o processo de diálogo.

O Ex.mo Sr. Presidente José Ramos Horta falou sobre este assunto aos jornalistas, recentemente, quando regressou de Nova Iorque. O mesmo comentou que o mandato de captura não impedirá o processo de diálogo com o Alfredo Reinado.

«O mandato de captura, que levará Alfredo Reinado a entregar-se à justiça, não impedirá o processo de diálogo», explicou o Laureado Nobel da Paz. A situação actual do caso Alfredo Reinado é a seguinte: o caso foi entregue ao Governo e para se promover o diálogo, o Governo estabeleceu o “Task Force” com o apoio do Movimento de Unidade Nacional e Justiça (MUNJ) e do Grupo de Diálogo Humanitário proveniente da Suíça.

Como Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, a sua primeira preocupação é defender a Constituição, assim como a verdade e a justiça no País. Todavia, para se obter justiça é preciso seguir a nossa consciência com habilidade e com a cabeça fria, pois a situação do País é bastante frágil e delicada. O que significa que para se fazer qualquer coisa é preciso avançar, mas avançar sempre com muita atenção.

O mesmo deu, ainda, o exemplo do caso Railós, afirmando que quem deu as armas a Railós foi Rogério Lobato e que, por essa razão, o mesmo recebeu uma sentença de 7 anos e meio. Isto quer dizer que a justiça está avançar. Rogério Lobato é uma pessoa importante e, neste momento, encontra-se na Malásia a receber tratamentos de médicos por motivos de doença. O mesmo acrescentou que concorda que Rogério Lobato receba tratamentos médicos.

Relativamente ao caso Railós, ao longo de vários meses, muitos criticaram o facto de não ter sido capturado, questionando o porquê da justiça não ter emitido um mandato de captura, no entanto ele acabou por entregar-se à justiça.

Anteriormente, o mesmo já tinha afirmado que estava pronto para enfrentar a justiça e expor a verdade.

Ainda, relativamente, ao caso Alfredo do Reinado, é necessário salientar que o mesmo já referiu várias vezes que está pronto para se entregar à justiça, desde que se estabeleça um processo de diálogo para que o mesmo possa entregar as armas e estabelecer um acantonamento.
«Portanto pode levar tempo, mas é melhor prevenir do que sermos precipitados e provocarmos uma situação que dê origem a mais ferimentos e mortes. Isto não significa afastarmo-nos da justiça, mas sim que temos de caminhar devagar. A justiça virá, pois esta é a minha preocupação como Presidente da República e não há nenhum poder no País superior ao do Presidente da República», concluiu Ramos Horta.

1 comentário:

Anónimo disse...

Sr. Presidente, Sr. Presidente...

Por acaso já ouviu em falar em separação de poderes???!!!! leia a Constituição da República, sr. Presidente!!!

Os Tribunais e Sua Excelência o Presidente da República, são ambos órgãos de soberania, Sr. Presidente!!!

Os poderes não se tocam Sr. Presidente!!!...

O sr. Presidente da República tem os seus!!!

Outro órgão de soberania são os Tribunais, Sr. Presidente!!!!

Não há poderes inferiores e poderes superiores, há poderes diferentes, Sr. Presidente!!!!!

Sr. Presidente faça um favor a si próprio para não dar dessas calinadas jurídicas, e LEIA A CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA!!!!


Huuuummmmm...., verdade seja dita, que se a tivesse lido e soubesse do que fala, jamais tinha dado posse a este governo fantoche!!!

LEIA A CONSTITUIÇÃO!!!!


Há disponíveis no Centro de Formação Jurídica, vá lá, ou mande alguém pedir uma emprestada, que eles até emprestam sr. Presidente!!!!!

ai Timor... Timor..., para o que havias de estar guardado....

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.