terça-feira, julho 31, 2007

Sinais & Coincidências

Militares australianos cercam campo de refugiados do aeroporto sem razão aparente. PM australiano Howard já não se encontrava em Díli, onde esteve sem ser convidado.

PR Ramos-Horta prestes a fazer convite para Primeiro-Ministro.

9 comentários:

Anónimo disse...

Líder do Partido Democrático foi eleito presidente do Parlamento de Timor-Leste
Público, 31.07.2007
Jorge Heitor

Tal como Ramos-Horta e Xanana Gusmão, Fernando "Lasama" de Araújo pretende que o país siga linhas diferentes das que o regeram nos primeiros anos.

"Lasama" criou o PD em Junho de 2001 e tem vindo a considerar que a participação do povo é essencial para o desenvolvimento.

Fernando "Lasama" de Araújo, de 44 anos, líder do Partido Democrático (PD), foi ontem eleito presidente do Parlamento de Timor-Leste, com 41 votos, face aos 24 alcançados pelo candidato da Fretilin, o jurista Aniceto Guterres Lopes.

"Este resultado foi o teste final que faltava para que o Presidente Ramos-Horta convide a Aliança com Maioria Parlamentar (AMP) a formar Governo, ficando Xanana Gus-
mão como primeiro-ministro e o presidente do Partido Social Democrata, Mário Carrascalão, como vice-primeiro-ministro", declarou ao PÚBLICO o secretário-geral da Associação Social Democrata Timorense, Gil da Costa Alves. Ele próprio candidato a um dos dois lugares de vice-presidente do Parlamento, num escrutínio a efectuar hoje.

"É realmente muito difícil não convidar Xanana para procurar constituir Governo, a partir de amanhã", concordou o secretário-geral da associação monárquica KOTA, Manuel Tilman, também ele candidato a uma das vice-presidências da câmara legislativa. Tal como o são Ilda Maria da Conceição, da Fretilin, e Vicente Guterres, do Congresso Nacional de Reconstrução de Timor-Leste (CNRT).

O secretário-geral adjunto desta última formação, Duarte Nunes, explicou ao PÚBLICO que "Lasama" foi eleito com os 37 votos da AMP (CNRT, PSD, ASDT e PD) mais os três do Partido de Unidade Nacional, de Fernanda Borges, e um dos dois da Unidade Nacional Democrática da Resistência Timorense (Undertim).

Quanto ao candidato derrotado para a presidência do Parlamento, e que viria a ser abraçado pelo vencedor, num gesto de apaziguamento, somou aos 21 votos da Fretilin os dois da Aliança Democrática constituída pelo KOTA e o Partido Popular; e ainda o do segundo deputado da Undertim.

Fernando "Lasama" de Araújo que na década de 1990 conviveu numa prisão de Jacarta com Xanana Gusmão, afirmou-se "emocionado e optimista" por ter passado a ser formalmente a segunda figura do Estado, a seguir ao Presidente da República, agradecendo a confiança nele depositada por todos os que se aliaram para afastar a Fretilin do poder.

Entretanto, novos actos de violência se verificaram na cidade de Díli logo a seguir à escolha do novo presidente do Parlamento. Dezenas de partidários da Fretilin apedrejaram viaturas nas ruas da capital, segundo disse à Reuters o comandante da polícia, Mateus Fernandes, que ordenou cinco detenções.

Porém, o presidente desse mesmo partido, Francisco Guterres, "Lu Olo", em Maio vencido por Ramos-Horta na segunda volta das presidenciais, felicitou os deputados que
"irão participar na formação do novo Governo, nesta semana ou na próxima".

O novo Parlamento tem menos 33 lugares do que o anterior e foi eleito para uma legislatura de cinco anos, durante a qual se irá procurar ultrapassar a crise política de 2006, acompanhada por uma agitação social que levou dezenas de milhares de pessoas a deixar as suas casas e a ir viver para centros de acolhimento.

Anónimo disse...

Novos deputados impõem primeira derrota à Fretilin
Diário de Notícias, 30/07/07

ARMANDO RAFAEL

Xanana deverá liderar Governo timorense
Fernando Lasama Araújo é o novo presidente do Parlamento de Timor- -Leste. O líder do Partido Democrático (PD), que integra a Aliança para a Maioria Parlamentar (AMP) com o CNRT, o PSD e a ASDT, derrotou o candidato proposto pela Fretilin, Aniceto Guterres, obtendo o apoio de 41 dos 65 votos dos deputados.

Com esta votação, os quatro partidos da AMP, que dispõem de uma maioria de 37 deputados, aos quais devem ser somados os três parlamentares eleitos pelo PUN, terão conseguido garantir igualmente a nomeação de Xanana Gusmão como primeiro-ministro. Isto, apesar da Fretilin ter vencido as legislativas de 30 de Junho, elegendo 21 deputados, e de contar ainda com o apoio de mais quatro deputados: dois da coligação KOTA/PPT e dois da recém- -criada Undertim.

Preocupado com a eventual exclusão da Fretilin, que governou o país desde a independência, em 2002, o Presidente Ramos-Horta ainda tentou, sem sucesso, formar um Governo que incluísse o partido de Mari Alkatiri e o CNRT.

Liderado pelo ex-presidente Xanana Gusmão, o CNRT, que elegeu 18 deputados, recusou, no entanto, qualquer entendimento com a Fretilin, optando por viabilizar uma aliança pós-eleitoral com o PSD/ASDT (11 deputados) e o PD (oito).

Com a eleição de Fernando Lasama, que ainda conseguiu roubar ontem um voto ao seu adversário, a Aliança por uma Maioria Parlamentar consegue demonstrar a sua unidade, retirando espaço de manobra ao Presidente da República, como o líder do PSD não deixou já de realçar.

"Esta eleição", frisou Mário Carrascalão, "era um teste para se verificar se a AMP cumpria a sua promessa de estabilidade com maioria no parlamento, e passámos o teste".

Posição diferente tem, naturalmente, Alkatiri, para quem "em política, 2+2 nem sempre são quatro".

Em declarações ao correspondente da Lusa em Díli, o líder da Fretilin tentou separar o processo de eleição do presidente do Parlamento da indigitação de um novo primeiro- -ministro, garantindo não ter qualquer dúvida de que Ramos-Horta irá convidar o maior partido timorense para liderar o novo executivo.

Isso só muito dificilmente sucederá, a avaliar pela derrota que a AMP impôs ontem à Fretilin e a Aniceto Guterres, que durante o período da invasão indonésia chegou a integrar a direcção da estrutura juvenil da resistência (Renetil), liderada por Fernando Lasama Araújo.

Resta saber qual será a interpretação que Ramos-Horta faz da Constituição timorense, que na opinião da maior parte dos juristas permite ao Presidente da República nomear para primeiro-ministro tanto o nome que lhe tiver sido sugerido pelo partido mais votado, como a personalidade que lhe for indicada pela aliança que disponha de uma maioria parlamentar.

Sabendo-se, desde já, que a AMP sugeriu o nome do ex-presidente Xanana Gusmão para primeiro-ministro, que deverá obter agora o apoio do CNRT, do PD e da coligação formada pelo PSD e pela ASDT, que ontem decidiram constituir dois grupos parlamentares distintos.

Anónimo disse...

"La Sama" foi eleito
Jornal de Notícias, 30/07/07

Fernando "La Sama" de Araújo, líder do Partido Democrático (PD), derrotou, ontem, o candidato da Fretilin, na eleição do presidente do Parlamento Nacional de Timor-Leste, no primeiro dia da nova legislatura.

O presidente do PD obteve 41 votos, num plenário de 65 deputados, vencendo o deputado da Fretilin Aniceto Guterres, que obteve 24 votos.

A eleição de Fernando "La Sama" para o segundo cargo na hierarquia do Estado foi saudada pela Oposição como "uma indicação forte para o presidente da República sobre quem convidar para formar Governo", afirmaram, à agência Lusa, vários dirigentes da Aliança para Maioria Parlamentar (AMP).

Aniceto Guterres, o candidato derrotado por Fernando "La Sama" de Araújo, respeitou o resultado, mas afirmou que "democracia e política são coisas diferentes".

O PD é um dos quatro partidos que integram a AMP e que pretende formar um governo alternativo à Fretilin, que venceu as legislativas de 30 de Junho sem maioria absoluta.

Hora decide amanhã

Mari Alkatiri, secretário-geral e deputado da Fretilin, pelo contrário, declarou, à Lus,a que espera que José Ramos-Horta "não veja nenhuma indicação" na eleição de hoje (ontem) sobre quem deve ser convidado a formar Governo. "Não temos dúvidas de que a Fretilin, como partido mais votado, será a escolha do presidente da República", acrescentou o ex-primeiro-ministro.

À falta de um acordo entre a Fretilin e a AMP para a formação de um governo "de grande inclusão", José Ramos-Horta deverá decidir amanhã sobre quem vai chamar à governação.

O novo Parlamento Nacional, que tem menos 33 deputados do que o anterior, foi eleito para uma legislatura de cinco anos.

Anónimo disse...

Timor
Deputados elegem presidente
Correio da Manhã, 30/07/07

Fernando ‘La Sama’ de Araújo, presidente do Partido Democrático (PD), foi ontem eleito presidente do Parlamento de Timor-Leste. O líder do PD recolheu 41 votos dos 65 deputados, enquanto Aniceto Guterres, o candidato da Fretilin, recolheu 24 votos.

O novo Parlamento timorense é composto por 21 deputados da Fretilin, 18 do Conselho Nacional para a Reconstrução de Timor-Leste (CNRT), 11 da coligação ASDT-PSD, oito do PD, três do Partido da Unidade Nacional (PUN), dois da aliança KOTA-PPT e dois da Unidade Nacional da Resistência Timorense (Undertim). Recorde-se que após as eleições do passado dia 30 de Junho o CNRT, a coligação ASDT-PSD e o PD fizeram um acordo constituindo a Aliança com Maioria Parlamentar (AMP).

FORMAÇÃO DO GOVERNO

Entretanto, o presidente da República, José Ramos-Horta, deve convidar Xanana Gusmão a formar governo. Tudo indica que a Fretilin, que já foi derrotada na eleição do presidente do Parlamento e que tem defendido que deveria ser convidada a constituir o novo governo, por ser o partido mais votado, passe à oposição.

Aliás, a crise política parece acentuar-se com Mari Alkatiri, secretário-geral da Fretilin, a criticar duramente a visita do primeiro-ministro australiano, John Edward, a Timor, por a mesma ter sido feita sem aviso prévio ao governo.

Anónimo disse...

Caro Malae Azul,

Se voce for mesmo uma/um democrata, publica esta minha mensagem.

Estou farto de ler os teus comentarios, porque quase todos os dias tocam a mesma musica que ja nao atrai ninguem. Defender Alkatiri e a Fretilin como um santo, penso eu que nao e um bom contributo para Timor. Porque voce pensa tal e qual como Alkatiri, pensam que outros timorenses sao parvos, so voces os dois que sabem tudo, mas ao fim e ao cabo nao sabem nada, so dizem asineiras no Timor online.

Anónimo disse...

Malai Azul
Voce deve ser amigo da onca. So sendo assim eh que se pode comprender a bacorada que diz. Ou entao voce deve ser um estrangeiro maniaco pago para criar confusao em Timor-Leste. Acha que nao eh razao suficiente para as tropas australianas cercarem o acampamento do aeroporto, quando mais de uma dezena de viaturas civis foram danificados por energumenos sustentados por um grupo politico que advoga a vilencia se nao for para o governo?
Esses individuos deviam ser todos apanhados, chicoteados e metidos na cadeia.
Leandro

Anónimo disse...

O primeiro ministro Australiano está mesmo interresado em Timor. Entrou em Timor sem ser convidado. Que vergonha! Parece que ele é o dono de Timor. A invasão pertence aos colonialistas. Acho que esta era já passou. Indonesia saiu de Timor porque teve estas atitudes. O mundo deve começar a prestar atenção no Howard. Ele ainda vai degradar a coesão nacional timorense. Ele não deve continuar a pressionar os infelizes de Timor como Ramos Horta e o Xanana para fazer o que ele quer. Estes dois ibertinos de Timor, acho eu, só querem ter aventuras amorosas na Australia e esquecem-se de vez que estão a lidar com o povo timorense. Esta aventura pode ser facultada caso colaborar com o Howard. Que grande acordo!!!
O Howard gosta de Timor, não dos timorenses mas do petróleo. Ele aproveitou bem o tempo para entrar lá tentar falar com o Ramos Horta, influenciando-o para escolher o xanana para ser o primeiro ministro timorense. O Howard sabe que o ramos Horta e o Xanana são dois alvos fáceis e meios indispensáveis para a exploração infinita do petróleo.
A fretilin sempre defendeu os nossos recursos naturais e minerais. Por isso é que a australia está a odiar a fretilin e quer vingar-se através dos dois libertinos conhecidos em Timor; Ramos e Xanana. A fretilin sabe tudo sobre as atitudes, as intensões e as estrategias da australia para dominar Timor.
O cuitadinho xanana não deve saber nada do petróleo. Ele não tem estudo nenhum para dizer o que é sequer. Ele basta saber que a australia dá uma alta percentagem pelo rendimento de petróleo, ele já aceita. Tenho certeza que todos os xananistas pensam o mesmo.
O Ramos Horta sendo um homem inteligente e experiente deve saber que os recursos minerais como petróleo são alimentos básicos para o crescimento de Timor. O que é de Timor deve devolver aos timorenses. Os timorenses precisam-no.
O Ramos horta está totalmente hipnotizado pelos australianos. Estou admirado pela facilidade com que o Ramos Horta se transforma. Já foi um homem digno e agora esqueceu-se da sua identidade e quer que os australianos façam tudo por ele. Quem sabe ele também quer namorar com uma australiana. É que as mulheres fazem nos muitas vezes esquecer dos nossos próprios princípios da vida. Ainda por cima nunca tiveram chances para agarrar uma mulher gostosa.
O Howard é um perigo. É um cabo electríco de alta tensão. Acho que ele deve retirar os seus militares de Timor e no lugar destes vão os miltares de outros países. Ele já mete nojo aos timorenses. Ele pensa que ele é o superhomem, mas na verdade ele é um super “boi”. Entrar e sair sem licenças só um boi faz.
Finalmente acho que o Ramos Horta deve ler as ideias que os inteligentes colocam aqui neste blog. Ele precisa de saber o que é que ele não deve fazer. No passado ele era o sábio. Mas agora está fora de si. Precisa de cuidados especiais.
Ele ainda tem um chance para recuperar a sua identidade timorenses,traindo o Xanana e o Howard e convidando a fretilin para formar o governo. Amén

Obrigado Malai azul

valek

Anónimo disse...

Malae Azul,

Constou-me que o blog Timor Online está na reta final, que irá fechar em breve, é verdade?? Que se a FRETILIN não fôr para o Governo, que o blog bate com a porta e emigra. Não faça isso...

Anónimo disse...

Aquele anónimo que ficou irritado, dizendo que defender a fretilin não é um bom contributo para Timor deve ser um dos sapos mais tolos de Timor. Ele só serve para fazer a publicidade.
Malai azul! não precisa de se preocupar com os comentários dele. Sabe bem como são os sapos tolos!são oportunistas.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.