terça-feira, setembro 18, 2007

Coimbra: Timor-Leste em Fotografia

Jornal Universitário de Coimbra - 14 de Setembro de 2007
Coimbra: Timor-Leste em Fotografia

"Sira ba”, assim se chama a exposição fotográfica de Cláudio de Campos Calhau, dedicada a Timor Leste. A inauguração foi ontem, 14, na Casa Municipal da Cultura, em Coimbra.
Liliana Figueira

Cláudio Calhau, repórter de imagem e jornalista da Rádio e Televisão de Portugal (RTP), realizou a cobertura das eleições presidenciais timorenses, em Março passado.

Daí nasceu “Sira ba”, cujo objectivo é “lembrar e relembrar Timor como terra de esperança e futuro que teima em não chegar”, explica o autor.

A exposição vai estar aberta ao público até dia 20 de Outubro, de Segunda a Sexta-feira, entre as 9h e as 18h30, na Galeria Ferrer Correia, da Casa Municipal da Cultura.

1 comentário:

Anónimo disse...

SIRA BA


Na sala Dr. Ferrer Correia na Casa Municipal da Cultura, em Coimbra, revisitei Timor pelos olhos de Cláudio Calhau, que na sua objectiva, captou os momentos e as gentes de Timor Lorosae.
Cláudio Calhau é natural de Coimbra e a sua profissão é atrás da câmara da RTP. Durante as eleições presidenciais que ocorreram este ano em Timor Leste, Cláudio percorreu o país acompanhando os candidatos nas andanças da campanha. As suas fotos - reproduzidas pela forma tradicional do negativo, como faz questão de frisar – mostram-nos os meninos de Timor, sorrindo, sorrindo sempre, apesar de trabalharem em vez de irem para a escola; as mães e mulheres enrugadas pelos anos e pelo muito sofrimento; os homens de mãos ásperas mas cheios de esperança para trabalharem na reconstrução. Mas Timor Leste é uma meia-ilha que Deus dotou de fértil terra: arrozal, café e toda uma variedade de frutos e legumes que deliciam os olhos e compõem o estomâgo... Cláudio Calhau, mostra ainda as aprazíveis paisagens, onde os verdes imperam nas misturas coloridas das flores. O mar de Timor Leste, não falta nas fotos de Cláudio que o soube captar naqueles azuis e verdes tão intensos!
Mas Timor não é só beleza...também a destruição faz parte dessa realidade, coabitando com toda aquela perfeição e aguardando que as mãos, ásperas mãos, reconstruam um país, jovem país.
“... porque é bom não esquecer os agora interesses económicos que reprimem sem opressor e colonizam sem bandeira...Lembrar e relembrar Timor como terra de esperança e futuro que teima em não chegar é o objectivo deste trabalho”, escreve Cláudio Calhau. “SIRA BA” é o título da exposição e significa “POR ELES”.Então, e para que não esqueçamos Timor Leste temos que dispor de uns minutos e passar os olhos na objectiva de Cláudio Calhau, para sentirmos aquela Terra da Esperança, ali na Casa Municipal da Cultura, em Coimbra, até dia 20 de Outubro. Sira ba!

Palmira Marques
Coimbra

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.