sábado, agosto 11, 2007

Após a nomeação de Xanana Gusmão

Violência e detenções em Timor
Correio da Manhã, 11/08/07

Os incidentes violentos que ocorreram em Timor-Leste após a nomeação de Xanana Gusmão para o cargo de primeiro-ministro resultaram na destruição de mais de cem casas nos distritos de Viqueque e Baucau, leste do país, segundo o porta-voz a polícia da ONU. Kudma Mascarenhas acrescentou que número ainda não determinado de pessoas abandonaram as suas casas, refugiando-se nas montanhas. Mais de 50 detenções foram efectuadas em Baucau pela Polícia Nacional de Timor-Leste e UNPOL.

Em Díli, foram feitas 17 detenções, todas relacionadas com apedrejamentos de viaturas civis e da ONU e confrontos entre grupos de jovens rivais. A Unicef receia que a violência ponha em causa o ano escolar, formalmente em curso desde o passado dia 6. Os incidentes em Timor estão relacionados com o impasse que rodeou a designação do primeiro-ministro, Xanana Gusmão. A Fretilin, vencedora das legislativas de 30 de Junho mas sem obter maioria absoluta, rejeitou e denunciou a escolha de Xanana como traduzindo um “golpe de Estado constitucional”.

2 comentários:

Anónimo disse...

Sr. Xanana está à espera de quê para se demitir? Não acha que já provocou estragos suficientes???

Esqueça Timor-Leste e vá para a Austrália com a sua bela loura....

Anónimo disse...

Ooppsss.... Não pode ser!!!!

E depois quem é que defendia os interesses australianos em Timor??

O Sr. Ramos Horta sozinho não consegue...

Pouca vergonha!!

Demita-se Sr. Primeiro-Ministro...

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.