quinta-feira, outubro 04, 2007

Nós Por Cá Todos Bem!

Blog Timor Lorosae Nação - Quarta-feira, 3 de Outubro de 2007

Ana Loro Metan
A prazenteira notícia da paz

Tudo indica que a calma regressou a Dili para ficar, exceptuando uma zaragata ou outra por disputas de somenos importância, e o mesmo se pode dizer sobre como decorre a vida no resto do país.

Não fora as patifarias que os meninos de rua vão fazendo e a agitação quase não existia, mas sobre isso penso que já estamos mais que falados apesar de nunca ser demais dizer que ao olharmos para aquelas crianças e tenros adolescentes ficamos com a certeza da incompetência e alheamento com que os governantes deste país têm encarado o problema.

Agora que as “moscas” mudaram não se vislumbra solução adequada e tudo continua na mesma, só tendo melhorado porque os adultos parecem estar com mais juízo e não causam a agitação que embalava a criançada e os convidava a aproveitarem-se da confusão.

Aguardemos que esteja para breve a solução e que as escolas se ocupem destes iletrados e marginalizados jovens que merecem melhor sorte, melhores dirigentes e melhor país.
Notícias sobre Timor poucas ou nenhumas podemos ver na imprensa falada ou escrita. Aquilo que soa ou é impresso nos jornais indicia que o nosso dia-a-dia está calmo, felizmente.
Em conversa com uns amigos, apercebi-me de que a questão resvalou para o facto de “a calmaria significará que o governo está a governar e a solucionar as maiores premências dos cidadãos?”. Claro que as opiniões divergiram.

Enquanto que uns opinavam que isto era uma paz podre e que só não havia agitação porque o governo está a gozar do período de benefício da dúvida, outros afirmavam que a calmaria se devia ao facto de o governo estar a agir em segredo, a ocultar-nos as desgraças que nos está a preparar e que a curto prazo tempos muito duros sobrarão para todos nós, excepto para os privilegiados.

Evidentemente que aqueles que apoiam este governo defendem que tudo se deve ao governo governar bem, com base na essência e menosprezo pelo supérfluo.

Esta é vantagem de termos amigos de vários quadrantes políticos e sermos independentes, sem amos, nem cegas idolatrias.

O que for soará, como dizem em Portugal.

Apesar de as notícias neste país denunciarem uma rotina prazenteira não consideremos que lá por isso nada de relevante acontece.

Saído da rotina e de regresso rejuvenescido está o Presidente da República, Ramos Horta, que já estava fartinho de não frequentar as andanças da ONU, dos aglomerados de ministros, presidentes e magnatas. Esperemos que tenha arejado o suficiente para dinamizar o país e o calmo governo, seu eleito, de Xanana Gusmão.

Calmos, também estão os blogues sobre Timor-Leste.

Deu para perceber que aqui no TLN foi alimentada uma polémica sem pés-nem-cabeça - por via de uma teimosia entre dois dos nosso espectaculares leitores e comentaristas – relacionada com um grande vulto timorense: Ângela Carrascalão.

Desculpem lá! Mas o que importa se o Público paga ou não paga a Ângela Carrascalão? São coisas da privacidade de cada indivíduo e, no caso, também da empresa.

Directa como é, ela respondeu. E respondeu verdade. Ninguém fique com dúvidas!

Não quero armar-me em moralista mas sim opinar sobre este assunto. Desculpem ser tão sincera mas devo dizer-vos que me choca imenso quando leio comentários injustos sobre pessoas que não os merecem e disso tenho a certeza.

Era bom que fosse prestada a Ângela Carrascalão a atenção que merece e alguma vez soubessem reconhecer a importância que ela sempre teve na sociedade timorense. Esta SENHORA tem sido uma das mulheres timorenses injustiçadas relativamente ao desperdício das suas capacidades intelectuais.

Respeito, muito respeito!

Mais não digo, para não arranjar mais polémicas, mas proponho que todos nós meditemos muito bem naqueles e naquelas que em Timor-Leste têm sido preteridos só por não serem das cores partidárias do momento, independentemente de os não preteridos serem uns incompetentes, mas amigos do amigo de… Xanana, Alkatiri, Horta, Igreja… e por ai fora.

Não sei se aos outros acontece mas comigo isso é frequente: não conseguir parar de escrever. É que as ideias encandeiam-se e muitas vezes o poder de síntese vai-se embora.

Para ser sintética – até porque pouco sei sobre aquilo que vou referir – parece que Railos foi capturado e que irá ser presente a tribunal amanhã.

Entretanto, foram emitidos novos mandatos de capturado para Reinado. Apetece perguntar em quantos metros de mandatos é que já vão e quantos mais serão necessários?

Muito provavelmente isto não é só diz que disse porque dei uma olhada no Timor Online e as pequenas notícias estão lá. Pequenas, muito pequenas. Há espera de melhor desenvolvimento.
O que dispensa desenvolvimento – da minha parte - é uma conversa telefónica entre Longuinhos Monteiro, Leandro Isaac e Hermenegildo Pereira, pacientemente transcrita no Timor Online.

Não percebi como chegou a conversa ao referido blogue, porque não vejo referências e li tudo na diagonal, mas acredito piamente que corresponde à realidade.

Acho que não gostaria de voltar a abordar o assunto, por isso serei breve.

A conversa não é de “treta” e revela onde temos andado metidos.

Considerando-a uma conversa de nojo reconheço que só pode ser autêntica. Daqueles personagens não será de esperar outra coisa.

Têm sido exactamente personagens destes que nos têm transportado para dedicados oponentes dos actuais PR e PM.

Têm sido estes PR e PM que têm protegido - não vale negar - safados como Longuinhos Monteiro, que imerecidamente Horta, o Governo e o Parlamento mantêm como PGR, para além de Reinado, Leandro, Railos entre outros.

“Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és”, este um velho provérbio português.

“Diz-me quem proteges, dir-te-ei seu cúmplice ou mentor”, digo eu.

Sobre tudo isto noticias poderão surgir, mas que a paz fique entre nós.

1 comentário:

Anónimo disse...

Cara Ana,

nao se esqueca que quando o mar aparenta estar muito calmo, e porque algo violento esta por perto.

de certeza que a sra deve ter uma paixao pelo PM inconstitucional ou pelo actual PR... e por isso tapa os olhos a realidade...

"o pior cego eh o que nao quer ver", nao e mesmo...

daqui a poucos meses, espero poder ler um artigo seu, e ai podera dizer se esta calma era real ou nao...

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.