terça-feira, julho 31, 2007

UNMIT - Security situation

ENGLISH VERSION

This is a broadcast of the UN Police in Timor-Leste to provide you with information about the security situation around the country.

Tuesday, 31 July 2007



The security situation across the country has generally been calm.

Today in Dili district, UNPol were required to attend two incidents involving rock throwing. The first incident was an unconfirmed report indicating that a group was throwing rocks at government vehicles driving by Comoro Road. Later in the day, UNPol responded to another report of rock throwing in the vicinity of Landmark supermarket. When UNPol arrived at both scenes, no such activities were taking place. However, a UN vehicle has been reported to have been stoned in the vicinity of the second incident. The extent of the damage to the vehicle has not yet been released.

UNPol, PNTL and the ISF are working together to provide security to the people of Timor-Leste. The UNPol Election Security Plan is currently in Phase Four, the post-elections phase. UNPol, PNTL and the Formed Police Units remain deployed and are on stand-by for any post-elections clashes or victory processions. The International Stabilisation Forces are also on stand-by, ready to be deployed upon request.

The police would like to remind the people of Timor-Leste that they require valid driving licenses before they are allowed to drive on the roads. All vehicles should also display valid license plates. These measures are in place to help ensure road safety.

The Police advise to avoid traveling during the night to the most affected areas. Please report any suspicious activities. You can call 112 or 7230365 to contact the police 24 hours a day, seven days a week.

2 comentários:

Anónimo disse...

Tradução:
UNMIT – Situação da segurança

Esta é uma emissão da polícia da ONU em Timor-Leste para lhe dar informação sobre a situação da segurança no país.

Terça-feira, 31 Julho de 2007



A situação da segurança no país tem estado no geral calma.

Hoje, no distrito de Dili, foi requerida a presença da UNPol para dois incidentes que envolveram o atirar de pedras. O primeiro incidente foi um relato não confirmado que indicava que um grupo estava a atirar pedras a veículos do governo que passavam pela Estrada de Comoro. Mais tarde, a UNPol respondeu a outro relato de atirar de pedras na vizinhança do supermercado Landmark. Quando a UNPol chegou a ambos os locais, não havia nenhuma dessas actividades. Contudo, foi relatado que um veículo da ONU fora apedrejado na vizinhança do segundo incidente. Não foi ainda divulgado a extensão dos estragos no veículo.

A UNPol, a PNTL e a ISF estão a trabalhar juntar para dar segurança ao povo de Timor-Leste. O Plano de Segurança da UNPol para as Eleições está correntemente na Fase Quatro, a fase pós-eleitoral. A UNPol, a PNTL e as Unidades de Polícia Formadas mantêm-se destacadas e em alerta para quaisquer confrontos pós-eleitoral ou caravanas de vitória. As Forças Internacionais de Estabilização estão também em alerta, prontas para serem destacadas a pedido.

A polícia gostaria de lembrar ao povo de Timor-Leste que precisam de ter licenças de condução válidas antes de poderem guiar nas estradas. Todos os veículos devem ter também à mostra as matrículas de licença válidas. Estas medidas estão em efeito para garantir a segurança rodoviária.

A polícia aconselha a evitar viajar durante a noite para as áreas mais afectadas. Por favor relate qualquer actividade suspeita. Chame o 112 ou 7230365 para contactar a polícia 24 horas por dia, sete dias por semana.

Anónimo disse...

Timor-Leste: Parlamento escolhe vice-presidentes
Diário Digital / Lusa
31-07-2007 13:45:00
O parlamento timorense elegeu hoje os vice-presidentes, ambos da Aliança para Maioria Parlamentar (AMP), um dia depois da escolha do presidente, Fernando «La Sama» de Araújo, a segunda figura na hierarquia do Estado.
Os deputados Vicente da Silva Guterres, do Congresso Nacional de Reconstrução de Timor-Leste (CNRT), e Maria da Paixão de Jesus da Costa, da coligação Associação Social Democrática Timorense e Partido Social Democrata (ASDT/PSD), foram eleitos para as duas vice-presidências do parlamento.
Maria Terezinha da Silva Viegas, do CNRT, foi escolhida para secretária da mesa da assembleia.
Como vice-secretárias foram eleitas Maria da Costa Exposto (ASDT/PSD) e Teresa Maria de Carvalho, do Partido Democrático (PD), o terceiro partido da AMP.
A escolha dos vice-presidentes acontece também na véspera da data em que o Presidente da República, José Ramos-Horta, prometeu anunciar quem vai convidar para formar o IV Governo Constitucional de Timor-Leste.
A Fretilin, que venceu as eleições de 30 de Junho sem maioria absoluta, e a Aliança para Maioria Parlamentar (AMP), que agrupa o CNRT, a ASDT/PSD e o PD, conseguindo assim a maioria dos deputados, disputam o direito de serem chamadas a formar governo, cujo mandato é de cinco anos.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.