quarta-feira, julho 04, 2007

Dos Leitores

H. Correia deixou um novo comentário na sua mensagem "Fretilin em queda com metade dos votos contados":

Se a Fretilin, que "está à frente, com perto de 30,5 por cento""perde muito terreno em relação aos 53,37 por cento que alcançara em 2001", então o Xanana, que está atrás e passou de 82% para 22%, deve ter subido...

Confirma-se o que eu vaticinava: o "CNRT" é uma espécie de PRD timorense. De génese conjuntural, terá um futuro efémero, visto que ficou completamente ofuscado pelo resultado da Fretilin, partido mais votado, e da ASDT/PSD, que consegue um brilhante 3º lugar, muito próximo do "CNRT".

Xanana é cada vez mais um mito. É uma humilhação ser apoiado por apenas 22% dos eleitores, para alguém que sempre esteve convencido (e nos tentou convencer a todos) que representava a vontade "do povo", como quando resolveu obrigar Alkatiri a demitir-se. É também uma humilhação ficar atrás da Fretilin. Entre Xanana e Mari, o responsável da crise e o bode expiatório, o povo fez inequivocamente a sua escolha.

A extraordinária máquina de propaganda que Xanana tem tido atrás de si, com componentes de vários países, não conseguiu convencer o povo.

O excesso de confiança pode ser fatal. O "plano" de XG e RH foi quase perfeito. Quase... não fosse o excelente resultado da ASDT/PSD. É esta coligação, e não o PD, que vai ditar as regras do futuro Governo, pois Mário Carrascalão não tem nada a perder. Ele não precisa de nenhum tacho, por isso pode impor condições a Xanana. Más notícias para os "mudansas".

Por isso eu sempre realcei a diferença entre as presidenciais e as legislativas. Nestas não há segunda volta para camuflar os maus resultados da primeira e quaisquer acordos pós-eleitorais serão decididos pelos líderes, consoante os interesses partidários, e não pelo povo. Quando chegar a hora de aprovar um Governo no Parlamento, quem é que se vai lembrar da "frente unida" contra a Fretilin? Essa "frente", se é que chegou alguma vez a existir, dissolveu-se logo após a eleição.

Por último, o outro grande derrotado desta eleição, para além de Xanana, é Lasama. Afundou-se completamente e mostrou que a "nova geração" afinal não se identifica com ele. E aqueles que se identificam têm mais vozes do que nozes, especialmente nos blogs e grupos de discussão. Mas só isso.

2 comentários:

Anónimo disse...

Isto indica que o povo timorense tem a sua autonomia de pensamento ao julgar as coisas. A carisma de Xanana continua viva pois ele aspira precisamente esta situacao para nao dar mais margens aos ambiciosos do poder que sacrificaram o povo pelo sistema do partido unico. Ele tinha dito sempre que esperava um 50% 40% etc. mas adiantou tambem que se perder estara pronto para fazer face no Parlamento como forte oposicao. Portanto a meta era so para quebrar o mito do Single Party System. Fazem Leis so para beneficiar o partido. Vede a critica da Uniao Europeia e da CPLP sobre a alteracao da lei eleitoral ja nas vesperas da eleicao.

Escandalo

Anónimo disse...

Mas que raio de partido unico que vc esta a falar?...Nunca em Timor tinha existido o regime de partido unico, existe sim um partido mais votado pelo povo em 2001 entre muito partidos politicos esxistentes em Timor Leste.

E mais que obvio foi este, o partido que trabalhou tanto para criar uma constituicao da republica timorense ao qual o multipaltidarismo eh reconhecido e um facto inegavel.

Portanto, eh absolutamente falsa, estupido, e ridiculo da sua parte quando vc fala do regime de partido unico em Timor Leste. O facto de existir um tipo como vc que se auto intitula como opozicao da fretilin em Timor eh que faz com que um Partido politico como o PD perdeu muitos votos ao CNRT e PSD/ASDT. Pois, vc so sabe criar propagandas ridiculas, que so da vontade de rir, do que propriamente um programa politico alternativo, inteligente, e logico ao povo timorense. No fim a fretilin saira vencedor contra tudo e todos partidos politicos existentes num sistema multipartidarismo da RDTL.

Viva A Fretilin!

Aswain frentista alma e corpo!

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.