sexta-feira, julho 27, 2007

O major Reinado dormia sem sequer ter as botas calçadas

Público, 22.07.2007
Pedro Rosa Mendes

Leandro Isaac acusa Alfredo Reinado de "estar a dormir sem sequer ter as botas calçadas" no momento em que as Forças de Estabilização Internacionais (ISF) atacaram, na noite de 3 para 4 de Março, a colina no centro de Same onde o major e os seus homens estavam cercados há seis dias.

"O senhor major dormia", diz o ex-deputado independente, que enfrentou o ataque das tropas australianas "de mãos vazias, apenas com insultos", no sopé da colina, "no meio dos jovens que impediram a passagem dos blindados deitando--se no chão".

Leandro Isaac responsabiliza também Alfredo Reinado pela morte de cinco dos seus homens no ataque de Same, sobretudo "o homem de maior confiança dele, da Polícia Militar, o Deolindo".

"O Deolindo já estava morto e o senhor major ainda dormia", acusa o companheiro de cerco e de fuga de Reinado.

"Nós recebemos informações do comando australiano - nós temos lá gente dentro também! - nesse dia a anunciar o assalto militar para as 23h00. Depois, mudou para a 1h00", conta Leandro Isaac.

"Mas o Alfredo não acreditou. Disse que acabava de receber um telefonema de Camberra a dizer que os australianos não iam atacar. E foi dormir".

"É uma pura mentira que nos tivessem deixado fugir", afirmou Leandro Isaac, que passou "os três dias seguintes escondido numa horta, a poucos metros de soldados australianos e com helicópteros a voar por cima".

No momento do ataque das forças australianas, segundo Leandro Isaac, foi Felisberto Garcia, um veterano da Unidade de Intervenção Rápida (acolhido há duas semanas na escolta do Presidente da República, José Ramos-Horta), "quem ofereceu o corpo a combate para cobrir a retirada do Alfredo, que foi puxado por um braço por Susar e saiu por uma janela, a disparar".

Para Leandro Isaac, o brigadeiro--general Mal Rerden, comandante das ISF, "não percebeu nada da mentalidade timorense nem da história da resistência".

"Se ele está a dizer que não apanhou Reinado porque não conseguiu, está a dar razão aos boatos que dizem que o major é um menino dos australianos", comentou o deputado.

"Mas Mal Rerden não conseguiu mesmo. O povo foi muito mais forte", explicou Leandro Isaac, que salienta a importância da "intervenção directa e o apoio popular" a Alfredo Reinado.

Este apoio, acrescentou Leandro Isaac, integra-se numa tradição arreigada de "apoio a quem quer que seja visto como perseguido. Não importa a causa. Aprendemos isso na ocupação".

Sobre os rumores desencontrados do paradeiro de Reinado após o ataque a Same, e das hipotéticas incursões do major a Díli nos meses seguintes, Leandro Isaac, rindo, explicou que "esta foi uma guerra fria de ataques psicológicos, de dizer que "eu amanhã estou no quarto do Alkatiri", "eu amanhã estou no quarto do Ramos-Horta"".

"Nós, timorenses, após os 24 anos de ocupação, somos hipócritas e oportunistas", afirmou Leandro Isaac a propósito do papel da dissimulação no conflito.

"Um dia disse a Ramos-Horta aqui em minha casa: se hoje estou aqui a falar consigo é porque consegui mudar a minha atitude com o inimigo", explicou o ex-deputado.

"Se o indonésio vier a minha casa, eu vou ser simpático com ele, dar-lhe tudo para lhe agradar. Se não tenho, vou roubar, vou pedir. Até pare ele me proteger. Mas na primeira oportunidade... mato este homem!"

P.R.M./Lusa

NOTA DE RODAPÉ:

Reinado afirmou receber telefonemas de Camberra?... E o jornalista não pergunta se Leandro Isaac sabe de quem? Acha normal???

1 comentário:

Anónimo disse...

Esses palhacos de golpistas seguidores do diabo estupido chamado xanana, ja estao a revelar o segredo da conspiracao com os australianos para desestabilizar Timor Leste.
Afinal isto tudo nao passa mesmo duma conspiracao com os servicos secretos australianos para levar Timor ao chamado estado falhado. No fim o anjo salvador sera o racista John Howard.

Repara-se O leandro a afirmar: "Nós recebemos informações do comando australiano - nós temos lá gente dentro também! - nesse dia a anunciar o assalto militar para as 23h00. Depois, mudou para a 1h00"
Mas o Alfredo não acreditou. Disse que acabava de receber um telefonema de Camberra a dizer que os australianos não iam atacar. E foi dormir".

Estas afirmacoes em cima descritas ja revelaram tudo e mais que obvio uma prova inegavel da conspiracao existente entre os bandos golpistas xananistas com os seus patroes la em Cambera!

Tens razao Mari Alkatiri. Estas perdoado, volta para nos governar outra vez, por favor!

Maubere ai leba

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.