segunda-feira, outubro 29, 2007

Presidente timorense Ramos-Horta visita Portugal em 14 e 15 de Novembro

Público - 27 Outubro 2007

Jorge Heitor
A antiga primeira-dama Kirsty Sword Gusmão foi nomeada embaixadora de Díli para a Educação

O Presidente da República de Timor-Leste, José Ramos-Horta, visita oficialmente Portugal nos dias 14 e 15 de Novembro, acompanhado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Zacarias Albano da Costa, confirmou ontem ao PÚBLICO o gabinete deste último. Ramos-Horta, eleito em 9 de Maio último, depois de haver sido chefe da diplomacia e primeiro-ministro, já esteve para vir a Lisboa, mas não o conseguiu fazer devido às dificuldades que rodearam em Julho a formação do IV Governo Constitucional, que acabaria por vir a ser liderado por Xanana Gusmão.

Ontem, a mulher de Xanana, Kirsty Sword Gusmão, presidente da Fundação Alola, foi designada pelo Presidente da República embaixadora para a Educação, cargo honorário que reconhece a sua "dedicação incansável ao ensino de homens, mulheres e crianças de Timor-Leste". Ao mesmo tempo, a indigitação formaliza "um futuro papel nacional e internacional" da antiga primeira-dama na promoção das prioridades educacionais do Governo de Díli.

"A Educação é a nossa primeira prioridade, de modo a dar significado à nossa liberdade recém-encontrada; e está no âmago de todo e qualquer desafio de desenvolvimento que se coloque actualmente a Timor-Leste. Desejo uma nação completamente alfabetizada e multilingue", explicou José Ramos-Horta.

Caixa: José Ramos-Horta partilhou em 1996 o Prémio Nobel da Paz com o primeiro bispo de Díli, Carlos Filipe Ximenes Belo

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.