domingo, agosto 26, 2007

Contestação ao Governo de Xanana Gusmão poderá tender a aumentar no próximo ano

Público – 25 Agosto 2007

Jorge Heitor

Foram detidas 17 pessoas devido ao incêndio de 26 casas e de um mercado no distrito de Metinaro, enquanto duas crianças morriam em Ermera.

Poderá muito bem ser que nesta altura se esteja a assistir a uma estratégia de enfraquecimento da contestação ao Governo de Xanana Gusmão, pois em termos constitucionais este nunca poderá ser demitido antes de decorridos seis meses sobre as legislativas de 30 de Junho. Quem o disse ontem ao PÚBLICO, num contacto telefónico, foi o deputado e antigo candidato presidencial Manuel Tilman, secretário-geral do partido Klibur Oan Timor Asuwain (KOTA).

Qualquer acção em força, da parte da Fretilin, grupo político mais votado, para tentar afastar da governação a Aliança com Maioria Parlamentar (AMP) só deverá ter lugar depois do fim do ano, considerou aquele político, perante os receios de que a situação em Timor-Leste possa não estabilizar tão depressa. E de na quinta-feira centenas de pessoas armadas de catanas terem queimado um mercado e 26 residências no distrito de Metinaro, três dezenas de quilómetros a oriente da capital, Díli, levando a 17 detenções.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.