terça-feira, julho 17, 2007

Sobre dois pesos e duas medidas

Apesar de termos a pretensão de conhecermos a resposta, gostaria de ouvir o nosso amigo Pedro Bacellar de Vasconcelos a pronunciar-se relativamente ao Memorando de Entendimento da AMP, nomeadamente no que diz respeito á assinatura por parte dos deputados dos partidos que integrem a AMP, de um documento (sem qualquer valor legal, sendo portanto nulo) em que se obrigam à disciplina de voto, ditada pelos seus líderes parlamentares.

Um pouco fascista, na opinião de Pedro Bacelar de Vasconcelos...? Ou será capaz de o defender para Timor-Leste? Voto único com disciplina partidária... com um processo de muito pouca transparência... faz lembrar aquela conversa de partido único... Upsss! Esse não era o argumento contra a FRETILIN?...

Esperamos não vir a ouvir do nosso amigo, a defesa dos princípios muito pouco democráticos e obscuros que se encontram ao longo deste Memorando.

Pode ler o Memorando aqui.

5 comentários:

Anónimo disse...

"Situação calma", Reinado em Same
Jornal de Notícias, 17/07/07

A situação "está calma em todo o país" apesar de "alguns incidentes em Díli", declarou, ontem, o primeiro-ministro Estanislau da Silva no final do encontro de Alto Nível na Presidência da República. "Estivemos a analisar as medidas que têm que ser tomadas pela Polícia Nacional, a Polícia das Nações Unidas e as forças internacionais em qualquer eventualidade", afirmou o chefe de Governo no final do encontro. O encontro juntou no Palácio das Cinzas os titulares dos órgãos de soberania, o chefe da missão internacional das Nações Unidas, o chefe do Estado-Maior das Falintil-Forças de Defesa de Timor-Leste e o comandante das Forças de Estabilização Internacionais (ISF).

Sobre a situação do major Alfredo Reinado, Estanislau da Silva afirmou apenas que "o processo está a decorrer" para uma solução negociada da situação do militar fugitivo. "Alfredo Reinado está em Same, em Wedauberek, (suco Mahaquidan, na costa sul), mas prefiro não fazer mais comentários para não haver especulações", acrescentou.

O vice-ministro do Interior, José Sequeira "Somotxo", explicou, entretanto, que "não é verdade que tenha havido tiroteio entre o grupo de Alfredo Reinado e as ISF".

http://jn.sapo.pt/2007/07/17/mundo/situacao_calma_reinado_same.html

Anónimo disse...

Neste domingo, houve as eleições para a Câmara de Lisboa. Não quero de modo algum comparar o que não tem comparação, mas apenas salientar algumas parecenças com as eleições legislativas de TL.

A 1ª é a semelhança do universo eleitoral: 529 mil eleitores inscritos em TL; 524 mil em Lisboa.

A 2º foram os resultados obtidos: 1º a Fretilin com 29% em TL e o PS com 29% em Lisboa.

A maior diferença é que as eleições em TL tiveram uma participação de 81% do eleitorado e em Lisboa apenas 37% e por isso a Fretilin teve 120.000 votos e o PS apenas 57 mil.

E contudo, tendo tido uma percentagem igual à da Fretilin e cerca de metade dos votos que a Fretilin teve, não passou pela cabeça de nenhuma força política sequer contestar a vitória do PS nestas eleições apesar de ter baixado 22% dos votos que tivera dois anos anos (objectivamente o PS perdeu mais de 17 mil votos em relação a 2005, que fora o pior resultado de sempre).

Para aí todos reflectirem.

Maracuja Maduro disse...

Visite o Timor do Norte a Sul . Hoje recordando poemas de :
António Virisimo: "Raiar de esperança"

Xanana Gustmão: " :Oh! Liberdade!"

Este é endereço do Timor do Norte a Sul :

http://timordonorteasul.blogspot.com/

Anónimo disse...

1. De todo o processo eleitoral (das duas voltas das eleições presidenciais e das eleições legislativas) emergiu em Timor leste alguem que demonstrou, capacidade de organização, imparcialidade, dedicação à causa pública, competência: foi a Ministra da Administração Estatal a Drª Ana Pessoa.
2. Uma das coisas que me parece que resulta dos recentes processos eleitorais é que os timorenses querem participar activamente na construção do Estado. É portanto essencial avançar na próxima legislatura com a criação dos municípios: é preciso criar os municípios, determinar a sua sede, e âmbito geográfico, é preciso depois fazer a lei das finanaças locais que determine as regras de transferência de dinheiro do orçamento do Estado para os orçamentos municipais, é preciso definir por lei as atribuições e competências municipais, é preciso depois instalar os municipios, dotá-los de recursos humanos e logisticos para que funcionem e é preciso finalmente pôr os municipios efectivamente a funcionar, a trabalhar, a fazer obra (que é onde as coisas por vezes falham: enquanto é no papel tudo corre bem mas depois na prática surgem sempre um sem número de dificuldades ...).
Dadas as provas já dadas deignadamente em termos de capacidade de organização, sentido de Estado e isenção e imparcialidade demonstrada penso que a Drª Ana pessoa devia liderar no Ministério da Administrção Estatal o processo da municipalização de Timor Leste.
É um desperdício de recursos humanos, bem tão escasso em Timor Leste se assim não for e a cegueira e ambição política de alguns líderes o nãopermitirem!

Anónimo disse...

Timor-Leste: PR Ramos-Horta cancela visita a Portugal
Diário Digital/Lusa
18-07-2007 12:31:04

O Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, cancelou a visita oficial a Portugal, prevista para o final desta semana, disse à agência Lusa fonte oficial da Presidência timorense.
«Não houve nenhum anúncio oficial do cancelamento uma vez que também não tinha havido nenhum anúncio oficial da visita», explicou um assessor do Presidente da República.
O cancelamento fica a dever-se ao momento político delicado que se vive em Timor-Leste depois das eleições legislativas de 30 de Junho, segundo o mesmo assessor.
A Fretilin venceu as legislativas sem maioria absoluta e os quatro maiores partidos da oposição formaram a Aliança para Maioria Parlamentar (AMP) com o objectivo de formar o IV Governo Constitucional.
É José Ramos-Horta, no exercício das suas funções de chefe de Estado, a decidir sobre quem vai convidar para primeiro-ministro.
O novo parlamento timorense reúne-se pela primeira vez a 30 de Julho.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.