quarta-feira, outubro 31, 2007

CHUVAS ALAGAM CAMPOS DE REFUGIADOS PERANTE A INDIFERENÇA DA ONU E DO GOVERNO TIMORENSE

Quinta-feira, 1 de Novembro de 2007
Blog Timor Lorosae Nação

ISF DISPARAM CONTRA TIMORENSES INDEFESOS

Campos de refugiados alagados, tendas que deixam passar águas das chuvas, dejectos espalhados pelos campos e total indiferença dos governantes timorenses assim como da ONU estão a dar origem a ondas de revolta que os militares australianos vão reprimindo violentamente, inclusive com disparos de automáticas.

Os campos de Metinaro e de Comoro são os que se encontram em condições mais desesperadas e que manifestaram o seu desagrado após o governo ter enviado retalhos de lonas em vez de tendas para abrigar convenientemente os milhares de timorenses que continuam nos campos de deslocados.

A escassez de alimentos também é causa dos protestos dos timorenses. A promessa de altos responsáveis sobre o envio de géneros alimentícios, arroz, não passou disso mesmo, tendo sido só promessa.

Um elemento da Comissão de Comoro denunciou a brutalidade com que os militares australianos atacaram os manifestantes dos campos, salientando que se registam dois feridos por via "de bala, que foram transportados para o hospital".

Este elemento de Comoro anunciou também a detenção do responsavel do campo de Metinaro, afirmando que amanhã se deslocarão ao Parlamento Nacional para expôr a situação, exigir a libertação do deslocado do campo de Metinaro e "reclamar pela grande violência com que os militares australianos actuaram frente a timorenses indefesos".
.
TL/TLN

2 comentários:

Anónimo disse...

I HOPE THEY NEVER CRITICISE TIMOR-LESTE FOR TAKING ON CUBAN DOCTORS EVER AGAIN. THEY CAN'T EVEN TRAIN ENOUGH DOCTORS FOR THEIR OWN COUNTRY. MAYBE WE CAN SEND GRADUATES TO AUSTRALIA ONE DAY AFTER WE HAVE SOME MORE CUBAN COOPERATION.

ABC Radio Australia
Last Updated 01/11/2007, 19:48:54
Push for more overseas doctors in Australia

The Overseas Trained Doctors Association says Australia's federal government has failed to take up an initiative which could quickly deliver up to 500 more doctors into the medical system.

The prime minister, John Howard, unveiled a $US280 million plan to boost the number of GP training places by 50 per cent.

However the president of the Association, Andrew Schwartz, says there are now more than 2,000 overseas trained people registered to sit Australian Medical Council exams.

He says three month intensive bridging courses have almost doubled the pass rates for overseas qualified doctors, and more should be made available.

"I would like to see both parties make a commitment to set up these type of courses to help people to pass these exams and integrate into the medical workforces much quicker," he said.

Anónimo disse...

Lembro-me, há cerca de um ano, de ler o comentário de um desses portugueses anti-qualquer coisa que apoiam (ainda apoiarão?) incondicionalmente Xanana.

Dizia ele que tinha sido necessário demitir Alkatiri, para se poder acabar com os desalojados e com o sofrimento do povo em geral.

Da banda timorense, também "terus no susar" foi a expressão mais gasta durante este quase ano e meio, para justificar o afastamento de Alkatiri.

Mais de um ano depois, perante tão brilhantes resultados, o mínimo que seria de esperar dessas pessoas era um acto de contrição e o reconhecimento de que estavam erradas.

Mas o que eu gostava era que abrissem os olhos e vissem como Xanana os manipulou, de modo a serem cúmplices - sem o saberem - da sua estratégia de enganar o povo e vender o País.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.