terça-feira, outubro 09, 2007

Há nuvens no horizonte

Público - Domingo, 7 de Outubro de 2007

Ângela Carrascalão

Vivemos uma paz podre.

A cada momento, quando menos se espera e, uma vez mais sabendo-se lá por que razões, surgem incidentes.

O barulho provocado pelo rebentamento de engenhos explosivos na noite de quinta-feira nas instalações da Cooperação e Defesa das forças australianas, ecoou por toda a cidade e as versões sobre a explosão multiplicam-se cada uma delas mais imaginativa que a outra. Afinal, foram ou não granadas? É verdade que morreu um australiano? Que um tanque de guerra ficou destruído? Atiraram da rua o engenho ou a explosão teve origem dentro do espaço militar australiano? Perguntas e mais perguntas sem resposta. Certeza, é que há alguém interessado em manter a situação de insegurança em Timor-Leste.

Hoje, como há um ano, a questão mantém-se: quem ganha com a instabilidade? A quem serve a manutenção deste estado de coisas em Timor-Leste?

E hoje como há um ano continuamos sem respostas.

1 comentário:

Anónimo disse...

Nao acredito que foi uma granada lancada de fora. A reportagem de um jornalista Timorense que filmou dentro das instalacoes Australianas, ouve sim uma explosao e encontraram provas disto nos estilhacos que ficaram. Mas tambem disse que este tipo de granada nao e o tipo que vem do tempo Indonesio ou das forcas de seguranca e defesa de hoje. Se nao entao a pergunta e tambem esta: O que e que estava haver um explosivo dentro de uma instalacao da cooperacao da defesa, que estao ligados a embaixada e que nao estao nem armados nem participam em operacoes de seguranca? Dizem tambem testemunhas que ja havia muita seguranca de pe dos FSI Australiana avolta da instalacao pelo menos uma hora antes da explosao. Se tudo isto e verdade entao nao podemos discontyar a possibilidade de alguem orquestrar uma situacao para provocar certo sensasionalismo para depois atacar alguem outro como responsavel. Sera que estao a sentir ameacados por perguntas presentemente a serem levantadas de varios e diversos responsaveis politicos de varios partidos politicos sobre a legalidade da permanencia das forcas Australianas neste pais? Sera que estao a tentar provocar um clima de inseguranca para assegurar que os orgaos de soberania fassam o tem que fazer para "legalizar" a presenca deles? Todos sabemos que queriam estabelecer uma base militar permanente aqui ja desde 2002, mas o governo nao los permitia por razoes soberanas. Agora ja tem o que sempre queriam. Vamos ver o que vai sair do que esta a comecar a ser um bocado de palhasada.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.