segunda-feira, setembro 10, 2007

Major Ular: “Soldados das F-FDTL esclarecidos relativamente ao salário”

Jornal Nacional Semanário – 08 de Setembro de 2007

O Chefe de Divisão de Pessoal das FALINTIL-Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL), Major Virgílio dos Anjos, aliás, Ular, afirma que o novo Governo tem feito esclarecimentos em relação aos salários dos soldados das F-FDTL que neste momento estão a desempenhar as suas funções nesta instituição.

O Major Ular abordou este assunto ao Jornal Nacional Diário , após o encontro com o Secretário de Estado para Assuntos de Defesa, Júlio Tomás Pinto, na semana passada, no Quartel-Geral das F-FDTL, em Tacitolu, Díli.

O Chefe de Divisão de Pessoal afirmou que os soldados auferiam o salário mensal de 106 dólares, mas a partir do novo ano fiscal não receberam o subsídio e começaram a protestar sobre o assunto. Contudo, após ter conhecimento da base legal em vigor, os soldados estão prontos para desempenharem as suas funções.

«Recebemos esclarecimentos do Governo em relação ao subsídio, portanto quanto ao salário os soldados estão esclarecidos», garantiu o Major Ular.

O mesmo acrescentou que os soldados não deviam exigir muito a atenção do Governo em relação ao salário, mas devido ao custo de vida, que é bastante elevado no mercado, então muitos dos soldados apresentaram dificuldades por eles enfrentados no mercado, o que os influenciou a continuar a exigir o aumento de vencimentos.

«Podemos ver que um soldado com o vencimento de 85 dólares tem grandes dificuldades na sua vida», explicou Virgílio.

Segundo ele, as dificuldades enfrentadas pelos soldados são bastante preocupantes, mas neste momento há boa vontade por parte do Governo para as resolver.

«Podemos ver que se Timor-Leste tivesse um custo de vida barato toda a gente poderia viver melhor, mas com um custo elevado é um grande problema porque muita gente não consegue viver com esta situação. Penso que o grande problema é o custo de vida bastante elevado nos mercados, porque recebemos um salário mínimo e compramos no mercado a preços bastante elevados. Portanto, se compararmos o salário auferido com o preço do mercado o dinheiro não tem valor. Foi este problema que os soldados apresentaram no passado ao Governo mas vejo que o Estado actual começa a pôr em prática algumas coisas, o que significa que há uma vontade positiva para solucionar problemas», revelou.

O Major Ular salientou ainda que não foi a primeira vez que se fez um esclarecimento sobre o aumento de vencimentos, pois tal já foi falado várias vezes, e falava-se nas cerimónias directamente com os membros das F-FDTL.

«Esta Direcção apresentou o problema ao Presidente e o Presidente veio falar directamente com os soldados. O Presidente da República afirmou a sua preocupação de que, para melhorar os serviços das Forças Armadas, o vencimento é uma das condições importantes para que estas possam ser mais activas no desempenhar das suas funções», rematou.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.