domingo, agosto 26, 2007

Fretilin poderá vir a aumentar a contestação em 2008

Blogue Jorge Heitor – 25 de Agosto de 2007

Poderá muito bem ser que nesta altura se esteja a assistir a uma estratégia de enfraquecimento da constestação ao Governo de Xanana Gusmão, pois que de qualquer modo, em termos constitucionais, este nunca poderá ser demitido antes de decorridos seis meses sobre as legislativas de 30 de Junho. Quem o disse ontem ao PÚBLICO, num contacto telefónico, foi o deputado e antigo candidato presidencial Manuel Tilman, secretário-geral do partido Klibur Oan Timor Asuwain (KOTA).

Qualquer acção em força, da parte da Fretilin, grupo político mais votado, para tentar afastar da governação a Aliança com Maioria Parlamentar (AMP) só deverá pois ter lugar depois do fim do ano, considerou aquele político, perante os receios de que a situação em Timor-Leste possa não estabilizar tão depressa. E de na quinta-feira centenas de pessoas armadas de catanas terem queimado um mercado e 26 residências no distrito de Metinaro, levando a 17 detenções, três dezenas de quilómetros a oriente da capital, Díli.

“O problema foi o Presidente Ramos-Horta não ter deixado a Fretilin formar Governo e esperar que o seu programa fosse derrotado duas vezes no Parlamento para depois se virar para a AMP. Entendeu que não deveria perder esse tempo, mas os custos da situação actual são muito superiores”, afirmou Tilman, que de 1980 a 1984 foi deputado português, pela Acção Social Democrata Independente (ASDI), de Sousa Franco e Magalhães Mota.

Quinta-feira, a morte de duas crianças, respectivamente de 12 e 15 anos, no incêndio de uma casa no distrito de Ermera, poderia não ter estado inserida no clima político mas haver sido simplesmente o resultado de uma rixa entre vizinhos, segundo admitiu uma porta-voz das Nações Unidas, Allison Cooper.

Xanana ainda teria convidado nas últimas semanas quadros da Fretilin para alguns lugares que tem em aberto no Executivo, como o ministério da Solidariedade Social, adiantaram fontes da AMP. Mas isso foi desmentido ao PÚBLICO por uma porta-voz do partido, Filomena Almeida, segundo a qual o líder da tendência Fretilin Mudança, José Luís Guterres, que ficou como vice-primeiro-ministro, “fez propaganda pelo CNRT para as eleições de 2007 e não pode de maneira nehuma representar a Fretilin. O partido não indigitou nem indigitaria quem quer que seja para o actual Governo, que continua a considerar inconstitucional”.

Entretanto, Ramos-Horta conferenciou no domingo passado com o major rebelde e fugitivo Alfredo Reinado, no sentido de o convidar a participar no processo de pacificação geral da sociedade, segundo anunciou em Genebra o Centro para o Diálogo Humanitário, rede independente de mediação em conflitos.
Jorge Heitor

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.