terça-feira, setembro 18, 2007

AAI focuses on the island of Atauro

Australian Aid International (AAI) - 17 Sep 2007
As part of AAI's Rural Healthcare Project on Timor-Leste operations have now focused on the remote Island of Ataruo just off Dili.

Used by the Portuguese as a prison island from as early as 1520, housing criminals and political prisoners banished from Portuguese colonies the Timorese district of Atauro is separated from the rest of Timor Leste by 30km of an often ferocious ocean. Descendents of these prisoners over time have integrated with the indigenous population and still live on Atauro today. With a local Ferry visiting only weekly, the population of approximately 8000 are very isolated from the rest of Timor Leste.

The island is divided into five sub districts Biquely, Beloi, Vila , Maquili and the most populated Makadade. The average age of the population stands at nineteen with 41.5% under the age of fourteen. With one central health centre and only two of the four health posts open and operational, health care is a major concern on the island. According to recent data collection from the Central Health Centers' Director, Mr Lucus, leprosy and tuberculosis numbers have increased and under five, childhood morbidity and mortality remains a crucial problem.

Working with the Ministry of Health, Mr Lucus and Bario Pitte Clinic, Australian Aid International has commenced preliminary assessments of the island to determine needs and the vulnerability status of the sub districts.

Goal

Improve the level of healthcare to the Atauro population by providing essential health services, up skilling local staff and empowering the local community.

Purpose

Increase access to quality health care for the most isolated and vulnerable beneficiaries in the Atauro District.

1: Outreach clinic support

Provide access to healthcare for the most vulnerable and remote communities and high risk areas with the highest morbidity and mortality.

Assist in the provision of direct clinical services, as needed, to fill gaps in health care. Strengthen referral and pathology systems, and communicable disease control data collection as per MOH Standards.

2: Up Skilling, educating and mentoring of Local Health Staff.

Up skill health staff at the health facilities in Atauro sub district in line with the MOH standards and guidelines.

Strengthening of communicable disease control, detection and prevention while strengthen information system.

3: Build, strengthen, sustain and empower institutional, community and human resource capabilities.

Increase knowledge and awareness of major health concerns specific to Atauro, and access to health information through community based teaching.

Increase health facility utilization by those sub-populations most at risk; children under 5 and women of child-bearing age.

Involve communities in preventative and environmental health programs. Ensure primary health facilities are equipped and adequately supplied for appropriate function in accordance with MOH standards.

2 comentários:

Anónimo disse...

"Used by the Portuguese as a prison island from as early as 1520"

O autor deste texto é muito imaginativo, mas muito pouco rigoroso.

Por volta de 1520, quando muito, houve as primeiras visitas de portugueses à ilha de Timor - começando pela ponta ocidental. Como se pode dizer que já nessa altura existia uma prisão portuguesa em Ataúro?

Para além disso, o autor não refere até quando Ataúro serviu - não propriamente de prisão - mas de local de desterro para condenados, quase todos europeus. Quem não estiver familiarizado com a História de Timor pensará que Ataúro estava cheia de presos em 1975, o que não é verdade.

Deixo aqui estas citações, relativas a um verdadeiro campo de concentração australiano para refugiados, situado sarcasticamente em Christmas Island e inaugurado em... 2007:

"whoever is incarcerated there…will be deprived of human rights and will have no access to Australian legal rights. [...] No prison in Australia has the state of the art electric fences, micro wave probes, sensory detectors, cameras, microphones and direct link to a remote control room in Canberra"
[...]
"We don't want to be known as a prison island."

A notícia completa pode ser lida em http://en.epochtimes.com/news/7-1-16/50520.html

Outra notícia tristemente célebre foi a do médico indiano Dr. Haneef, arbritariamente detido na Austrália sob falsas suspeitas de terrorismo.

Este foi um dos maiores flops do Governo hipócrita de Howard e um claro exemplo de interferência no poder judicial. Fonte de inspiração para Dili?

Veja o relato em http://www.escapeprisonisland.co.uk/?p=9

Anónimo disse...

Tradução:

A AAI foca-se na ilha de Atauro

Australian Aid International (AAI) - 17 Set 2007
Como parte do Projecto dos Cuidados de Saúde Rural da AAI as operações em Timor-Leste focaram-se na remota Ilha de Ataruo imediatamente for a de Dili.

Usada pelos Portugueses como ilha prisão tão cedo desde 1520, para abrigar criminosos e presos políticos banidos de colónias Portuguesas o distrito Timorense de Atauro está separado do resto de Timor-Leste por 30 km de um oceano muitas vezes feroz. Descendentes desses presos ao longo dos tempos integraram-se com a população indígena e vivem ainda hoje em Atauro. Com um ferry local a ir lá apenas uma vez por semana, a população de aproximadamente 8000 estão muito isoladas do resto de Timor Leste.

A ilha está dividida em cinco subdistritos Biquely, Beloi, Vila, Maquili e a mais povoada Makadade. A idade média da população é de dezanove anos com 41.5% com menos de catorze anos. Com um centro de saúde central e apenas dois dos quatro postos de saúde abertos e operacionais, os cuidados de saúde são uma preocupação grande na ilha. De acordo com registos recentes recolhidos do Director do Centro de Saúde Central, Sr Lucus, aumentaram os números de leprosos e de tuberculose e a morbilidade e mortalidade infantil abaixo dos cinco anos mantém-se um problema crucial.

A trabalhar com o Ministério da Saúde, Sr Lucus e Clínica do Bario Pitte, a Australian Aid International começou a fazer avaliações preliminares da ilha para determinar necessidades e o estatuto da vulnerabilidade dos sub-distritos.

Objectivo

Melhorar o nível de cuidados de saúde para a população de Atauro dando-lhes serviços de saúde essenciais, capacitando pessoal local e dando poder à comunidade local.

Propósito

Aumentar o acesso ao cuidado de saúde com qualidade para os beneficiários mais isolados e vulneráveis no Distrito de Atauro.

1: Estender o apoio clínico

Providenciar acesso aos cuidados de saúde às comunidades mais vulneráveis e remotas e em áreas de alto risco com as mais altas taxas de morbilidade e mortalidade.

Assistis na prestação de serviços clínicos directos, conforme as necessidades, para preencher as falhas nos cuidados de saúde. Reforçar os sistemas de referência e de patologia, e a recolha de informações para o controlo de doenças transmissíveis segundo os padrões da OMS.

2: Actualizar a educação e mentorização do pessoal de saúde local.

Actualizar a capacidade do pessoal de saúde nas instalações de saúde no sub-distrito de Atauro em linha com os padrões e linhas orientadoras da OMS.

Reforçar o controlo, detecção e prevenção das doenças transmissíveis, e reforçar o sistema de informação.

3: Construir, reforçar, suster e dar poder institucional, comunitário e capacidades de recursos humanos.

Aumentar o conhecimento e a consciência das mais importantes preocupações de saúde específicas de Atauro, e o acesso à informação de saúde com o ensino baseado na comunidade.

Aumentar a utilização das instalações de saúde pelas sub-populações de maior risco; crianças com menos de 5 anos e mulheres com idade de serem mães.

Envolver as comunidades em programas de saúde preventivos e ambientais. Garantir que as instalações de saúde primárias estão equipadas e adequadamente abastecidas para as funções adequadas de acordo com os padrões da OMS.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.