sábado, julho 21, 2007

O ultimato a Alkatiri e Xanana

Exclusivo Expresso
Timor
O ultimato a Alkatiri e Xanana
Micael Pereira

Fretilin e CNRT têm até segunda-feira para se entenderem. É o prazo final dado pelo presidente Ramos-Horta, que quer dar posse ao novo governo a 1 de Agosto.

Bazuki Muhammad/Reuters
Ramos-Horta quer dar posse ao futuro executivo a 1 de Agosto

EXPRESSO 21:30 quinta-feira, 19 JUL 07

Em Timor, os líderes entraram literalmente em retiro e só deverão sair dessa espécie de transe político depois do fim-de-semana, por imposição do presidente Ramos-Horta, que decidiu dar um prazo apertado a Alkatiri e Xanana – os dois grandes adversários saídos das eleições legislativas de 30 de Junho – para se entenderem quanto à formação do novo governo. A Fretilin e a aliança pós-eleitoral liderada pelo CNRT de Xanana Gusmão têm até segunda-feira para selarem um acordo e irem juntos para o poder ou, caso contrário, terão de se sujeitar ao livre arbítrio de Ramos-Horta.

O presidente decidiu que vai escolher no início da próxima semana quem irá estar à frente dos destinos do país nos próximos cinco anos e está determinado em dar posse ao futuro executivo a 1 de Agosto, qualquer que seja o desfecho das tentativas de diálogo entre os dois rivais.
Ramos-Horta diz estar “prudentemente optimista”, nesta altura, sobre a capacidade de entrosamento entre o partido vencedor das legislativas (Fretilin, com 29%) e o segundo partido mais votado (CNRT, com 24%), que assegurou a maioria parlamentar após uma coligação feita com o PD (Partido Democrático), a ASDT (Associação Social-Democrata de Timor) e o PSD (Partido Social-Democrata).

O presidente timorense tem sido o maior entusiasta de um governo de inclusão que junte no conselho de ministros as formações de Alkatiri e Xanana. “Essa é a leitura que eu faço do resultado destas eleições. E das mensagens que tenho recebido do povo, às centenas, não há uma única que não aponte para um governo de inclusão. Nenhuma outra solução é capaz de garantir a estabilidade do país”.

Líderes em reflexão

Na quinta-feira, todos os líderes dos partidos que ganharam lugares de deputado nas legislativas recolheram juntos ao convento de Dare, nos arredores de Díli, para um dia intenso de reflexão e confrontação, saindo de lá com tudo ainda em aberto. Segundo relatos feitos ao Expresso, a manhã foi dramática. Xanana Gusmão fez um discurso de quase uma hora com acusações sobre a má governação da Fretilin, terminando com a recusa de qualquer hipótese de acordo. Quando se calou, Alkatiri e Lu-Olo, o secretário-geral e o presidente do partido, responderam à letra. Foi preciso esperar pela tarde para o ambiente ficar mais descontraído, abrindo espaço para o CNRT de Xanana readmitir a possibilidade de um governo de inclusão.

No retiro de Dare, além da notória fragilidade das relações entre Alkatiri e Xanana, houve um outro sinal evidente sobre o mal-estar provocado pelos encontros promovidos pelo presidente: Mário Carrascalão, presidente do PSD, não compareceu. As operações de charme em torno do antigo governador de Timor parecem não ter resultado.

Se a aliança de Xanana avançar para um namoro de conveniência com a Fretilin, o mais provável é o PSD bater com a porta. E aí, num governo onde quase toda a gente estará dentro e quase ninguém estará fora, restará afinal alguém para cumprir uma das práticas mais saudáveis em democracia: oposição.

4 comentários:

Anónimo disse...

Só espero que o Presidente da República convide a AMP para formar governo porque é saudável para a democracia ter a Fretilin como oposição. Porque aprende-se mais assim para que na próxima vez, talvez saberão governar melhor...
enviado por:
"O Realista"

Anónimo disse...

Saudável para a democracia é ficar na oposição quem perdeu as eleições. Além de saudável é a essência de qualquer democracia.

Anónimo disse...

sO ESPERO que os palhacos de AMP fiquem na oposicao para que o povo fique satisfeito e sobretudo perceba melhor que na democracia quem ganhe as eleicoes ee que tem o direito legitimo de governar e gerir o pais.

Nao ee uns estupidos que pensam que se podem enganar o povo antes das eleicoes sobre a inexistencia das coligacoes dos 4 partidos. E so depois das eleicoes resultando nas suas derrotas ee que mais uma vez, sem vergonha na cara, enganaram o povo com o chamado palhacada da AMP (alianca dos palhacos no parlamento).

Anónimo disse...

FRETILIN SOUBE LUTAR PELA IANDEPENDENCIA DURANTE 25 ANOS NO INTERIAO DA PATRA E NO EXTERIR E PO9R ISSI QUE TEM EXPERIENCIA PARA GOVERNAR, NAO O FEZ MELHOR PORQUE HOUVE CRISE PROVOCADO POR TAIS SENHORES GANACIOSOS AO PODER.
PORQUE E QUE NAO SE JUNTARAM AO FRETILIN NAS MONTANAHAS PARA DESAFIAR A PODEROSA FORCA OCUPACIONAL INDONESI DURANTE ESTEAS TANTOS ANOS NAS MONTANHAS DE TIMOR LESTE.
DURANTE A OCUPACAO INDONESIA EM TIMOR LESTE A INDONESIA SO CONHECIA O UNICO INIMIGO QUE ERA FRETILIN E ASIM COMO NO EXTERIOR.
PORQUE E QUE NAO DIZIAM QUE ANQUELE TEMPO A FRETILIN NAO SABIA ORGANIZAR UMA GUERRILAHA NO MATO E FAZER UMA GUERRA DIPLOMATICA NO EXTERIOR. NOS E QUE VAMOS SUBSTITUI-LO NO CONFLITO CONTRA A INDONESIA, NOS TEMOS MAIS CAPAC IDADAE.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.